Na próxima sexta-feira, 12 de abril, terá início o projeto Diálogos Ilustrados. Organizado pelo Getexto (Grupo de Estudo do Texto) e coordenado pelo jornalista e professor do departamento de Letras da Unifest, Paulo Ramos, a proposta do projeto é, segundo release, é:

analisar a obra de quadrinistas nacionais em dois momentos. No primeiro, o público se reúne para ler e debater a narrativa selecionada. No segundo encontro, dias depois, o autor comparece para conversar com o grupo.
E logo na abertura dos trabalhos, a obra selecionada é o quadrinho Diomedes, do paulista Lourenço Mutarelli, cuja trabalho em questão foi reeditado em 2012 pela Companhia da Letras.
 
 
Confira abaixo o release do evento:
 
Diálogos Ilustrados terão início nesta semana na Unifesp, em Guarulhos

 

O escritor e desenhista Lourenço Mutarelli irá inaugurar nesta semana um programa de leitura pública de histórias em quadrinhos. A primeira obra a ser debatida será "Diomedes", trabalho produzido por ele na virada do século e reeditado em 2012 pela Companhia das Letras.

 

A proposta dos "Diálogos Ilustrados" – nome do projeto – é analisar a obra de quadrinistas nacionais em dois momentos. No primeiro, o público se reúne para ler e debater a narrativa selecionada. No segundo encontro, dias depois, o autor comparece para conversar com o grupo.

 

A abertura do projeto, com a leitura do álbum "Diomedes", será nesta sexta-feira, dia 12, às 18h. O bate-papo com Mutarelli será realizado na semana seguinte, na quarta-feira, dia 17, também às 18h. Os dois encontros irão ocorrer no campus de humanas da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que fica em Guarulhos (SP).

O programa é aberto ao público e não paga nada para participar. O único pré-requisito é comparecer com a obra lida. 

Lourenço Mutarelli é tido como um dos mais importantes autores de quadrinhos do país. O desenhista produz desde o final da década de 1980, mas ganhou destaque com a publicação da "trilogia em quatro partes" sobre o detetive Diomedes, lançada inicialmente pela editora Devir – a versão da Companhia das Letras reúne os quatro volumes.
 
O autor, depois, migrou dos quadrinhos para a literatura, coseguindo um destaque ainda maior. Foi o responsável por alguns dos romances mais comentados da última década, como "O Natimorto" e "O Cheiro do Ralo" – obra adaptada para o cinema em 2007, com Selton Mello e o próprio Mutarelli no elenco.
O projeto "Diálogos Ilustrados" é realizado pelo Getexto (Grupo de Estudos do Texto), coordenado pelo jornalista e professor Paulo Ramos e mantido pelo Departamento de Letras da Unifesp. 

 

Serviço

Diálogos Ilustrados – Lourenço Mutarelli
Quando: 1º encontro – Sexta-feira (12.04)  +  2º encontro – Quarta-feira (17.04)
Horário: 18h
Onde: Unifesp, campus Guarulhos
Endereço: Estrada do Caminho Velho, 333, bairro dos Pimentas, em Guarulhos, na Grande São Paulo (fica perto do shopping Bonsucesso, na saída do km 211 da via Dutra); o encontro irá ocorrer na sala 3 do prédio anexo
Quanto: de graça
Obra a ser discutida: "Diomedes" (Companhia das Letras, 2012)

 

 

— Adalton nasceu no último dia de uma lua cheia, mas acha que isso não tem nenhuma relação com a sua vida; começou comprando quadrinhos por puro modismo - uma edição da Turma da Mônica parodiando Jurassic Park; sua primeira compra consciente foi a edição nº 01 de Batman: A queda do Morcego, ainda formatinho. Acredita que irá terminar a graduação em Letras antes da catástrofe de 2012 e daqui até lá está estudando parte das traduções intersemióticas das peças de Shakespeare já produzidas. E nos interlúdios, tenta produzir roteiros a partir idéias rabiscadas em antigos pedaços de papel.