A Gibiteca Municipal de Santos “Marcel Rodrigues Paes” – Posto 5 abre espaço neste dia 14 para o projeto Culturalmente Santista, do jornalista e crítico de cinema André Azenha, a partir das 19h30, com entrada gratuita. No encontro, será debatido o tema “Empreendedorismo Cultural”. Participam os organizadores da Santos Comic Expo e do Nerd Cine Festival.

            O projeto Culturalmente Santista visa contribuir com a formação de público para a produção artística da região, disseminar a discussão entre artistas, produtores culturais e jornalistas do ramo, junto à sociedade, buscando gerar um mapeamento dessa produção e o legado que pode ser deixado por ela.

            O encontro na Gibiteca está dentro da quarta edição do projeto, que ocorre de 10 a 15 de novembro em oito espaços de Santos, a primeira como evento do calendário oficial do município. O projeto conta com mais de 70 artistas e agentes culturais envolvidos direta e indiretamente.

           BAÚ DA GIBITECA

          Ainda no dia 14,dois novos baús, desta vez com doações de revistas em quadrinhos para as bibliotecas Dr. Silvério Fontes, da Zona Noroeste e José Teixeira, do Centro Turístico, Esportivo e Cultural do Morro São Bento. Com estes dois novos baús, já são nove os enviados para o incentivo à leitura.

            Os baús vão acrescentar ao acervo das bibliotecas cerca de 250 gibis cada, divididos entre infantis (Disney e Turma da Mônica), para crianças alfabetizadas ou em processo de alfabetização; Comics (super-heróis) e Mangás (quadrinhos japoneses) para adolescentes e adultos. Todas as revistas são resultado das doações recebidas na Gibiteca de Santos.

            A Gibiteca vem usando os baús para estimular a leitura de histórias em quadrinhos, como recomendado, inclusive, pelo Ministério da Educação (MEC) nos seus Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

             Desde o início do projeto, já enviou sete baús: dois para o Caruara, na área continental da cidade, dois para a Zona Noroeste, dois para o projeto Leia Santos e um para a UME Lourdes Ortiz. Todos os gibis que constam do baú passam a fazer parte do acervo das comunidades, bibliotecas e projetos contemplados.

            Dia 15 acontece a quarta edição do Coffee and Drawn, desta vez com o tema Mangá/Anime, a partir das 14h30, com entrada gratuita. O evento é coordenado por Adilson Reis e Rodrigo Piovezan. Podem participar todos os interessados em desenho, mesmo que não tenham noções avançadas desta arte.

                O Coffee and Drawn acontece mensalmente, sempre com um tema diferente, e tem a proposta de reunir os desenhistas da Baixada Santista para um dia de desenho e pintura ao vivo. A atividade proporciona a troca de experiências, informações e técnicas uns com os outros, independentemente do seu nível de conhecimento. Para ajudar na tarefa, o acervo da Gibiteca fica à disposição para referências visuais.          

             A partir do dia 16, a exposição com a reprodução dos desenhos do artista Clayton Barbosa Alexandre Mello, o Clayton InLoco, autor de “Hurulla”, para a área continental da cidade.  A exposição, composta por desenhos saídos das páginas de Hurulla e outros trabalhos, ficará aberta das 9h às 18h na Biblioteca Plínio Marcos, em Caruara.

            Clayton InLoco estudou na Quanta, Academia de Artes. É natural da Baixada Santista e a HQ “Hurulla”, lançada no início deste ano pela editora carioca Devaneio, é resultado de um projeto feito em sistema de financiamento coletivo. Em abril deste ano, Clayton conseguiu viabilizar o segundo volume de Hurulla, também pelo mesmo sistema. As duas revistas contam as aventuras de um personagem bárbaro que vive numa era de magia e mistérios, em meio a cavaleiros poderosos e mulheres sensuais.

            A Biblioteca Plínio Marcos fica na Praça das Palmeiras, s/nº, no centro de Caruara e funciona das 9 às 18h, de segunda a sexta-feira e das 10 às 16h, aos sábados. Esta exposição é uma mostra da que foi feita na Gibiteca em agosto passado.

A Gibiteca é um dos equipamentos da SECULT, Secretaria Municipal de Cultura, e fica no Posto 5, na avenida da praia, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, no bairro do Boqueirão, em Santos. Funciona de segunda à sexta-feira das 9h às 19h e das 9h às 13h aos sábados e domingos, exceto em dias de eventos. Mais informações no telefone 32881300.

 

 

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.