Qual é a função da radícula?
De uma maneira geral, a radícula do embrião é a primeira estrutura a emergir do tegumento da semente, fixando a plântula ao substrato e dele absorvendo água e nutrientes minerais.
Em cacheSemelhantes
O que é hipocótilo e epicótilo?
Denomina-se hipocótilo a região abaixo do local de inserção dos cotilédones. O hipocótilo termina na região da raiz embrionária, também conhecida como radícula. A região acima do local de inserção dos cotilédones é denominada epicótilo.
Quais são as fases de germinação?
Fases da germinação das sementes
- Embebição: fase de captação de água pela semente. …
- Indução do crescimento: nessa fase a absorção de água é reduzida, surgem novos tecidos e ocorre a ativação do metabolismo.
- Crescimento do eixo embrionário: nessa fase acontece a ruptura do tegumento, que é a expansão celular.
O que é uma plântula normal?
Uma plântula deve ser considerada normal quando apresentar suas estruturas essenciais intactas, com defeitos em menos de 50% do tecido e com infecção, desde que a semente não seja a fonte da mesma.
Como se chama raiz do milho?
Essa profundidade onde se acha o ponto de crescimento é também a profundidade onde vai-se originar o sistema radicular definitivo do milho, conhecido como raízes nodais ou fasciculada.
O que é o Hi-lo do feijão?
Hilo: cicatriz deixada pelo funículo que conecta a semente com a placenta.
Qual é a função do Coleóptilo?
O coleóptilo, primeira folha do embrião das plantas monocotiledôneas, tem a função de auxiliar na emergência da plântula protegendo a plúmula e demais folhas durante este processo.
O que significa germinação Hipógea?
b) Germinação hipógea
É a germinação na qual os cotilédones ou uma estrutura semelhante, como o escutelo, permanecem no solo ou na superfície do mesmo e dentro da semente (Figura 2).
Como faz a germinação?
A germinação ocorre quando as sementes se encontram em condições ambientais favoráveis, originando uma nova planta. A germinação é o processo de crescimento de uma planta a partir da semente, que se encontra em estado de latência até que encontre condições ambientais adequadas para germinar.
O que vem depois da germinação?
Se a semente de uma planta germinar em um local adequado, ela conseguirá desenvolver suas raízes, caule e folhas, transformando-se em uma jovem planta. Depois de adulta, ela produzirá frutos e sementes, que darão continuidade à vida da espécie.
O que é gemas laterais?
Gema lateral: na base dos primórdios foliares também existem células meristemáticas que darão origem aos ramos laterais da árvore. Essas células, chamadas de gemas laterais ou gemas axilares, permanecem em dormência até o momento de serem ativadas. Aí, começam a se dividir para formar os ramos e galhos laterais.
Qual é o tipo da raiz do feijão?
O sistema radicular do feijão consta de uma raiz principal pivotante da qual partem ramificações que exploram uma camada de solo não muito profunda.
Como se chama o caroço do milho?
O grão do milho é um fruto, denominado cariopse, em que o pericarpo está fundido com o tegumento da semente propriamente dito.
Como chama o grão do milho?
Os grãos de milho são classificados em cinco tipos, de acordo com seu formato e composição, sendo denominados: dentado, duro, farináceo, pipoca e doce. Um fator importante para entender a classificação dos tipos de grãos é conhecer o endosperma presente em cada tipo.
Qual é o melhor feijão para a saúde?
Feijão-preto: possui maior quantidade de fibras alimentares.
Por que tem que deixar o feijão de molho?
Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.
Qual a diferença de Epígea e hipógea?
Em plantas com germinação epígea, os cotilédones são levantados acima do solo pelo crescimento do hipocótilo. Em plantas com germinação hipógea, os cotilédones permanecem abaixo da superfície, tendo em vista que o hipocótilo não se desenvolve, mas sim o epicótilo (DAMIÃO- FILHO, 1993).
Onde a auxina age?
A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos.