Dia dos Namorados se aproximando e ainda não sabe o que dar de presente? Que tal um gibi? Os Quadrados opinaram sobre o presente ideal. Veja o conselho de cada um:

1) Marcello (eu!), a voz da razão.

Em primeiro lugar: não dê quadrinhos de presente no dia dos namorados!!! Ou pelo menos não dê somente quadrinhos. Mulheres gostam de receber flores, jóias, chocolates, essas coisas. Se você der um quadrinho e o ricardão der um buquê, meu irmão, você vai dançar.

Mas após aquele jantar romântico (pago por você), no qual você lhe deu uma jóia e terminou com uma caixa de chocolates belgas de sobremesa, após de ter mandado flores pela manhã com um belo cartão e etc etc etc, você com certeza tem moral para levá-la ao m… ahn… quer dizer…  para oferecer uma HQ.

Daí a minha indicação é uma edição de Macanudo. O motivo é simples: a garota vai lembrar de você enquanto estiver lendo aquilo, a HQ vai identificar você. Se você lhe der uma HQ infantil, vai parecer que é um crianção; ser for uma de super-herói vai parecer imaturo e violento; uma HQ autobiográfica (do estilo Retalhos), vai parecer que você é boiola (desculpem a sinceridade). Pensei em Persépolis ou uma do Joe Sacco, mas é muito sério e pouco divertido, Manara e similares pode ser uma boa ideia, já que ela vai achar (ou ficar sabendo) que você é um tarado, mas isso pode assustar algumas moçoilas. Sandman? Seja mais criativo. Todo nerd dá Sandman pra namorada.

Macanudo é o tiro certo!! Linier faz tiras divertidas, inteligentes e sensíveis (sem ser emboiolado). Tudo isso junto está no segundo lugar no ranking de como as mulheres gostam de ver os homens (o primeiro lugar é dentro de um carrão importado).

 

2) Lucas Pimenta, com boas intenções e menor poder aquisitivo.

Calma lá amigos, não sigam sem pensar a sugestão do Marcello ou você pode acabar com um rombo na conta bancária! "Chocolates belgas"?? Não, nem todo tem dinheiro pra tanto! Mais uma coisa é certa, leve-a para sair, jantar fora, flores, um vestido, um sapato de salto alto, nisso tudo o Marcello disse a verdade, senão você vai dançar, ela pode até ser mais viciada em quadrinhos do que você, mesmo assim, você dançaria feio!
 
Então, se você já fez todo trabalho de base, chegou o momento de presenteá-la com uma HQ e minha sugestão é Local de Brian Wood e Ryan Kelly. Local tem uma personagem feminina forte, que tem sua personalidade moldada por cada lugar em que ela vive. São histórias que permitem o leitor entender um pouco mais de como pensam as mulheres, além de ter uma das histórias mais bonitas e mais legal que já li nos últimos tempos: "O Namorado Polaroid".
 
Tudo isso junta-se a uma divertida série de comentários dos seus autores ao final de cada capítulo, que comentam a história e dizem quais músicas estavam escutando ao produzir aquele capítulo. Baixe todas as músicas, faça um CD para ela, vale o esforço e indique que ela leia duas vezes, uma delas, enquanto as músicas tocam!
 
Agora, aproveitem sua garota e Feliz dia dos Namorados!
 
 

3) Adalton, romântico e requintado.

E eis que chega mais um Dia dos Namorados. Dia de demonstrar, mais uma vez, o quanto você estima aquela pessoa de decidiu dividir contigo parte da vida. Um dia em que convencionou-se de que deve-se presentear a pessoa amada, apaixonada. Para isso vale de pequenas lembranças como um colar até carros de mensagens ao vivo.

  Jóias me parece meio óbvio e carro de mensagens é uma completa humilhação (sim, eu acredito nisto). 

 Então, como ser diferente?

Bem, aproveite então para conquistar a pessoa amada pelo estômago. Não falo de um restaurante chique, mas sim um verdadeiro jantar feito por você. A arte de cozinhar é uma das formas mais antigas de magia que existe e, quando bem feito, traz resultados dignos de nota. Para o prato principal, nada muito pesado, alguma variação de peixe ou frango não pesam tanto no estômago – acreditem, a última coisa que se deve ter nesse momento é a barriga empanzinada – acompanhado de um vinho branco. E claro, luz de velas. Trilha sonora? Se quiser um clima romantizado e fazer uma linha clássico com uma sacada pitoresca, Song of the Gull do King Crimson é a escolha. Você quer então algo tranqüilo e apimentado? Air é a escolha.

Finado o jantar, faça então o objeto amado notar aquele pacote de você embrulhara tão discretamente e então deixe-a esbaldar-se de fascínio por A Vida é um Delírio, um compilado da obra do espanhol Miguelanxo Prado, que pode não ser uma história de amor, mas possui uma arte que deve ser degustada a dois, sob as estrelas e com uma garrafa de vinho ao lado.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
4) Sou, a voz feminina, ou "a voz da razão parte dois".

Ok, ok, ok…

Vocês leram as opiniões dos meninos, mas, honestamente, só uma mulher sabe do que as mulheres gostam e tem duas coisas que as mulheres gostam: joias e chocolate belga, o resto é resto, afinal quem gosta de homem é gay!

E daí, meu amigo, o que você vai fazer!? Você é um “durango”, quer impressionar a guria e com a sua grana o máximo que você pode fazer é comprar uma revistinha… OPA! Revistinha!? Graças a Deus, ainda tem alguma chance de você dar certo com a menina!!!

Bem, como muitas meninas gostam de mangá (inclusive eu) vou me ater a esse gênero para dar as sugestões. Minha primeira sugestão seria uma mangá bem doce e que não tem no Brasil o Koukou Debut, mas, peraí, você tá sem grana, né!?

Vamos então analisar as possibilidades disponíveis no Brasil… Hummm… Uma ótima opção é o Fushigi Yuugi, uma mangá bem apaixonante! A série completa já foi publicada no Brasil pela Conrad, você pode tentar achar… Muito difícil!? Mas você também, heim!? Quer tudo na mão!!!

Mas vamos lá, uma outra opção que está nas bancas é Black Bird, que sai pela Panini , essa é uma história mais caliente, então é uma pedida melhor para alguém que você já está saindo, ou até quem sabe para um novo amor, desde que você do primeiro ao último número que está nas bancas para que ela possa entender TODA a história.

Meninas, espero que eu tenha indicado bem! E, meninos, se tiverem a possibilidade, sigam o passo-a-passo do Marcello!!! Rs

Black_Bird

Quanto ao que dar para o namorado, essa é difícil…

Vamos tentar ainda assim. Pelos meus parcos conhecimentos nesses estranhos seres que dividem a crosta terrestre conosco, descobri que a maioria da espécie curte duas coisas: mulheres e bebida (observem que não generalizei).  Pontos positivos: você é mulher, então se ele está afim vai amar qualquer presente que você der só para te agradar. Pontos negativos: não importa o que você vai dar, ele realmente não está ligando para isso…

Bem, para ter mais chances de ele realmente ler o que você deu para ele vou me ater aos clássicos: mangás shonen com uma pitadinha de romance, se for muito meloso eles sentem pelo cheiro e a possibilidade de nunca ser lido aumenta consideravelmente! Minhas sugestões são: Code: Breaker, que ainda não temos no Brasil, e Fullmetal Alchemist ou Samurai X , ambos publicados pela JBC.

[ATUALIZAÇÃO]

5) Dan, o imprevisível.

Dias dos namorados, já passei vários sozinho e vários acompanhado, um lugar bom para se levar alguém é sempre uma incógnita para mim. Tudo depende de quem seja a companhia, é coisa de momento (“o” Dan não gosta de planejar com antecedência, prefere o acaso).

Uma HQ que eu presentearia nesse dia; 10 Pãezinhos – Mesa para dois(Fábio Moon e Gabriel Bá). Uma bela história, simples, direta e coesa e com uma mensagem ótima no percurso, se for o começo da relação, essa revista expressa bem o que sinto para a garota presenteada.

Agora, HQ que gostaria de ganhar nesse dia, acho que qualquer uma que não tenha na minha coleção de preferência algo nacional ou algum encadernado capa dura para enfeitar minha estante.

 

7) Portilho, o surpreendido.

Infelizmente, nunca namorei nenhuma amante de quadrinhos. É claro que havia aquelas que liam uma coisa ou outra, ou não se incomodavam com minha paixão pela nona arte; então nunca pensei muito em dar HQ de presente.

Mas quando me foi pedido pelos colegas aqui do QaQ para escolher uma revista que seria ideal para presentear a namorada nessa data confesso que me deparei com um impasse, já que nunca tinha parado para pensar a respeito!
Pois bem, chalenge accepted!! e cá estou  escrevendo e tentando decidir!
Incialmente pensei em Estranhos no Paraíso, não só por ser uma HQ mais leve, engraçada e que melhor seria recebida por uma garota, mas pelo enredo e pela história de David, que se interessa por Katchoo, que ( gosta de Francine e) não dá a mínima para ele, porém, com o passar o tempo, sendo amigo e realmente interessado nela, acaba aos poucos conquistando o coraçãozinho duro da garota (e bota duro nisso!). Essa não é a trama principal, e a história não é tão simples quanto parece, mas nas entrelinhas fica essa ternura de alguém que realmente se importa e se interessa pelos problemas da pessoa que ama.
Além de Estranhos no Paraíso, outro título me vem a mente, algo mais simples que, (atenção, spoiler!) apesar de não ter um final feliz para o casal, apresenta a descoberta do amor por um jovem casao de 15 anos. Essa é a história de Retalhos.
Trata-se de uma autobiografia de Craig Thompson, onde o próprio conta como era sua vida numa pequena cidade do interior dos Estado Unidos, onde apesar da educação religiosa rígida e dos problemas pelos quais todo adolescente tímido passa (e alguns piores), consegue encontrar sua alma gêmea – pelo menos por um tempo, já que para os jovens tudo parece eterno – e viver uma história de amor e descoberta, não só do sentimento, mas de si mesmo, como pessoa.
Como eu disse, apesar do final não ser feliz para o casal, a beleza do primeiro amor encanta!
…E também porque seria uma história que qualquer pessoa, amante da nona arte ou não, se interessaria em ler, independentemente de ser quadrinhos ou não!
Mas é claro, como o Marcelo já falou antes e a Sou confirmou, não adianta só dar a HQ né! Tem que criar o clima, fazer o dia ser especial! Porque por mais fria que possa ser, toda mulher gosta de um certo romantismo! Especialmente em dias especiais.
 
Portanto meu caro, agora é com você! Já demos algumas dicas para presentear sua namorada fangirl – ou ideias para talvez fazer a luz da sua vida se interessar por quadrinhos -; agora é a sua vez de escolher um bom restaurante – particularmente, prefiro eu mesmo cozinhar e fazer uma boa surpresa para a garota – , preparar o ambiente, uma viagem… enfim, use a imaginação! Todo dia é um bom dia para reconquistar aquela que torna sua vida cada dia mais feliz! (não cara, não to falando da tua mãe nem da faxineira!!)
 
E para a menina que quiser presentear o namorado fanboy, não sei se haveria como escolher um título aleatoriamente por conta da temática. Acredito que a namorada deve conhecer melhor o rapaz, saber o tipo de HQ que ele mais gosta, e por aí vai…
Até porque todo – e não é exagero! -, TODO amante de quadrinhos, quando se interessa por algum encadernado ou coleção, a primeira coisa que faz é espalhar esse anseio aos quatro ventos! Assim como mulheres fazem com sapatos, leitores fazem com livros e HQs! Então nesse ponto, a tarefa da amante é muito mais fácil…
Mas se mesmo assim, a garota não souber exatamente o que dar, dê Eisner! Não tem erro! Não tem quem não goste das histórias do mestre! A temática certamente fugiria do romantismo que pede a presente data, mas como presente em si, é escolha certeira! =)
 
— Não gosta de falar sobre si mesmo, mas a sua orelha queima quando estão falando dele.