► Por Hunter (Pedro Bouça)*
 

 

OK, já tinha sido anunciado que o desenhista russo Yuri Jigounov assumiria a arte de XIII (o quê? Vocês achavam que a série tinha terminado?) agora que William Vance se afastou por problemas de saúde (o desenhista teria desenvolvido Mal de Parkinson).

Agora já temos o nome do substituto de Jigounov na série Alpha, é Christian Lamquet, autor da série de "HackerAlvin Norge, também publicada pela Lombard. Desenhista mais veloz que a média dos franco-belgas (até desenhou um mangá para a revista japonesa Afternoon durante o curto experimento desta com autores europeus), ele pretende alternar álbuns de Alpha e Norge. Vamos ver se cumpre a promessa, já que as vendas de Alpha (mais de 100 mil exemplares por álbum) são consideravelmente maiores que as de Norge e podem tentá-lo a abandonar sua própria série… 

O spin-off de Alpha, Premières Armes, também já tinha um novo desenhista anunciado, Éric Loutte de Team Rafale. O que deixa a série, maior sucesso da pequena editora especializada em material aeronáutico Zéphyr, em uma situação delicada, já que o seu outro desenhista, Matthieu Durand, passou para uma outra série da mesma editora dedicada aos Rafale, Rafale Leader (que, segundo o autor, será mais centrada na personalidade dos pilotos, estilo Tanguy e Laverdure). Será que Team Rafale será descontinuada em favor de Rafale Leader ou assumida por um terceiro desenhista? 

Pode-se ver um pouco da arte de Durand em seu blog.

Enfim, uma "dança das cadeiras" fora do comum para o mercado franco-belga, onde os desenhistas costumam permanecer nas mesmas séries durante anos a fio. 

Fonte: ActuaBD.

________________

 

* Hunter (Pedro Bouça) é o criador da lista Euroquadrinhos:

http://br.groups.yahoo.com/group/EuroQuadrinhos/

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...