Em agosto desse ano a Editora Martin Claret tinha divulgado a publicação dos quadrinhos da Turma do Xaxado, de Antonio Cedraz.

E agora, encontra-se disponível nas principais livrarias e lojas especializadas do país os novos lançamentos, confiram:

– O MELHOR AMIGO – uma seleção de tiras falando sobre livros e leitura. São 48 páginas de pura diversão.

– IMAGINAÇÃO E OUTRAS HISTÓRIAS – Nova  edição com mais páginas e novas histórias, abordando temas educativos como: economia de água, educação, esportes, drogas, saúde, direitos das crianças e outros.

– 1.000 TIRAS EM QUADRINHOS Nova edição de um clássico da Turma do Xaxado.

A Turma do Xaxado é como a sua turminha de amigos do bairro, da escola, do clube ou do shopping: cada amigo tem um jeito particular de ser. É formada por personagens tipicamente brasileiros. Cada um com seu jeito de falar, pensar e agir, passando pelas várias classes econômicas, graus de instrução etc. É uma turminha heterogênea como o povo brasileiro.

Em 2007 A Turma do Xaxado foi tema de mestrado no Instituto de Letras da UFBA – Universidade Federal da Bahia, em 2010 Universitá DegliStudi de Triste – Scuola Superiore di Lingue Moderne per Interpreti e Traduttori, na Itália e no Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Também em 2007, o livro Turma do Xaxado – Volume 2 foi selecionado no Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Ministério da Cultura, para distribuição em escolas de todo o Brasil e recebeu o apoio da UNESCO. Em 2012 foi publicado na França na revista La Bouche du Monde.

Atualmente é publicada em vários jornais e suplementos semanais de diversas partes do Brasil, em Portugal, na Revista Brasil, e sites na internet e em livros didáticos de grandes editoras.

Sobre o autor:

Antônio Luiz Ramos Cedraz nasceu em uma fazenda no município de Miguel Calmon (BA), mas cresceu e formou-se professor primário em Jacobina, no interior da Bahia, onde teve os primeiros contatos com as histórias em quadrinhos. Seus primeiros heróis dos quadrinhos foram Tarzan, Super-Homem, Capitão Marvel  Fantasma, personagens Disney e de desenhistas brasileiros da década de 60: Ygaiara, Isomar, Maurício, Ziraldo, Nico Rosso, Sérgio Lima, Gedeone, Orlando Pizzi, Edmundo Rodrigues, Jayme Cortez, Flavio Colin, Shimamoto e outros.

Ao longo desses anos, Cedraz criou vários personagens e teve seus trabalhos publicados nos principais jornais da capital baiana e de outros estados, e revistas lançadas por editoras de todo o país.Com seus desenhos e histórias, ganhou prêmios e menções honrosas em concursos e exposições no Brasil e exterior, entre eles o troféu como destaque no 2º Encontro Nacional de Histórias em Quadrinhos, realizado em Araxá (MG), em 1989; quatro troféus HQ MIX (1999, 2001, 2002 e 2003), além de o Prêmio Ângelo Agostini de “Mestre do Quadrinho Nacional”.

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...