Terminou essa semana nos EUA, Vingadores Vs. X-Men, a maxi-série publicada em 12 edições mostrou a volta da Fênix (a Força Fênix não Jean Grey) e suas repercussões no universo MARVEL atual.

De um lado os Vingadores querem impedir a Fênix, tendo vista toda destruição que ela já causou. Do outro temos os X-Men (liderados por Ciclope), vendo a força Fênix como a salvadora da raça mutante.

Apesar de toda pata quada que houve nas 12 edições (coisa que achei um desperdício, a série poderia muito bem ter 6 edições), tudo que foi abordado começou antes, em Dinastia M, quando a Feiticeira Escarlate disse "Chega de Mutantes", reduzindo o numero deles a 198 e gerando as sagas mutantes Dizimação, Complexo de Messias e etc.

Analisando tudo, a MARVEL antes de Dinastia M estava cheia de Mutantes (lembro que Grant Morrison escreveu em New X-men #1 que em poucos anos a raça humana seria extinta), as principais sagas da editora eram focadas nos X-Men, Dinastia M foi o controle populacional super-humano do universo MARVEL. Após isso os Vingadores voltaram a ser destaque e o resto do universo MARVEL voltou a estar em foco, até mesmo os personagens cósmicos (Nova, Guardiões da Galáxia e etc) voltaram a ter destaque, incluindo quatro grandes sagas; Aniquilação, Aniquilação – a conquista, Guerra de Reis e Imperativo Thanos (essa última a melhor na minha opinião e ainda não vi publicada no Brasil).

Voltando para Vingadores Vs. X-Men, nas 12 edições vi poucos momentos grandiosos, nada como o jeito de Mark Millar em cenas de efeito. Resumindo, em 12 edições tivemos; a luta entre as equipes, a Força Fênix se dividindo em Ciclope, Rainha Branca, Colossus, Magia e Namor, Homem-Aranha vencendo Colossus e Magia no papo, Ciclope matando Xavier e logo após sendo derrotado pela união de Hope Summers e Feiticeira Escarlate e assim a Força Fênix restaurando os mutantes do planeta e sumindo, provavelmente sendo extinta. No fim Ciclope é preso, Capitão América decide fazer mais pelos mutantes e vai formar uma equipe de Vingadores com mutantes, assim surgindo os Uncanny Avengers, o que eles vão precisar, já que o universo MARVEL voltou a ser povoado em grande partes por seres superpoderosos.

No frigir dos ovos, é tudo parte do plano da MARVEL de restruturar sua linha sem precisar zerar a cronologia, em resposta aos Novos 52 da DC.

Daqui a uma semana ira sair Uncanny Avengers #1 ai veremos como será o universo MARVEL daqui pra frente com o seu MARVEL NOW.

 

Abaixo um preview de Uncanny Avengers #1:

 

— O Dan é desenhista, designer, gamer e herói suburbano. Dan is a Cartunist, designer, gamer and underground hero.