O Clube de Quadrinhos retoma suas atividades em uma edição pra lá de especial.

Na próxima quarta-feira, 30 de julho, será realizado mais um econtro do Clube, desta vez em conjunto com o Prosa Crítica (evento que fomenta a discussão acadêmica/cultural no Instituto de Letras da UFBa). Teremos como convidado a ilustre presença do Professor Dr. Paulo Ramos, tão conhecido no meio acadêmico dos quadrinhos. O evento é fruto de uma parceria do Quadro a Quadro com o PPGLitCult – Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia.

 

paulo ramos

Paulo Ramos é uma das principais referências nos estudos sobre Histórias em Quadrinhos. Doutor em Língua Portuguesa pela USP, é professor no Departamento de Letras da UNIFESP, membro do Observatório das Histórias em Quadrinhos – ECA-USP, possui diversas publicações teóricas premiadas sobre quadrinhos e mantém o site Blog dos Quadrinhos com notícias sobre o mundo da Nona Arte.

Com o tema Os Quadrinhos na Universidade, a palestra tem como proposta abordar a crescente inserção da Nona Arte nos estudos acadêmicos e a abordagem de um panorama dos principais estudos feitos na área. 

A palestra será realizada no Labimagem, Instituto de Letras – UFBa

qaq_cartsav_esp

Serviço:

O quê: Clube de Quadrinho / Prosa Crítica – Palestra com o Prof. Dr. Paulo Ramos

Quando: 30 de julho, às 19:30

Onde: Labimagem – Instituto de Letras, UFBa – Rua Barão de Jeremoabo, 147, Campus Universitário Ondina, Salvador-Ba

— Adalton nasceu no último dia de uma lua cheia, mas acha que isso não tem nenhuma relação com a sua vida; começou comprando quadrinhos por puro modismo - uma edição da Turma da Mônica parodiando Jurassic Park; sua primeira compra consciente foi a edição nº 01 de Batman: A queda do Morcego, ainda formatinho. Acredita que irá terminar a graduação em Letras antes da catástrofe de 2012 e daqui até lá está estudando parte das traduções intersemióticas das peças de Shakespeare já produzidas. E nos interlúdios, tenta produzir roteiros a partir idéias rabiscadas em antigos pedaços de papel.