junho 18, 2024

O que é expansão do assoalho oceânico?

A expansão ou alastramento do fundo oceânico está continuamente a ocorrer, conduzindo a um movimento de afastamento (semelhante ao de um tapete rolante) para um e outro lado da dorsal média oceânica, em consequência da convecção na astenosfera. Processa-se a uma velocidade que varia de 1 cm/ano a 15 cm/ano.

O que é um assoalho oceânico?

O assoalho oceânico é a superfície mais profunda dos oceanos, a qual se movimenta de acordo com a orientação das placas tectônicas.

O que explica a teoria da expansão do assoalho marinho?

A formação das dorsais e expansão do assoalho oceânico está associada às correntes de convecção do manto e à interação divergente de placas que permite a liberação de grande quantidade de material magmático. litosfera e apresenta irregularidades mais acentuadas que as observadas nas terras emersas.
Em cache

Como se dá a expansão do fundo do oceano?

Entre os séculos XV e XVIII os europeus iniciaram um grande empreendimento marítimo que ficou conhecido como expansão marítima europeia. Isso só foi possível quando no final da Idade Média o feudalismo sofreu profundas transformações e abriu espaço para uma nova estrutura econômica baseada no lucro.

Onde a expansão do assoalho oceânico está ativa hoje?

Esse fenómeno assume natureza global, sendo frequentemente a expansão de uma bacia oceânica compensada por subducção noutra, devido ao movimento relativo dos continentes que a marginam. Um exemplo do funcionamento deste mecanismo global pode ser observada na atualidade no caso da bacia do Oceano Atlântico.

O que quer dizer oceânico?

Relativo à Oceânia ou o seu natural ou habitante (ex.: fauna oceânica; migrações dos oceânicos).

Qual a idade do assoalho oceânico?

Acreditava-se que o assoalho oceânico tinha em média 4 bilhões de anos, e, portanto, deveria apresentar uma camada sedimentar bastante espessa; em 1957, sismólogos no navio USS Atlantis verificaram que em diversos locais a idade e a espessura dos sedimentos eram muito pequenas.

Quando e como surgiram as primeiras idéias sobre a expansão do assoalho oceânico?

Após a segunda grande guerra o homem conheceu melhor o fundo do oceano e com isso cientistas descobriram a Dorsal Mesoatlântica (figura1) e por volta de 1960 dois cientistas postularam a expansão do assoalho oceânico, para eles naquele rifte existia uma força que separava e criava um novo assoalho.

Qual é o nome da teoria que explica a expansão do Oceano Atlântico?

A Teoria da Deriva Continental explica a formação e a movimentação dos continentes e do assoalho oceânico na crosta terrestre.

O que possibilita o movimento das placas tectônicas?

Os movimentos realizados pelas placas tectônicas ocorrem em virtude das altas temperaturas existentes no interior da Terra. A crosta terrestre encontra-se sobre o manto, camada da Terra composta por magma. O intenso calor provoca a movimentação circular do manto em correntes de convecção.

Onde e como o assoalho oceânico e criado por vulcanismo?

Quando as placas oceânicas afastam-se, temos erupções vulcânicas submarinas. Essas erupções nos fundos dos mares são responsáveis pela expansão do assoalho oceânico, sendo 80% de todo o vulcanismo do planeta.

Por que se diz que a Terra é um planeta oceânico?

Mundo oceânico, planeta oceânico, mundo aquático, aquaplaneta ou planeta pantalássico é um tipo de planeta terrestre que contém uma quantidade substancial de água como hidrosfera em sua superfície ou dentro de um oceano subterrâneo.

Como é formado o fundo oceânico?

O relevo oceânico é composto por inúmeras cadeias montanhosas, buracos imensos chamados de “fossas”, e até de planaltos. Geralmente, considera-se relevo oceânico a parta da crosta que está submersa pelos oceanos e que é denominada de crosta oceânica.

Quais foram as etapas da expansão marítima?

Portugal

  • 1415 – tomada de Ceuta, importante entreposto comercial no norte da África.
  • 1420 – ocupação das Ilhas da Madeira e Açores no Atlântico.
  • 1434 – chegada ao Cabo Bojador.
  • 1445 – chegada a Cabo Verde.
  • 1487 – Bartolomeu Dias e a transposição do Cabo das Tormentas.
  • 1498 – Vasco da Gama atinge as Índias (Calicute).

Por que o Oceano Atlântico está em expansão?

É onde se encontram as bordas das placas da América do Norte e da América do Sul, que se movem se afastando das placas da Eurásia e da África. Essa separação torna o Oceano Atlântico cada vez mais amplo, enquanto o Pacífico, devido ao avanço da América, está encolhendo.

Qual é a importância do Oceano Atlântico para o Brasil?

Possui grande importância econômica uma vez que nele ocorrem os maiores fluxos comerciais (exportação e importação) do mundo. Além do transporte de mercadorias, o turismo e o transporte de pessoas tem sido uma atividade bastante desenvolvida.

O que acontece quando duas placas tectônicas se chocam?

Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco. Há três tipos de movimentos: convergente (quando duas se chocam), divergente (quando se movimentam em direções contrárias) e transformante (separa placas que estão se deslocando lateralmente).

Onde fica as placas tectônicas no Brasil?

Placa Sul-Americana

Placas tectônicas no Brasil

O Brasil encontra-se sobre a Placa Sul-Americana, bem como todo o subcontinente América do Sul. Essa placa possui mais de 43 milhões de km2 e cerca de 200 quilômetros de largura. A localização central do país sobre a placa faz com que aqui não haja tantas incidências de abalos sísmicos.