A maior convenção de quadrinhos dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo, volta a acontecer esse ano nos dias 21 a 24 de julho, a San Diego Comic-con!

Com a aproximação do evento, os organizadores começam a divulgar informações sobre a convenção e saiu a lista dos convidados desse ano, confiram abaixo:

O arquiteto filipino Gerry Alanguilan que prefere ser um profissional de história em quadrinhos, tornou-se escritor, desenhista e finalista, trabalhando em personagens como Homem de Ferro, Wolverine, X-Men, Quarteto Fantástico, Superman e Batman.

Para conhecer um pouco mais sobre ele, visite seu blog.

Sergio Aragonés é aquele tipo de artista que dispensa apresentações. Um dos cartunistas que mais colaborou com a revista MAD, há cinco décadas de serviços para a publicação, criador do mais popular e imbécil dos bárbaros, Groo, o Errante, uma paródia de Conan, recentemente se aventurou no mundo dos "Simpsons", se tornando o artista e escritor de Bart Simpson Comics.

Jean Bails é a viúva de Dr. Jerry, o "Pai do Fandom Comic Book", e Jean vai ao evento para comemorar o 50.º aniversário do Fandom. Na época em que os quadrinhos estavam desacreditados e eram visto com maus olhos e perigoso para as crianças, Jerry era um professor respeitável que ajudou a restaurar a respeitabilidade nos quadrinhos. Publicou uma enorme variedade de fanzines em colaboração com diversos artistas.

Jean Bails vai ao evento compartilhar essas memórias com os fãs da nona arte.

O artista brasileiro Ed Benes vai pela primeira vez a convenção como convidado. O desenhista trabalhou em séries como Gen13, X-Men, Batman, Titãs, Liga da Justiça da América e Aves de Rapina. É conhecido pelas mulheres de tirar o fôlefo desenhadas por ele.

A escritora Anina Bennett trabalhou em séries como GrimJack, Nexus e criou juntamente com o marido Paul Guinan a sensação stempunk da Marvel: Boilerplate – A História da Mecânica Marvel.

O artista espanhol Jordi Bernet trabalhou em Batman Preto e Branco e atualmente desenha Jonah Hex para a DC Comics. Foi o desenhista de Clara da Noite em parceria com roteirista Carlos Trillo.

Yves "Balak" Bigerel é um artista francês de animação e quadrinhos. Atualmente trabalha em vários projetos e ilustrou a série Lord of Burges da Editora Glénat.

Joyce Brabner é escritora de quadrinhos com forte tendência política e colaborou por algum tempo com seu falecido marido Harvey Pekar. É autora de obras como Real War Stories, Trazido à Luz entre outras.

Patricia Briggs é escritora da série de fantasia urbana muito conhecida e famosa nos Estados Unidos, Mercy Thompson, que prometeu sete álbuns ao todo e já lançou seis. Devido ao sucesso da série, criou spin off sobre as personagens Ômega e Alfa.

Artista canadense, Chester Brown criou a série "Yummy Fur" onde desenvolveu o personagem "Ed the Happy Clown" (Ed, o Palhaço Feliz), publicado primeiramente pela Vortex Comics e mais tarde pela Drawn & Quarterly (atual editora). A série apresenta o humor ácido de Brown que criou um personagem que tem um pênis com a cara de um político do Canadá. No Brasil a Conrad Editora publicou seu trabalho "The Playboy" e ' I Never Liked You'.

Ernie Chan é um artista filipino que foi para os Estados Unidos quando tinha 30 anos de idade. Desenhou personagens como Batman, Jonah Hex, Monstro do Pântano, Sandman, Garra, Drácula, Dr. Estranho, Quarteto Fantástico, Luke Cage, Hulk e vários outros trabalhos para as duas principais editoras dos EUA: Marvel e DC.

Mais foi na Marvel Comics que Chan desenhou seu personagem preferido e aquele que é considerado por mim seu melhor trabalho. Ernie Chan é o terceiro melhor desenhista de Conan e o melhor arte-finalista que o personagem já teve. Por 25 anos, Ernie emprestou seu talento raro e sua pena mágica para fazer as aventuras do Bárbaro Cimério pela Marvel alguns dos melhores quadrinhos do mundo!

Ernie Chan está aposentado desde 2002 e vive indo a convenções, apesar que vira e mexe acaba fazendo um trabalho aqui ou outro ali, afinal um talento como esse não pode ficar parado!

Jo Chen é um talento único e é bom ver cada vez mais mulheres envolvida no mundo dos quadrinhos. Aos 14 anos, antes de migrar com a família para os Estados Unidos, já trabalhava com ilustração profissionalmente ne Ásia. Ganhou fama nos EUA com as fantásticas ilustrações para as capas da série Buffy, a Caça Vampiros da Dark Horse. Trabalhou para a Marvel Comics na série "The Runaways". Criou seu próprio mangá "O Outro Lado do Espelho" publicado nos EUA pela Tokyopop. Atualmente ilustra para a IDW a série "Samurai's Blood" e uma minisérie de Hellboy para a Dark Horse

Seymour Chwast é um conceituado designer americano, conhecido do público brasileiro pela adaptação de A Divina Comédia, obra de Dante Alighieri, publicado pela Cia. das Letras, no selo Quadrinhos na Cia. Chwast é mais conhecido por seu trabalho gráfico com pôsteres, capas de revistas, artes publicitárias e criação de fontes tipográficas. Nos quadrinhos A Divina Comédia é seu primeiro trabalho. Chwast é famoso também pela criação do Push Pin Studios.

Alan Davis é um dos mais consagrados desenhistas de quadrinhos estadunidenses. Começou sua carreira no Reino Unido e desenhou "DR & Quinch" escrita por Alan Moore, É o responsável pela arte de revistas como Detective Comics, X-Men, Vingadores, Wolverine, Liga da Justiça: o Prego, Liga da Justiça: o Outro Prego, Quarteto Fantástico: O Fim, Clandestino entre outras.

Dick DeBartolo é escritor da revista MAD e tem o recorde de escrever 406 edições consecutivas da revista nos Estados Unidos.

Tony DeZuniga é o criador gráfico de Jonah Hex. Trabalhou com quase todos os grandes personagens da DC Comics, como Batman e Mulher Maravilha. Na Marvel Comics arte-finalizou o lápis de John Buscema na série Conan, desenhou Thor, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Motoqueiro Fantasma e Justiceiro. Em 2006 voltou a desenhar Jonah Hex na nova série da DC.

Eric Drooker é um consagrado pintor estadunidense que colabora com ilustrações para as capas da revista "The New Yorker". É o autor do quadrinho "Flood Uma novela em desenhos" para a Dark Horse.

Acessem seu site, clicando aqui.

Garth Ennis dispensa apresentações, certo? Se alguém reclamar, ele é o autor de Preacher que finalmente vai ter o final publicado no Brasil pela Panini Comics, e o cara que nasceu para escrever o Justiceiro da Marvel!

Mark Evanier é um escritor estadunidense de quadrinhos, famoso por seu trabalho de humor e seus textos para a série Groo ao lado de Sergio Aragonés. É conhecido também por suas colunas em blogs e pelo seu trabalho como historiador e biógrafo da indústria dos quadrinhos.

Joyce Farmer é uma escritora e desenhista estadunidense, famosa pelos seus cartuns. Uma das pioneiras nos quadrinhos underground, lançou a série "Tits & Clits Comix" em 1975. Em 2010 lançou a HQ semiautobiográfica "Special Exits" pela Fantagraphics.

David Finch, se não fosse quadrinista ainda estaria ligado ao mundo da nona arte, provavelmente adaptando para o cinema o Menino Amarelo (Yellow Kid) ou pelo menos, eu acredito nisso! Começou a carreira nos quadrinhos aos 22 anos pela Top Cow, em 2001 foi para Marvel Comics onde desenhou Ultimate X-Men e depois Vingadores, Cavaleiro da Lua e Marvel Ultimatum. Em 2010 mudou-se para a DC comics onde ilustrou capas de Brightest Day e Action Comics e depois colaborou com Grant Morrison para Batman. Atualmente escreve e desenha Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Dave Gibbons será sempre lembrado como o homem que desenhou Watchmen. Atua nos quadrinhos desde 1973 quando publicava na 2000AD da Inglaterra. Trabalhou com Superman, Batman, Lanterna Verde, na personagem Martha que criou com Frank Miller, e sua série vencedora do Eisner Award, "The Originals".

Tsuneo Goda é um animador japonês, que começou sua carreira dirigindo comerciais de TV. Desenvolveu "Domo" a mascote oficial do NHK (Japan Broadcasting Corporation). Goda trabalha também com ilustração de livros infantis. A série animada de "Domo" é um sucesso mundial, exibido pelo canal "Nickelodeon".

Paul Guinan criou para a DC Comics o personagem "Chronos". Com Anina Bennett, sua esposa, criou a série de ficção científca "Heartbreakers" e recentemente também em parceria com Anina criou a "Boilerplate – A História da Mecânica Marvel".

Jonathan Hickman é escritor e desenhista estadunidense que ficou conhecido ao trabalhar para Image Comics com a série em seis edições "The Nightly News". Escreveu "Secret Warriors" com Bendis para a Marvel Comics. Ainda na Marvel, tornou-se artista sensação ao escrever Quarteto Fantástico e depois a Fundação Futuro (novo nome da revista do Quarteto), uma entidade filantrópica criada pelo Sr. Fantástico para melhor servir a humanidade.

Projetou algumas capas para a Virgin Comics.

John Higgins é mais conhecido pelo seu trabalho nas cores de Watchmen e foi convidado para supervisionar a recolorização digital para a versão Absolute da obra.

John tem trabalhado como desenhista e até escritor com diversos personagens como Jonah Hex, Judge Dredd e Batman.

Charlie Huston é escritor de quadrinhos da Marvel Comics, onde trabalhou com personagens como Cavaleiro da Lua, Justiceiro e atualmente escreve Wolverine.

Jamal Igle é desenhista de quadrinhos desde os 17 anos e após seis meses de estágio na DC Comics começou uma bem sucedida carreira na editora onde tem um contrato de exclusividade e trabalhou com personagens como Superman e Supergirl.

Joëlle Jones é conhecida no Brasil pelo seu trabalho de estréia publicado pela Devir, "12 razões para amá-la". Trabalhou com Bendis em Ultimate Spider-Man # 150 e Madame Xanadu para a DC Comics no selo Vertigo.

Peter Kuper é um famoso cartunista estadunidense conhecido como o criador do quadrinho Spy vs. Spy para a revista MAD. No Brasil foram publicados duas adaptações que ele fez de obras de Franz Kafka, Desista e Outras Histórias e A Metamorfose ambos pela Conrad Editora.

Richard Kyle é editor, pesquisador e historiador dos quadrinhos. Um dos fundadores do Fandom Comics. Contribuiu com artigos e resenhas sobre os Fanzines, realizou entrevistas com artistas como Alex Toth e escreveu vários fanzines e matérias sobre quadrinhos.

Mell Lazarus é um premiado cartunista. Criou as tirinhas Miss Peach publicadas desde 1957 até 2002. Momma foi criada em 1970 e ainda está em publicação. É também escritor, com dois romances publicados, "O Chefe está Louco" (1954) e "Vigilância da Vizinhança" (1986).

Jim Lee é outro artista que dispensa apresentações. Já desenhou Justiceiro, X-Men, Superman, Batman, All-Star Batman e Robin e vários outros. Atualmente é co-publisher, DC Comics e é isso que importa!

Um homem que exerceu mil e uma funções, esse é Paul Levitz. Foi editor e presidente da DC Comics e escritor de séries como Legião dos Super-Heróis. Lançou recentemente um livrão sobre os 75 anos da DC: 75 Years of DC Comics: The Art of Modern Mythmaking (75 anos da DC Comics: A Arte da Criação de Mitos Modernos) publicado pela TASCHEN em um livro realmente GIGANTE!

David Lloyd é o artista que fez esse desenho ai acima para mim, ou como é mundialmente conhecido, desenhista de V de Vingança, obra que fez com Alan Moore para o selo Vertigo da DC Comics.

Lloyd também é roteirista e seu trabalho Kickback foi publicado no Brasil pela HQM Editora. Trabalhou em Hellblazer, com escritores como Jamie Delano, Garth Ennis e Grant Morrison. Frequência Global com Warren Ellis e várias outras histórias.

Patrick McDonnell é o criador da premiadíssima série Mutts: Os Vira-Latas publicado no Brasil pela Devir. Sua criação aparecem em mais de 700 jornais ao redor do mundo e mais de 20 livros publicados!

Rebecca Moesta sempre desejou ser escritora e isso se tornou realidade. Nos quadrinhos seu principal trabalho são as série "Buffy", "Jedi Knight" e "Star Trek", essa última para a DC/WildStorm.

Mais um da lista que não precisa ser aresentado, afinal Grant Morrison tem uma das mais bem sucedidas carreiras dos quadrinhos. É o autor de obras como "Homem Animal", "Sete Soldados da Vitória", "All-Star Superman" -considerada um novo clássico -, "We3", "Joe, O Bárbaro", "X-Men", "Batman: Asilo Arkham" e inúmeras outras obras.

A República das Filipinas tem uma tradição de fazer surgir grandes artistas de quadrinhos, e Alex Niño é mais um que se junta ao time nessa edição da San Diego Comic-con. Considerado um dos maiores ilustradores do mundo, Niño fez inúmeros trabalhos de horror para a DC Comics, ilustrou personagens como Korak, Captain Fear e Omega Men. Na Marvel Comics ilustrou Conan, Hulk e outros. O desenhista ainda trabalhou nos estúdios Hannah-Barbera.

Ethan e Malachai Nicolle são a nova sensação das webcomics nos Estados Unidos. Criaram a HQ Axe Cop quando Malachai tinha apenas cinco anos de idade. Para ver o posto do QaQ sobre essa HQ, clique aqui.

Anders Nilsen é escritor e desenhista do livro em quadrinhos "Big Questions" que estréia nessa edição da San Diego Comic-con.

Uma das maiores lendas vivas dos quadrinhos estadunidenses, Jerry Robinson criou junto com Bob Kane alguns dos mais famosos personagens dos quadrinhos do Batman. Criou o Coringa e é co-criador do Robin.

Uma biografia foi publicada sobre ele em 2010: Jerry Robinson – Embaixador dos Quadrinhos.

Bill Schelly é criador do popular fanzine "Sense of Wonder that Schelly", começou a pesquisar a História dos Quadrinhos em 1991 que resultou no livro "The Golden Age of Comic Fandom", de 1995. Autor de vários textos sobre quadrinhos e arquivos da DC Comics. Seu último lançamento foi "The Art of Joe Kubert" pela Fantagraphics.

Scott Shaw é cartunista, escritor e historiador de quadrinhos, animação e design de brinquedos. Trabalhou como roteirsta, desenhista e arte-finalista, as vezes tudo isso de uma só vez. Criou junto com Roy Thomas o animal Superhero para a série "Captain Carrot and His Amazing Zoo Crew", da DC Comics.

Louise Simonson trabalhou como editora e escritora de quadrinhos há muitos anos. Na Marvel Comics escreveu a série Power Pack , Novos Mutantes, Wolverine, X-Factor, Homem-Aranha e com seu marido, Walter Simonson criou a revista Meltdown.

Na DC Comics participou do estrondoso evento que envolveu a morte e o retorno do Superman, co-escreveu " World of Warcraft" para a DC/WildStorn e escreveu 22 livros para adultos e crianças, muitos deles com personagens da DC.

Com um monte de nerd tarado nesse tipo de evento, é claro que Walter Simonson não deixaria a esposa sozinha. Um dos mais consagrados artistas dos quadrinhos estadunidenses, Walter é responsável por uma das mais emblemáticas fases do Deus do Trovão, Thor!

Começou sua carreira em 1972 na DC Comics e de á para cá escreveu e desenhos personagens das duas maiores editoras dos EUA.

Jeff Smith é o consagrado autor de "Bone", seu personagem de maior sucesso. Foi pioneiro no sistema de auto-publicação e sua carreira faz 20 anos em 2011. Escreveu "Shazam: The Monster Society of Evil" para a DC Comics. Seu mas novo trabalho é "Rasl" uma história de ficção-científica noir, sobre um ladrão de arte internacional!

Frank Stack também conhecido como Foolbert Sturgeon, e é um dos primeiros cartunistas underground (quando não afirma ser o primeiro). Além dos quadrinhos dedica-se a pintura e a gravura. Um dos seus trabalhos mais emblemáticos é "The New Adventures of Jesus" que recentemente foi publicado em coletânea pela Fantagraphics. Seu novo projeto é "Kiss Me, Jesus! The Passion Story Told by Mary Magdalene" previsto até então, para lançamento em francês.

Jim Steranko é um homem multiuso. Dono de uma das carreiras mais controversas da cultura pop, Steranko é ilustrador, quadrinhista, escritor, cineasta, mágico, músico, historiador entre outras atividades que só ele sabe ao certo.

Na Marvel Comics escreveu e desenhou SHIELD, Capitão América, Nick Fury: Agente da Shield e X-Men onde os historiadores e pesquisadores dos quadrinhos informam que promoveu 150 novas invenções narrativas como nunca antes foi visto nos quadrinhos.

Com sua multivariada carreira, trabalhou no cinema ao lado de mentes brilhantes como Steven Spielberg, George Lucas e Francis Coppola nos seus mais populares filmes. Tem trabalhos em mais de 250 exposições através do mundo, inclusive no mais famoso museu de todos, o Louvre.

Cameron Stewart é mais conhecido como ilustrador de "Sete Soldados da Vitória: O Guardião de Manhattan" escrito por Grant Morrison. Ilustrou Mulher-Gato escrita por Ed Brubaker, "The Other Side" escrita por Jason Aaron.

Como escritor e desenhista criou uma webcomics "Sin Titulo" que ganhou o Eisner Award de melhor webcomic. É o co-criador, escritor e desenhista de "Assassin's Creed: The Fall" com Karl Kerschl.

Dave Stewart é um premiado colorista que já recebeu mais prêmios Eisner do que tem de dedos em uma das mãos e três prêmios Harvey. Atualmente seus projetos atuais são: Hellboy, BPRD, Baltimore, Lobster Johnson, Conan, Batwoman, Goon, e Witch Finder.

J. Michael Straczynski trabalhou tanto para a Marvel Comics quanto para a DC Comics e nas duas colocou seu texto nos maiores personagens das editoras. Escreveu Homem-Aranha, Thor – em uma elogiada fase que lhe rendeu o roteiro do filme -, Quarteto Fantástico, Rising Stars – Estrelas Ascendetes (Image) e Superman.

Escreveu e criou o seriado televisivo Babylon 5.

Mark Tatulli é cineasta e cartunista nova-iorquino conhecido no mundo inteiro por suas tiras "Heart of the City" e "Lio" publicados em mais de 400 jornais por todo o planeta.

Em Lio, Mark explora o lado sombrio da sua própria infância, em uma série de tiras sem palavras sobre um estranho garotinho que vive em um estranho mundo repleto de monstros, alienígenas e robôs gigantes. Lio ganhou em 2010, na Alemanha o "Max and Moritz award".

Roy Thomas é um consagrado escritor de quadrinhos e "substituto" de Stan Lee na Marvel Comics. Foi editor chefe na empresa entre os anos de 1972-1974. Escreveu para editora desde 1965 até 1980. Escreveu vários personagens, como X-Men, Vingadores, Invaders, Conan, Red Sonja entre tantos outros da Casa de Ideias. Foi dele a ideia de adaptar Conan para os quadrinhos, o que se mostrou um enorme sucesso!

Atualmente escreve Conan: A Estrada dos Reis para a Dark Horse e trabalha com Stan Lee nas tiras dos jornais do Homem-Aranha.

Maggie Thompson é editora do Comics Buyer's Guide (Guia do Comprador de Comics) uma revista mensal sobre as novidades do mundo dos quadrinhos. Maggie e seu marido Don Thompson estavam entre os pioneiros do Fandon Comics. Com o marido escreveu vários artigos sobre a história das Histórias em Quadrinhos e criaram vários fanzines.

Peter J. Tomasi é um escritor estadunidense de quadrinhos, famoso pelo seu trabalho na DC Comics em séries como Lanterna Verde (Green Lantern Emerald Warriors) e Batman & Robin.

De 1993 até 2003 foi editor da DC até ser promovido a editor sênior. Escreveu títulos como Aquaman, Gavião Negro e Sociedade da Justiça. Em 2007 após 15 anos como editor, deixou o cargo para escrever a série "Black Adam: The Dark Age". Trabalhou com o personagem Asa Noturna, com a série Crise Final entre outros trabalhos.

Ashley Wood é um designer australiano que tem trabalho no campos de design, ilustração e quadrinhos. Com seu estilo que carrega elementos do expressionismo, Wood é famoso por seus cartazes e capas que realiza. É o criador das séries "Popbot", "World War Robot" e "Lore", todas a caminho de Hollywood.

Fiquem de olho no site do evento que a todo momento estão sendo publicadas novas informações e o QaQ vai trazer todas por aqui.

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...