A Gibiteca Municipal “Marcel Rodrigues Paes”, Posto 5, faz neste sábado, dia 25, o “1º Game Fest”, a partir das 15h, com entrada gratuita. O evento tem o apoio da Sekai Entretenimento, responsável pelo AniSantos 2015 e da Hitotsu Comunicações.

O encontro quer reunir fãs de games e cultura pop e, além de consoles para jogar de graça, terá a presença da cosplayer Alu Miaw e do palestrante Gabriel Godinho Sampaio, autor do livro Warwolf, especialista em RPG (Role Playing Games).

A cosplayer Jennifer Aguiar, mais conhecida como Alu Miaw, é santista e vencedora de diversos concursos de cosplay, sendo inclusive jurada numa das edições do PeruíbeFest. Confira toda a programação:

15h – abertura

15h – Três consoles WiiU com Smash Bros, XBOX One com Just Dance e PS4 com Guilty Gear – freeplay for all

16h – Desfile Cosplay (simultâneo ao freeplay)

17h – Palestra: Criação de personagens e desenvolvimento de narrativa de heróis, com Gabriel Godinho Sampaio

18h30 – Encerramento

No domingo, dia 26, haverá lançamentos com bate-papo a partir das 17h30 com o cartunista Sérgio Ribeiro Lemos, o Seri, e a escritora Lucila Saidenberg. Também participa do encontro o editor da Disney na Abril Cultural, Paulo Maffia.

Seri lança o seu mais recente trabalho, Bichos, homens e deuses, que reúne tirinhas divididas entre estes três temas do título. O livro foi contemplado dentro do Programa de Ação Cultural, o ProAC, do governo estadual de São Paulo no ano passado.

Já Lucila lança o livro Ivan Saidenberg: o homem que rabiscava, que conta a história de seu próprio pai, roteirista de personagens como Zé Carioca, Morcego Vermelho, Pateta e outros, e que trabalhou lado a lado com desenhistas como Renato Canini e Waldyr Igayara, por exemplo.

facebook_1437653551155

Sérgio Ribeiro Lemos, o Seri, começou sua carreira profissional em 1979 na Cooperativa dos Jornalistas de Santos. Já em 1980 foi selecionado para o I Salão de Humor de Goiânia. De 1981 a 1986 fez vários trabalhos, inclusive para “O Pasquim” (RJ) e participou dos Salões de Humor de Piracicaba e Niterói.

Em 1989 cria a personagem “Bigail”, uma menininha sapeca e inteligente, para tiras diárias de jornal.  Quatro anos depois esta mesma personagem vira garota-propaganda de uma rede de drogarias em Santos (SP). Ainda é autor dos livros infantis "Dado,o Gato Sem Rabo" e "Oto, o Menino que Abraçava Árvore" ,além de participar de catálogos de exposições internacionais como o de Zagreb, na Croácia, e até na China.

Lucila Saidenberg é tradutora e já foi roteirista de quadrinhos. Estudou Artes Plásticas em Israel, na Universidade de Haifa. Nasceu em São Paulo/SP e passou sua infância e adolescência em Campinas/SP. Emigrou para o Estado de Israel em 1988, só voltando ao Brasil em 2004.

Com passagens por jornais e revistas nos anos noventa, Paulo Maffia trabalha na Editora Abril desde 1995. Em 2004 se tornou o responsável pela seleção editorial e pelos projetos relacionados às histórias da Disney da editora.

A feira de troca de gibis também continua nos dias 25 e 26, das 9:00 às 13:00.

A Gibiteca é um equipamento da SECULT, Secretaria Municipal de Cultura, e fica no Posto 5, na avenida da praia, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, na praia do Boqueirão, em Santos. Mais informações pelo telefone 32881300. 

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.