novembro 28, 2023

Como se cadastrar no FIAC?

Como cadastrar meu Usuário e Senha para Acesso? Ao acessar a FIAC pela primeira vez, o sistema irá verificar se está cadastrado no CRC-SC ou em nossa Base de Dados para Prepostos, caso existe este CPF ou CNPJ o sistema habilitará a opção para cadastrar um novo usuário.

Como solicitar inscrição estadual ap?

Inscrição

  1. Preencher a FIAC Eletrônica (Acesse aqui); Baixar Arquivo : Manual do Preenchimento da FIAC. Obs.: as informações de telefone e e-mail são obrigatórias.
  2. Imprimir FIAC;
  3. Providenciar cópia dos documentos: …
  4. Emitir Taxas de Inscrição: …
  5. Encaminhar os documentos:

O que é AEDF e?

A Adesão ao Regime de Emissão de Documetos Fiscais Eletrônicos é realizada através da solicitação de Autorização Eletrônica de Documento Fiscal – AEDF.

Como fazer a inscrição municipal Florianópolis?

On-line ou pessoalmente, portando CPF e RG, em qualquer Unidade Pró-Cidadão. Se terceiro, apresentar Procuração.

Como saber se a pessoa tem inscrição estadual?

Você também pode realizar a consulta da Inscrição Estadual no site do SINTEGRA. Acesse o site: http://www.sintegra.gov.br/. No mapa do Brasil exibido na tela, clique sobre o Estado (UF) onde a IE está cadastrada ou na lista de Estados, à direita. Será exibida uma página para consulta usando a CCE (IE), CNPJ ou CPF.

O que substitui a inscrição estadual?

Em alguns casos, a pesquisa pode ser feita com outros dados, como o NIRE ou CPF. O que é CFDF? Para as empresas do Distrito Federal o CFDF é o registro que substitui a inscrição estadual e a inscrição municipal.

Quem é MEI paga ISS?

Não. A pessoa jurídica, inclusive o MEI, que exerce atividade mercantil (indústria, comércio e até mesmo preste serviços de transporte) não é contribuinte do ISS (imposto municipal), mas do ICMS (imposto estadual).

Para que serve a AIDF?

​A AIDF, Autorização para Impressão de Documentos Fiscais, é o meio pelo qual o contribuinte solicita impressos de documentos fiscais. Os pedidos poderão ser deferidos ou não pelo Fisco, mediante as análises pertinentes.

O que é preciso para ter Inscrição municipal?

Quais são os documentos necessários para obter a Inscrição Municipal? De modo geral, as prefeituras solicitam o contrato social, o cartão CNPJ, além dos documentos (RG e CPF) e comprovantes de endereço dos sócios.

Como saber se tem inscrição municipal?

Acesse o site da prefeitura da sua cidade

O primeiro passo é acessar o site da Prefeitura. Em alguns casos, é possível que a consulta de inscrição municipal seja feita no site da Secretaria da Fazenda do Município — procure saber como funciona na sua cidade!

Para que serve a inscrição estadual?

A Inscrição Estadual (IE) é atribuida aos contribuintes paulistas de ICMS e permite ao estabelecimento a emissão de Notas Fiscais. O Cadesp (Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado de São Paulo) contempla os dados de todos os estabelecimentos que possuem IE.

O que é ser isento de inscrição estadual?

O contribuinte isento é o destinatário que realiza atividades sujeitas ao ICMS mas não possui inscrição estadual, por estar dispensado ou proibido. Não é possível emitir uma NF-e para um destinatário isento e com o campo de inscrição estadual preenchido.

Quem tem CNPJ tem inscricao estadual?

Para o Microempreendedor Individual (MEI), a Inscrição Estadual é aberta automaticamente quando uma atividade que necessita da inscrição é adicionada no CNPJ. Já para Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) o processo varia um pouco.

Que tipo de empresa não tem inscrição estadual?

A empresa será isenta de Inscrição Estadual se for do tipo Microempreendedor Individual (MEI) ou se tiver como finalidade a prestação de serviços.

Quais impostos O MEI é isento?

Um dos maiores incentivos para a contabilidade do MEI é que com o DAS o microempreendedor fica isento de pagar impostos federais como PIS, IPI, CSLL, Cofins e IRPJ.

O que a Prefeitura pode cobrar do MEI?

Conforme a Lei Complementar 123/2006 nenhum município pode cobrar qualquer tipo de taxa extra dos Microempreendedores, seja em relação a inscrição municipal, registro, funcionamento, alvará, renovação de alvará, licença, encerramento da empresa ou ainda em relação aos órgãos sindicais e de regulamentação.

Precisa de AIDF para emitir nota fiscal?

A sigla é de Autorização para Impressão de Documentos Fiscais. Então, é possível entender o que ela é pelo nome, certo? Essa autorização é dada a empresas que queiram confeccionar as notas fiscais em documento físico. Toda impressão, portanto, de nota fiscal precisa ter AIDF.

De quem é a responsabilidade de emitir a nota fiscal?

A emissão de nota fiscal é uma obrigação de todas as empresas, com exceção de quem é Microempreendedor Individual (MEI), que só possui essa obrigação quando vender ou prestar serviços para outras empresas.