qaq-keli-capaAlfabetizei-me nas Histórias em Quadrinhos. Lembro-me ainda criança, quando ia à feira, no extremo leste de São Paulo, aos domingos e fazia dois pedidos: 1) pastel de queijo e 2) ao menos um gibi para ler, mesmo sem saber direito como se fazia isso – comecei para valer na leitura aos quatro anos, por influência materna. Recordo, inclusive, do Corcel amarronzado, com o porta-malas aberto e uma pilha de HQs dentro dele, além das tardes solitárias tentando decifrar os balões, o enredo dos exemplares comprados. Nem passava pela cabeça que, tempos depois, escreveria sobre Quadrinhos.

qaq-keli-1O Quadro a Quadro, que está completando mais um ano de vida neste mês, foi um achado para mim. São momentos incríveis, que vão da primeira resenha, passando por descobrir trabalhos e artistas independentes, ver pessoalmente o Mauricio de Sousa, até participar do Festival Internacional de Quadrinhos, o FIQ

Mas o mais incrível é ter a oportunidade de conhecer alguns dos colaboradores deste QaQ, os famosos Quadrados; tomara que consiga, um dia, encontrar todos! 

Sinto também que, nesta saga no QaQ, terei ainda mais emoções, seja na leitura, seja nos eventos que ocorrerem, porque esta que vos escreve, amigo leitor, é ainda uma “Quadradinha”, com muito para ler, entender e observar. E é uma saga engrandecedora!

Antes, eu tinha uma tímida coleção de mangás e álbuns que ganhei. Hoje, a gibiteca cresceu, a responsabilidade e curiosidade idem, porque a intenção, quando escrevo, é passar sensações e sentimentos do que foi lido e visto. E isso é tarefa árdua, constante.

Sei que tenho ainda muito o que aprender e vivenciar, e é uma experiência sempre desafiadora – e divertida! – fazqaq-keli-2er parte, mesmo que pequenina, tímida até, do QaQ. É assim, diga-se, o andamento da vida, uma insistente tentativa, uma insistente pilha de escolhas. 

Só posso desejar que as forças divinas engrandeçam ainda mais os Quadrados, a Nona Arte e o Quadro a Quadro, pois eu estarei por perto, para aplaudir de pé!

Parabéns, Quadro a Quadro. Muitos anos de vida!
 

 

— Jornalista freelancer, moradora de S. Miguel Paulista - SP e também colabora para o portal Jornalirismo (www.jornalirismo.com.br). Nas horas vagas, lê Quadrinhos. Nas outras também. Mais em http://twitter.com/keliv1