junho 25, 2024

Para que serve a Estimulação Magnética Transcraniana?

Fora da psiquiatria, a estimulação magnética transcraniana é usada por fisioterapeutas para tratar dores neuropáticas e nociceptivas, auxiliar na recuperação de acidentes vasculares encefálicos, tratamento de doenças neuromusculares e desordens do movimento, além de amenizar sintomas motores do mal de Parkinson.

Como é feita a estimulação transcraniana?

Como funciona a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)?

Os pulsos de baixa frequência (geralmente a 1 hertz) irão inibir a atividade do neurônio atingido. Já os de alta frequência (geralmente a 10 hertz) irão estimular o seu funcionamento.

Quanto custa uma sessão de Estimulação Magnética Transcraniana?

Em média, o custo de uma sessão de EMT varia de R$ 350 a R$ 600.

Quem pode fazer Estimulação Magnética Transcraniana?

As sessões de EMTr são prescritas pelo médico, podem ser administradas pelo médico ou por profissionais da área de saúde como enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas devidamente treinados e sempre sob supervisão médica.

Onde posso fazer Estimulação Magnética Transcraniana?

A clínica Regenerati oferece o tratamento de estimulação magnética transcraniana de última geração, com a bobina figura de 8 e duplo cone, no qual é possível realizar todas as técnicas preconizadas para os tratamentos atualmente propostos.

Quantas sessões de EMT?

O número de sessões do tratamento de EMT é determinado pelo médico psiquiatra, levando em consideração o quadro clínico de cada paciente (diagnóstico, gravidade, idade, saúde clínica, etc.). Na maioria dos casos, são necessárias de 20 a 30 aplicações de EMT para alcançar o resultado desejado.

Onde posso fazer estimulação magnética transcraniana?

A clínica Regenerati oferece o tratamento de estimulação magnética transcraniana de última geração, com a bobina figura de 8 e duplo cone, no qual é possível realizar todas as técnicas preconizadas para os tratamentos atualmente propostos.

Quais os tipos de estimulação transcraniana?

A ETCC permite dois tipos de estimulação: (I) a estimulação anódica, que se caracteriza pelo posicionamento do eletrodo anódico sobre o córtex que se deseja excitar, ao passo que o eletrodo catódico exerce função de aterramento do circuito elétrico, sendo posicionado, em geral, sobre a região supraorbital contralateral …

O que é EMT na psiquiatria?

A estimulação magnética transcraniana (EMT) é uma técnica de neuromodulação não invasiva, com efeitos adversos mínimos e poucas contraindicações. O procedimento vem sendo utilizado no arsenal terapêutico dos pacientes com depressão, mostrando benefícios terapêuticos comprovados em pesquisas no mundo todo.