Zambi - CapaO trabalho apresentado abaixo, foi criado pelo designer Djavan Benin, como seu trabalho de conclusão de curso de design na Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Segundo o autor:

A revista Zambi é uma história em quadrinhos com um herói negro como personagem principal, sendo um diferencial dos quadrinhos encontrados nas livrarias e bancas de revista, onde na sua maioria os personagens em destaque têm como características caucasianas, evidenciado pelas publicações brasileiras como, por exemplo, da revista Turma da Mônica, criação de Maurício de Sousa e das publicações estadunidenses como Superman da editora DC Comics entre outros.

A revista é monocromática (preto e branco) com a capa em cores, dominuindo o custo para a aquisição da revista pelo público consumidor, sem balões de diálogos e com caixas de texto de apoio, formando uma referência ao antigo cinema mudo, na qual as expressões dos personagens são mais importantes pela falta de diálogo.

Zambi

Sinopse da revista:

Zambi é um herói que foge aos ritos tradicionais das histórias em quadrinhos ou banda desenhada. Não só por ser negr, mas por enfrentar diversos problemas através do seu intelecto, como por exemplo, se destacar nos estudos e ganhar notoriedade nacional. Após desenvolver uma amizade com um rapaz branco, o Felipe, Zambi é surpreendido como as pessoas o ignoram e a forma como elas recebem bem ao seu amigo.

A decorrer da sua juventude, Zambi ingressa no estudo jurídico e se torna um defensor dos direitos humanos ganhando um grande destaque, sendo tolerado pela sua ascensão intelectual. Mas esses acontecimentos não o mudam como pessoa, mantendo Zambi o mesmo rapaz humilde que sempre foi inclusive ajudando o seu amigo Felipe a sair do mundo das drogas e do crime organizado.

DjBiografia:

Djavan Benin é natural de salvador na Bahia, a terra do axé. Desde os dez anos de idade, Djavan participou de um concurso de desenho na Bahia ficando em terceiro lugar entre os estudantes da sua faixa etária. O gosto pelos desenhos e especialmente pelas histórias em quadrinhos tornou-se evidente ao decorrer da sua vida, possuindo uma vasta coleção de revistas dos conhecidos heróis. Atualmente graduado em Administração e Design, o arte-finalista, quadrinista, pintor e designer Djavan Benin tem na sua própria revista em quadrinhos a sua fonte propulsora: A Revista Zambi!

Acesse: http://djavanbenin.blogspot.com.br/

Facebook: Djavan Benin

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...