Monografia produzida por Diego Aguiar Vieira como requisito parcial para a obtenção do diploma do curso de Comunicação Social com habiltação em Jornalismo na Universidade Candido Mendes.

RESUMO

A jornada investigativa empreendida neste trabalho buscou a compreensão do que é o mito ocidental contemporâneo e de como o mesmo se relaciona com os quadrinhos de super-heróis. Para isso, buscou-se primeiramente a compreensão do que é o mito, como ele se manifesta e qual a sua importância. Feito isso, estabeleceu-se o que é o herói e as diferentes narrativas que dão conta de apresentá-lo no mundo moderno. Assumindo os quadrinhos como uma dessas narrativas, observou-se a manifestação do mito através das páginas de Promethea.

Palavras-chave: Quadrinhos. Promethea. Mitologia.

PROMETHEA: A RELAÇÃO ENTRE OS QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS E A MITOLOGIA OCIDENTAL CONTEMPORÂNEA

*O conteúdo desta monografia expressa a opinião de Diego Aguiar Vieira, que é plenamente responsável pelo mesmo e publicado com sua autorização.

— Adalton nasceu no último dia de uma lua cheia, mas acha que isso não tem nenhuma relação com a sua vida; começou comprando quadrinhos por puro modismo - uma edição da Turma da Mônica parodiando Jurassic Park; sua primeira compra consciente foi a edição nº 01 de Batman: A queda do Morcego, ainda formatinho. Acredita que irá terminar a graduação em Letras antes da catástrofe de 2012 e daqui até lá está estudando parte das traduções intersemióticas das peças de Shakespeare já produzidas. E nos interlúdios, tenta produzir roteiros a partir idéias rabiscadas em antigos pedaços de papel.