sandman01A produção acadêmica no Brasil, principalmente na área de Letras, tem se modificado nos últimos anos. À medida que os mais velhos se aposentam, a mentalidade dos mais novos abre espaço para novas discussões e novos campos de estudo. Ainda bem que isso acontece, caso contrário eu jamais teria tido o prazer de orientar o trabalho que se segue: Sandman e a Literatura: análise das referências culturais e Literárias nos quadrinhos foi uma surpresa do início ao fim. Não só porque a autora é uma graça de menina, mas também, porque foi sua estreia no mundo dos loucos pela Banda Desenhada.

O trabalho aqui apresentado deve ser lido com a delicadeza dada às primeiras vezes: um artigo feito para a conclusão do curso de Letras da Universidade Metropolitana de Santos e que foi apresentado no CONIC (Congresso Nacional de Iniciação Científica) e que aponta para um caminho de novos pensares.

Nós, do Quadro-a-Quadro esperamos que apreciem.

SANDMAN E LITERATURA _LITERATURA E OUTRAS MÍDIAS_DANIELA MARINO

DaniDani Marino é formada em Letras e costuma participar de concursos literários. Nem entende tanto de quadrinhos, mas certamente foi influenciada pela coleção que seu pai possuía. Hoje, procura unir sua paixão por Sandman com a pesquisa acadêmica, por isso, está escrevendo seu segundo artigo sobre o tema. Alguns de seus textos podem ser apreciados no site http://palavrasonolenta.wordpress.com/
— Dani Lhoret é uma aficcionada por quadrinhos, que um dia resolveu fazer Grego na Faculdade de Letras apenas para ser diferente e não suficiente foi insana para se tornar Mestre em Teoria Literária escrevendo sobre Vampiros, quando ninguém falava deles. Hoje vive com um gato doido, um cachorro insano, sua filha linda e seu marido em uma casa repleta de livros que os amigos apelidaram carinhosamente de "Mansão Foster para amigos imaginários". Nas horas vagas orienta alunos mais loucos ainda sobre literatura e quadrinhos.