M0-logo2

[Atualização] Depois de longas e extenuantes discussões, a HQ selecionada para a antologia foi 'E.Tenso", de Danilo Dias.

Muito obrigado, Danilo e todos os demais que enviaram suas HQ´s. Vamos entrar em contato pessoalmente com cada um, apontando a opinião dos editores da M0 sobre os pontos positivos e negativos de seus trabalhos.

[Fim da atualização]

 

Em 2013 saiu pelo selo Quadro a Quadro a primeira edição da Máquina Zero – Antologia Internacional de Quadrinhos!

Logo na primeira edição, grandes nomes dividiram as nossas páginas: R. M. Guera, Salvador Sanz, Jefferson Costa, Boulet,Will, Wilson Vieira, Flávio Luiz, Raphael Fernandes, entre vários outros. E você pode ler gratuitamente no Mais Gibis!

De lá para cá aconteceu muita coisa: concorremos a prêmios (incluindo o Prêmio de Quadrinho Independente de Angoulème, desculpe aí!), participamos de eventos, enfim… a coisa deu o que falar!

Logo para a edição de 2013, fizemos um “concurso”, abrindo espaço para novos talentos publicarem com a gente. A HQ selecionada na época foi “Assassinos de Merda”, de Airton Marinho e Clayton InLoco. Foi a primeira publicação impressa dos dois, que hoje são dois nomes conhecidos dos quadrinhos independentes do Brasil.

assassinos_pag 2-crop

Agora estamos abrindo esse espaço mais uma vez! Quer publicar na Máquina Zero 2015? Então preste bem atenção!

 

O que é a Máquina Zero?

Uma coletânea de histórias em quadrinhos que buscamos ser de altíssimo nível,  mesclando quadrinistas veteranos e novatos, brasileiros e estrangeiros.

 

E o que eu faço para minha HQ sair no Máquina Zero de 2015?

Você pode submeter uma HQ de até 05 (cinco) páginas, em preto  e branco, até o dia 10 de maio de 2015. O email para envio é o promo.qaq@gmail.com

 

Sobre o quê deve ser minha HQ?

 A temática é livre, mas tenha em mente que Máquina Zero é uma antologia voltada para o público adulto. HQ´s com ficção científica, suspense, terror, aventura, sensualidade e humor inteligente são bem-vindas.

No entanto, pela experiência da primeira edição percebemos que sexo explícito e terror gore acabam destoando muito do restante do material, então talvez seja melhor evitar.

 

A HQ tem que ser toda feita por um único artista?

Não necessariamente. A produção de uma HQ envolve várias fases: roteiro, ilustração, arte-final, letras. Fique à vontade para formar sua equipe. Entretanto, se sua HQ for escolhida, todos vão precisar assinar o documento de autorização da publicação da HQ na Máquina Zero no prazo de 10 dias, sob pena da HQ ser desclassificada.

 

Posso mandar uma HQ colorida?

Não. O miolo da Máquina Zero será em preto e branco.

 

Qual a forma de envio?

Somente para o email promo.qaq@gmail.com. Formato jpg ou tif em 600dpi. Páginas com a medida 16×21,5 cm.

 

Tenho uma HQ que eu já publiquei antes. Serve?

Infelizmente não. Para esse chamado só valem HQ´s inéditas, nunca publicadas na forma impressa ou na internet. Mas está valendo se somente partes da HQ tiverem sido disponibilizadas/divulgadas.

 

E quem vai escolher a HQ que vai entrar no mix?

Seu destino estará nas mãos de Lucas Pimenta, Adalton Silva, Sérgio Barretto, Lillo Parra e Marcello Fontana.

 

Quantas HQ´s vão ser escolhidas?

A princípio, uma só. A não ser que… sei lá… a ideia é que seja uma só, mas vai que…

 

O que vai pesar na escolha?

A originalidade e o conjunto da HQ apresentada, composto essencialmente pela qualidade do roteiro, da narrativa e da arte.

 

Existem prêmios em dinheiro?

Não. O objetivo é escolher de uma HQ para compor o mix da antologia.

 

Mas pode vir a render algum dinheiro?

A Máquina Zero não tem fins lucrativos, trata-se de uma confraternização impressa entre artistas do que qualquer outra coisa. Os custos são altos em várias operações envolvidas na publicação: impressão,  envio dos exemplares para os participantes (em várias partes do mundo) e concursos, mesas em eventos, etc. Além disso, a tiragem é pequena e procuramos colocar o preço de venda em um valor bem acessível. Se sobrar alguma coisa, será destinada à publicação da próxima edição.  

 

Mas pelo menos vou receber algumas edições?

Sim, claro. Pelo menos 20% da tiragem será destinada aos autores, na proporção de suas páginas.

 

E quem financia a publicação?

O pessoal do Quadro a Quadro, do próprio bolso e com apoios. Esse ano vamos tentar custear uma parte da impressão por crowndfunding.

 

Dá pra resumir tudo?

Concurso para a escolha de uma HQ para compor o mix da antologia Máquina Zero. Valem HQ´s inéditas, em preto e branco, de até 05 (cinco) páginas. Envio até 10 de maio de 2015.

 

 

capa-completa-03 (3)-crop

— Não gosta de falar sobre si mesmo, mas a sua orelha queima quando estão falando dele.