Após 30 anos de sua publicação original na França, finalmente é lançada no Brasil a série O Mundo de Edena, que revela o lado mais onírico e complexo de um dos maiores quadrinistas mundiais, o genial Moebius.

Logo da NemoA Editora Nemo lança o primeiro volume de uma nova e fantástica série, inteiramente inédita no Brasil, após exatos 30 anos de sua publicação original na França: O Mundo de Edena: Na Estrela. Aventura, mistério, misticismo e ficção científica se reúnem nesta HQ de descobertas e iniciação, com o traço fino e as cores luminosas de um dos maiores gênios dos quadrinhos mundiais, Moebius, pseudônimo do francês Jean Giraud.

Neste primeiro volume de uma série de seis, os fãs do consagrado quadrinista vão se surpreender com uma saga simbólica e enigmática, mais poética do que profética, que reconstrói os mitos bíblicos do Gênesis, com suas histórias sobre o Jardim do Éden, Adão e Eva. Moebius expõe, através da linguagem dos quadrinhos, situações íntimas e pessoais, em que reinventa seu estilo de desenhar num modo mais despojado e puro. “Toda verdadeira representação da anatomia, da matéria e da forma só podem se exprimir através de linhas simples”, justifica o autor.

O Mundo de Edena - capaA concepção da série nasceu de uma encomenda para um portfólio da marca de automóveis francesa Citroën, que queria fugir dos tradicionais brindes de fim de ano e suas fotos de paisagens. Foi dessa origem por encomenda que surgiu, natural e repentinamente (Moebius chegou a desenhar quatro páginas em um único dia), O Mundo de Edena, que acabou tomando a forma de uma odisseia fantástica e grandiosa.

“Tinha vontade de fazer uma história que me pusesse em contato com o mundo dos robôs, dos mecânicos, das pessoas que mexem com máquinas”, explica Moebius, que deixou claro querer transcender a dimensão documental e meramente realista. Ele queria uma história mágica. E alcançou isso de um modo majestoso.

Como numa espécie de diário íntimo codificado, a primeira história, Consertos, apresenta os dois protagonistas da saga, Stel e Atan, espaçonautas reparadores de naves espaciais. Ao consertar o “Mestre dos Caminhos”, Stel descobre que a falha da máquina é decorrente de uma falta de manutenção psíquica: o drama de um menino que teve seu submarino quebrado. O leitor vai encontrar, como o próprio autor explica, “o símbolo da exploração do inconsciente”, pois o submarino existiu de verdade em sua infância. Ele o ganhou de presente de seus pais num Natal. Mas o brinquedo desapareceu, após um descuido durante uma brincadeira com seus colegas.

Ao final, este primeiro volume, O Mundo de Edena: Na Estrela, se apresenta como uma obra aberta, em que cada leitor faz suas próprias projeções, que encontrarão ou não ressonância e paralelo no segundo volume da série, O Mundo de Edena: Os Jardins de Edena, que a Nemo lançará ainda este ano.

A série O Mundo de Edena vem se juntar a outros volumes com obras de Moebius já publicados pela Nemo na Coleção MoebiusArzachAbsoluten Calfeutrail & Outras HistóriasO homem é bom?As Férias do MajorA Garagem HerméticaO Homem do Ciguri e Crônicas Metálicas, uma fantástica coleção que se concluirá em julho com o lançamento de Caos.

MoebiusSobre o autor – Jean Giraud nasceu em Nogent-sur-Marne, na França, em 1938. Começou sua carreira como artista de história em quadrinhos aos 18 anos, publicando sua primeira história,Frank et Jeremie, para a revista Far West. Torna-se conhecido ao desenhar a série de faroesteBlueberry, publicada pela revista Pilote. Em 1963, Jean Giraud dá vida ao seu pseudônimo Moebius na revista Hara Kiri, onde publica diversas histórias. Em 1974 ajuda a criar a revista de fantasia e ficção científica Métal Hurlant, com as primeiras histórias de Arzach. Como Moebius, o artista francês também contribuiu para a criação de diversos filmes de ficção científica como Alien(1979), Tron (1982) e O quinto elemento (1997), além de trabalhar em parceria com Stan Lee na criação da graphic novel do Surfista Prateado, para a Marvel. Vítima de câncer, morreu em 10 de março de 2012, em Paris, França.

Sobre o tradutor – Fernando Scheibe é doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo defendido, em 2004, a tese Coisa nenhuma: ensaio sobre literatura e soberania na obra de Georges Bataille. Como tradutor, publicou, entre outros, O erotismo, de Georges Bataille, Lugares para a história, de Arlete Farge, O pequeno X, de Sabrina Loriga, A identidade nacional, um enigma, de Marcel Detienne. Pela Nemo, traduziu A Trilogia Nikopol eAmimal’Z, de Enki Bilal, O Apanhador de Nuvens e A Narradora das Neves, de Béka & Markó, Peter Pan – Volume 1, de Régis Loisel, a série Boule & Bill, de Laurent Verron, que já conta com vários títulos, além de álbuns da Coleção Moebius.

Assista ao booktrailer:

Serviço:

TítuloO Mundo de Edena: Na Estrela
Autor: Moebius
Tradução: Fernando Scheibe 
Número de páginas: 64
Formato: 24 x 32 cm
Preço: R$ 49,00
Série: O Mundo de Edena

L.10EIFN001504.N001_mEDENA1BR_Ip001p004_BR

L.10EIFN001504.N001_mEDENA1BR_Ip001p004_BR

L.10EIFN001504.N001_mEDENA1BR_Ip001p004_BR

L.10EIFN001504.N001_mEDENA1BR_Ip001p004_BR

O Mundo de Edena pag 11

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...