julho 25, 2024

Como controlar ergot?

A principal medida de controle dessa doença tem sido a utilização de fungicidas (McLaren, 1994). Na literatura nacional, Pinto et al., (1997) reportam a eficiência dos fungicidas tebuconazole, propiconazole e triadimenol no controle da “ergot” (Claviceps africana) do sorgo.

Qual a principal doença do sorgo?

A antracnose é a principal doença do sorgo e, em virtude do fungo C. sublineolum apresentar alta capacidade adaptativa e suplantar, rapidamente, a resistência dos cultivares, a utilização de fungicidas tem se tornado frequente nas principais regiões produtoras do Centro-Oeste brasileiro.

O que é mela no sorgo?

Ela é reconhecida na planta pela presença de gotas açucaradas de coloração rosa a castanha, espessas, que saem das inflorescências. Essas gotas açucaradas contêm os conídios do fungo, que são dispersos por meio de insetos, atraídos pelos açúcares. Também são formas de dispersão o vento e respingos de água.
Em cache

Quais são as principais doenças do sorgo?

Dentre as doenças que afetam essa cultura, no Brasil, podem ser citadas como mais importantes as seguintes: antracnose (Colletotrichum sublineolum), míldio (Peronosclerospora sorghi), helmintosporiose (Exserohilum turcicum), ferrugem (Puccinia purpurea), ergot ou doença açucarada (Claviceps africana) e a podridão seca …

Quando fazer fungicida no sorgo?

O usual, o mais correto, é que sejam feitas pelo menos duas aplicações com fungicidas na cultura do sorgo. A primeira aplicação é no início do desenvolvimento da cultura, que é visando essas doenças que são ditas como manchas foliares. A principal delas na cultura do sorgo é a antracnose.

Como controlar antracnose no sorgo?

A principal medida de controle da antracnose é a utilização de cultivares geneticamente resistentes (CASELA et al., 1998).

Qual é o melhor sorgo?

O melhor sorgo vai ser aquele que mais tem a ver com o seu tipo de rebanho e de produção, mas o duplo-propósito tem bastante qualidade e um custo-benefício bem vantajoso para o produtor.

O que causa ferrugem no sorgo?

A ferrugem do sorgo é causada pe- lo fungo Puccinia purpurea.

Pode passar atrazina no sorgo?

O controle químico de plantas daninhas nas culturas de sorgo forrageiro e sorgo sacarino pode ser conseguido com o uso de herbicidas à base de atrazine, em pré-emergência do sorgo e das plantas daninhas, até 2 kgjha do princípio ativo, em áreas pouco infestadas com gramíneas.

Quando aplicar ureia no sorgo?

1/Cobertura nitrogenada, na forma de uréia, aplicada aos 35 dias após a emergência das plantas.

Quando aplicar atrazina no plantio de sorgo?

Sorgo: Aplicar na pré-emergência através de tratamento em área total, logo após o plantio do sorgo somente nos solos de textura média e pesada. Não aplicar na pré-emergência da cultura do sorgo nos solos arenosos.

Quanto custa 1 saco de sorgo?

Carregando…

Praça Preço (R$/sc) Variação (%)
Média RS (Clicmercado) 43,00 +2,38
Jataí/GO (Sindicato Rural de Jataí) 28,00 +3,70
Rio Verde/GO (Comigo) 28,00 +3,70

O que tem mais proteína O sorgo ou milho?

Seu valor nutricional é prioritariamente energético. Assim como o milho, tem de 62% a 65% de amido, mas o grão de sorgo tem mais proteína (de 8,5% a 9% contra 7,8% a 8% do milho) e menos óleo (1,5% contra 3% do milho).

O que é bom para matar ferrugem?

Para pequenas regiões com acúmulo de ferrugem, uma escova de aço ou uma lixa podem ser úteis para remoção. Em casos mais graves, procure produtos específicos antiferrugem. Normalmente, esses produtos funcionam com imersão completa das peças ou aplicação em spray.

Pode aplicar glifosato em sorgo?

A aplicação do glifosato não foi eficaz no processo de dessecação das plantas de sorgo biomassa BRS 716 e CR1342.

Qual a adubação para sorgo?

Adubação. Em relação à demanda nutricional, o sorgo tem maior exigência por nitrogênio e potássio, seguidos de cálcio, magnésio e fósforo. A recomendação de adubação para o sorgo deve ser sempre orientada pela análise de solo.

Qual adubo para sorgo?

Grandes quantidades de potássio, cálcio e magnésio são utiliza- das durante o crescimento do sorgo. Elementos como o ferro, manganês, bo- ro e cobre são também exigidos pela cultura. Outro fator também a ser consi- derado é a utilização da rebrota para o aumento da produção de massa na mesma área.

Qual a média de sacas de sorgo por hectare?

Quando você pega uma produtividade boa da cultura do sorgo, que é em torno de 100 sacos por hectare, isso vai variar na casa dos 450 a 500 mm de chuva distribuídos durante o ciclo da cultura.