Beliza Buzollo , Fábio Coala e Andrício de Souza debatem sobre a importância da webcomics na Gibiteca de Santos

Webcomics: o impacto da internet no cenário independente das histórias em quadrinhos no Brasil. Este será o tema do bate-papo na Gibiteca Marcel Rodrigues Paes, dia 27 de agosto, às 17h, com importantes nomes deste segmento, como Beliza Buzollo , Fábio Coala e Andrício de Souza.

A discussão em torno dos quadrinhos on-line ocorre por estes terem se consolidado como principal meio de apresentação dos trabalhos da nova geração de cartunistas e quadrinistas. Gratuitos e de fácil manuseio, os blogs são os canais mais utilizados para reunir os conteúdos. E a divulgação é feita principalmente pelas redes sociais. Outra possibilidade é a publicação de livros com o material da internet, financiado por meio das plataformas colaborativas.

Beliza Buzollo

Aos 24 anos, a desenhista mineira Beliza Jardim Buzollo é a autora de “Na Ponta da Língua”. Publica tiras que retratam as dores e alegrias de mulheres que gostam de mulheres. Seu olhar íntimo e sincero dessas vivências colore as redes sociais e introduz humor ao ativismo de lésbicas, bissexuais e transexuais.

13139363_1613405825618165_4457991073477352569_n

Fabio Coala

Quadrinista e ilustrador, formado em Publicidade, Fabio Coala mantém o site “Mentirinhas”, com tiras diárias. Em 2013, produziu sua primeira Graphic Novel, "O Monstro", indicada ao Troféu HQMIX em duas categorias, conquistando o prêmio de melhor lançamento independente de 2013. Coala tem mais seis livros publicados, quatro deles de forma independente. Também participou do livro “Mônica(s)”, em comemoração aos 50 anos da personagem, e de “Memórias do Mauricio”, coletânea com vários artistas transformando em quadrinhos histórias da vida do Mauricio de Sousa.

.gato_preto_by_coala_io

Andrício de Souza

Como o próprio Andrício de Souza se apresenta: “famoso por suas tirinhas de humor perspicaz, infantilóide e inglês”. Diz que sua matéria-prima são um pedaço de papel e uma caneta Bic azul.

Serviço

A Gibiteca Marcel Rodrigues Paes – Posto 5, equipamento da Secretaria de Cultura de Santos, fica na orla do Boqueirão, em Santos. Informações pelo telefone: 3288-1300.

 

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.