O que a espinha bífida pode causar?
As causas para o desenvolvimento de espinha bífida não são conhecidas. Pensa-se que podem contribuir para esta condição fatores genéticos, nutricionais e ambientais. Alguns estudos sugerem que uma ingestão insuficiente de ácido fólico pela mãe pode ser um fator-chave para o desenvolvimento de defeitos do tubo neural.
Quais órgãos comprometidos com a espinha bífida?
A espinha bífida ocorre quando o tubo neural não se fecha completamente e permanece um canal aberto. Na espinha bífida, os ossos da coluna vertebral (vértebras) não se fecham ao redor da medula espinhal. Esse quadro clínico costuma afetar a região lombar. Uma ou mais vértebras podem estar envolvidas.
Quem tem espinha bífida pode ter filhos?
Se uma mãe dá à luz um filho com espinha bífida, o risco de outras crianças com o mesmo problema aumenta em 3%. Se mais de uma criança tem espinha bífida, os riscos de outras crianças com o mesmo problema são ainda maiores.
Quem tem espinha bífida pode andar?
Às vezes, a medula espinhal e os nervos proveniente dela são afetados. Isto pode não causar nenhum problema ou pode causar problemas de longo prazo com ações como andar, urinar e defecar.
Quais são os três tipos de espinha bífida?
Tipos de espinha bífida
- Espinha bífida oculta. …
- Espinha bífida cística. …
- Meningocele. …
- Mielomeningocele. …
- Sintomas de espinha bífida oculta. …
- Sintomas de Meningocele. …
- Sintomas de Mielomeningocele. …
- Deficiência de folato – O folato, a forma natural da vitamina B-9, é importante para o desenvolvimento de um bebê saudável.
Qual exame detecta espinha bífida?
A espinha bífida aberta pode ser diagnosticada na ultrassonografia pré-natal ou sugerida diante dos níveis elevados da alfa-fetoproteína em soro materno e líquido amniótico. Após o nascimento, a lesão é normalmente visível no dorso. O tratamento costuma ser cirúrgico.
Qual o tratamento para espinha bífida oculta?
O tratamento depende do tipo e gravidade da condição, mas pode envolver a proteção da medula óssea que estiver moderadamente exposta. Geralmente, crianças com Espinha bífida oculta não necessitam de tratamento, no entanto alguns podem necessitar de cirurgias à medida que crescem.
Quais os dois tipos de espinha bífida?
Segundo o especialista, existem dois tipos de espinha bífida: a oculta, mais comum e que não costuma causar grandes problemas, pois não há envolvimento da medula espinhal — tanto que, muitas vezes, passa despercebida —; e a cística (dividida entre mielomelingocele e meningocele), que é quando o bebê apresenta uma …