Gibiteca faz bate papo e lançamento de revista em quadrinhos com heróis brasileiros

          A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes – Posto 5 lança neste dia 07, a partir das 17h30, a revista “Indestrutíveis – Saga Origens”, com entrada gratuita, apresentação de teatro cosplayer com a Cia. Teatro Genoma e bate papo com os autores. Escrita por Guido Van Pie (pseudônimo de Rodrigo Marcondes) e desenhada por Marcos Gratão, a revista faz parte de um projeto de quadrinhos nacionais do selo independente Don Comics.

            Os autores participam de um bate papo e depois estarão disponíveis para autógrafos. A revista tem 24 páginas coloridas, em indest2formatinho, custa R$7,50 e traz a história da luta de vários heróis contra o vilão “Drenador”, conhecido como “Olho das Trevas”. Segundo Rodrigo Marcondes, o universo Don Comics foi criado em 1988, mas somente agora pode ser comercializado.

Gibiteca abre exposição de desenhos contra o trabalho infantil

Também no dia 07, a partir das 17h, uma exposição de cartuns e ilustrações para conscientizar as pessoas sobre a questão do trabalho infantil. São trabalhos usados na campanha da Prefeitura de Santos, "Poupe a criança de um futuro ruim, não dê esmola", que vai até janeiro de 2016, feitos pelo chargista Ed Carlos J. Santana.

            A iniciativa da campanha é do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e tem apoio da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (CMPeti). Segundo a secretária de Assistência Social, Rosana Russo, o foco da campanha é esclarecer que o trabalho infantil aprisiona a criança. Os doze trabalhos que formam a exposição foram feitos como base para cartazes, folderes e outros materiais de divulgação.

            Ed Carlos Santana, o Edcarlos, é chargista e ilustrador. Começou a trabalhar em 1994 no Diário Oficial de Santos, com a tira em quadrinhos “Domingos”. Anos depois, além de tiras, produziu charges, dessa vez para um jornal de São Vicente. De lá para cá é o que mais tem feito, além de ilustrações, para diversos jornais do Brasil.

            Já fez duas exposições na Gibiteca e também na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Sesc Santos, Memorial da América Latina, Salão de Humor de Piracicaba e outros. Suas influências são muitas, mas Angeli, Glauco, Laerte, Jim Davis, Jean Galvão, Bennet, Pelicano, cartunistas americanos e franceses são as principais. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do artista pode acessar o site http://edcarlosarterabisco.blogspot.com.br/.

            A Gibiteca de Santos fica no Posto 5, na avenida da praia, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, no Boqueirão. Funciona das 9h às 19h de segunda a sexta-feira e das 9h às 13h aos sábados e domingos, exceto em dias de eventos.  

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.