Capa vermelha, um livro em branco, que viajou por 12 países durante quatro anos e encontrou as mãos habilidosas de 71 artistas, entre eles quadrinistas, chargistas, ilustradores e animadores… Essa foi a proposta da instituição sem fins lucrativos Room To Read, que busca a valorização da literatura infantil e constrói bibliotecas e escolas em países pobres para combater a desigualdade através da educação.

Artistas como Hayao Miyazaki (Nausicaä), Rebeca Dautremer (ilustradora), James Jean (capista de Fábulas), Carter Goodrich (The New Yorker), Mike Mignola (Hellboy), Scott Campbell (Gen 13)  e outros 65 aceitaram participar do livro.

O site do projeto Sketchtravel contém todas as informações e os participantes do projeto. Para conhecerem, cliquem aqui.

Abaixo o curta de animação criado como parte do projeto.

O livro original foi vendido por 70.000 euros e seus rendimentos irão para a construção de bibliotecas em países do terceiro mundo.

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...