Durante o FIQ 2013, tive o prazer de conhecer o Rafael Oliveira e a Red Door HQs, além de suas revistas impressas (Esperança e O Pagamento), o Red Door têm um site onde são publicadas hqs online, em que os três artistas do grupo (Rafael Oliveira, Bruno Mutt e Daniel Porto), se revezam na produção das páginas. 

Cada semana um dos artistas produz uma página (em segredo dos outros), e publica, o próximo artista então, da continuidade a página fazendo a sequência e por ai vai. A variação dos artistas na criação, traz versatilidade as histórias e dinamismo na arte.

Em 2013 eles fizeram uma história de 45 páginas, mas decidiram mudar o formato em 2014, fazendo histórias de 10 páginas.

A história atual, chamada "Siga-me" termina no dia 18/03/2014.

O site é atualizado todas as terças, nele pode se encontrar o ano um do projeto, fan art's e sketches.

REDDOORHQS.COM

Abaixo uma descrição mais detalhada do Red Door HQs, nas palavras do Rafael Oliveira:

Como surgiu a Red Door HQs

Para mim (Rafael Oliveira), quadrinhos é uma das minhas paixões e sempre tive vontade de fazer minhas próprias HQs, porém sempre criava boas desculpas para me manter em uma zona de conforto e nunca dar o primeiro passo. Pensando em um jeito de me forçar a produzir quadrinhos tive a ideia do projeto. Convidei dois amigos, Mutt (Bruno Arruda) e Daniel Porto para juntos, encararmos esse desafio. Tocando esse projeto com os amigos fica mais fácil, pois um ajuda o outro, um cobra o outro e acaba tendo um compromisso maior com o projeto.  

Conversarmos e definirmos alguns detalhes e depois de uma semana, no dia 05 de fevereiro de 2013, a primeira página estava no ar. Pronto, assim nasce a Red Door HQs. Começamos publicando na plataforma blogspot e atualmente estamos com um domínio próprio com uma plataforma mais adequada para a leitura de quadrinhos.

Como funciona o projeto

Depois da primeira página o próximo autor teve o prazo de uma semana para publicar a continuação da história, podendo levar para onde desejar, entretanto sempre tentando manter uma coerência nos acontecimentos e resolver os conflitos apresentados, mesmo sem um roteiro definido. Cada página é produzida em segredo e os outros dois autores vão ver apenas quando estiver no site, ou seja, além de autores também somos leitores. Assim está formada a regra da brincadeira e toda terça-feira tem que ter página nova no site, independente da qualidade.

Red Door HQs no ano de 2014

Nossa primeira história teve 45 páginas que produzimos ao longo do ano de 2013. Tivemos dificuldade em concluir todos os conflitos apresentados e algumas pontas ainda ficaram soltas. Mas foi uma experiência muito boa e conseguimos experimentar bastante coisa que tínhamos vontade e o mais importante, cumprimos com o compromisso de toda terça-feira publicarmos página nova.

Agora, em 2014 resolvermos mudar um pouco o projeto, ao invés de ser uma história anual, vamos produzir história curtas com dez páginas cada e definindo o gênero. Essa mudança vai fazer com que focamos melhor na estrutura da história tentando fazer um começo, meio e fim bem mais coerente.

De quadrinhos digitais para impresso. Essa é mais uma novidade da Red Door HQs para o ano de 2014. Demos esse primeiro passo em outubro, na FIQ, quando lancei Esperança e O Pagamento, (prólogo de uma das estórias contata em Inspiração, hq de Camilo Solano) pelo selo Red Door HQs. Em breve vamos lançar Feira Livre, uma história de aventura desenhada por nós três. 

RedDoorHQS_SigaMe01_DanielQueirozPorto01

Reddoorhqs_sigame_pag02_mutt

RedDoorHQs_Sigame_pag03_RafaelOliveira1

— O Dan é desenhista, designer, gamer e herói suburbano. Dan is a Cartunist, designer, gamer and underground hero.