Por Tutatis! Essa ninguém esperava, um grupo de médicos cirurgiões na Alemanha analisaram os 34 álbuns da série Asterix (quadrinho criado por René Goscinny e Albert Uderzo) e concluíram que há nas aventuras 704 casos de traumatismo craniano. O estudo foi publicado na revista "Acta Neurochirurgica", onde afirma que das 704 vítimas, 96,8% eram do sexo masculino e 63,9% eram romanos. 120 foram gauleses, 59 eram bandidos ou piratas, 20 eram godos, 14 eram normandos, 8 eram vikings, 5 eram britânicos e 4 eram extraterrestres.

O objetivo do trabalho não era denunciar a violência nas páginas do quadrinho criado por Urdezo e Goscinny, mas sim realizar uma homenagem aos autores e chamar a atenção para lesões na cabeça, que "hoje é uma das principais causas de morte em crianças, jovens e adultos", afirmou o Dr. Marcel Kamp, do Departamento de Neurocirurgia, da Universidade Heinrich Heine  na cidade de Dusseldorf, Alemanha

Os autores do estudo afirmam que "as causas mas comuns de Traumatismo Craniano são quedas, acidentes com automóveis, agressões na cabeça ou chocar a cabeça contra alguma coisa e lesões esportivas ou de bala".

Apesar da utilização dos procedimentos de pesquisa médica para embasar o estudo, os autores respeitam em todo o momento as características do quadrinho e afirmam que a poção mágica que os gauleses tomam é responsável pela eficiência da turma em causar 87,1% das lesões cranianas enquanto Asterix e Obelix são responsáveis por pouco mais da metade, 57,6%. Os romanos causaram apenas 32 ferimentos na cabeça e os piratas só um.

O estudo não analisou o álbum Asterix e seus amigos, realizado por 35 artistas em homenagem a Albert Uderzo ou teríamos mais algumas lesões como a história em que algumas dezenas de romano apanham dos gauleses e algumas dezenas de gauleses, inclusive Asterix e Obelix que apanharam de uma  romana na aventura criada pelo Manara.

Fonte: Marko Ajdaric

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...