Aposto que você, leitor e leitora maroto, antenados, já ouviram falar de Catarse, Kickante, Kickstarter, crowdfunding e financiamento coletivo. Mas, e sobre Patreon e mecenato digital, já ouviram?

Patrimageeon é uma plataforma colaborativa virtual lançada em maio de 2013, que permite aos colaboradores – os tais patronos, mecenas – contribuir com uma quantia em dinheiro, diretamente aos artistas. É como se financiássemos o trabalho desses artistas, mas em vez de pagar esporadicamente e por obra, como no financiamento coletivo, contribuímos mensalmente, com a quantia que quisermos. Um bom exemplo de artista nacional usando o Patreon é Ricardo Tokumoto, o Ryot, do Ryotiras.

E nem só de artistas vive o mundo dos quadrinhos, não é? O Patreon vem sendo usado por quem fala e escreve sobre quadrinhos, também. Por exemplo: por apenas um dólar por mês, você ajuda a escritora Zainab Akhtar, do ótimo blog Comics & Cola, a manter o site no ar, livre de propagandas. O C&C está na ativa há alguns anos, sempre ligado nas premiações, e especialmente buscando divulgar quadrinhos de artistas independentes e pouco conhecidos, de todo canto.

Já Tom Spurgeon, escritor e responsável pelo famoso site jornalístico The Comics Reporter, resolveu fazer uma revista. Chamada de The Comics Report, a revista visa seimager um complemento ao site, trazendo entrevistas e artigos, além de indicações de quadrinhos. Segundo ele, a razão para criar a revista foi sua insatisfação com o jeito que vinha cobrindo o meio, por não poder se dedicar integralmente ao site. E, por saber que os Quadrinhos têm um problema com exploração, não se sentiu confortável pedindo apenas dinheiro; tem de haver troca. Por isso, por dois dólares mensais, todo mês uma edição da revista digital é entregue. Legal, não?

The Comics Report teve a primeira edição lançada agora em setembro, com ótimas entrevistas com os cartunistas Keiler Roberts e Greg Stump (também autor da capa), além de uma prévia de alguns gibis que serão lançados ainda este ano. O mais legal é que quem começa a contribuir tem acesso às edições anteriores da revista.

Para mim, que estou sempre procurando e descobrindo coisas novas para ler, o The Comics Report veio em boa hora: agora todo mês tenho uma série de entrevistas, artigos e boas indicações para ler!

Recapitulando:

O quê – The Comics Report, revista digital sobre quadrinhos, com artigos e entrevistas
Quando – todo mês;
Quanto – 2 dólares, mensalmente;
Por quê – é bom, é barato, é mais quadrinhos!

— Bernardo Machado cursa Letras e pesquisa o cartunista Robert Crumb no NEG(A), o Núcleo de Estudos dos Gêneros (Auto)biográficos; seu site, Pizza Comics, ameaça ir ao ar todo dia, mas já sabemos como são essas coisas, né não? Tem uma tatuagem de balão-de-fala e é constantemente perguntado se vai escrever algo dentro; tem certeza que as tiras do A Softer World e os tuítes do @adambusch resumem sua vida.