Nosso país vive um momento de crise. O dólar está nas alturas, e continua subindo. E nossas coleções, como ficam?

proteger-investimento-alta-dolar

Pois é, pessoal, a situação atual de nosso país tem desestimulado inúmeros colecionadores tupiniquins, em especial pela dificuldade que enfrentamos para conseguir nossas tão sonhadas peças. Precisamos admitir, manter nosso hobby em terra brasilis nunca foi fácil, mas atualmente, os preços beiram o absurdo, fazendo com que muitos colecionadores abram mão de suas coleções.

Ok. As coisas estão difíceis, fato. Muitos estão desanimados, fato. Mas o colecionismo não se resume apenas à aquisição, afinal de contas, não somos meros “acumuladores”. Quando o desanimo bater, lembre-se o que trouxe você para este mundo. Quais são as histórias por trás de cada uma de suas figuras?

Pequenas atitudes podem reascender a chama, mesmo em tempos de dificuldade:

Qual foi a última vez que você esteve em uma loja de colecionáveis? Acompanhar novidades através de sites e fóruns é muito legal, mas nada substitui o contato humano. Mesmo que aquisição não seja o foco da visita, ela é sempre bem-vinda para reavivar o espírito.

foto-loja-1

Outra atitude que pode dar um gás no ânimo é participar de encontros e eventos relacionados ao universo do colecionismo, como a CCXP, por exemplo. Claro, frequentar todos os eventos que aparecem por aí é impossível, mas participar ao menos de um evento como o citado acima é essencial, pois conhecer outras pessoas que partilham a mesma paixão que você com certeza servirá como estimula extra para manter, ou até aumentar, sua coleção. Afinal de contar, parte do prazer está nas amizades que fazemos com outros colecionadores.

2014-12-07 009

E qual um pouco de amor ao próximo? Procure sempre participar de exposições feitas por outros colecionadores. Admirar a coleção dos outros pode sempre revelar peças desconhecidas que ficariam simplesmente perfeitas em nossas coleções. Não se esqueça de também expor sua coleção!

11822425_10200785256510393_302993541231547832_n

Outra atividade que com certeza irá trazer um novo gostinho ao colecionismo é fotografar suas peças. Experimente, seja você um amador (como eu), ou não. Você pode acabar descobrindo detalhes até então escondidos. Sem falar que o simples fato de interagir com as peças, mudando-as de lugar ou pose, fará você ver sua coleção com novos olhos.

superhero-action-figure-toys-hrjoe-photography-9

Caso você esteja desanimado com a atual situação do colecionismo no país, lembre-se: inúmeras são as atitudes que você pode tomar antes de optar por abandonar seu hobby, mesmo que momentaneamente. Até a próxima!

— Biólogo e colecionador de bonequinhos.