Gibiteca de Santos recebe o Ciberpajé Edgar Franco para bate papo e lançamento

            A Gibiteca de Santos, Posto 5, recebe neste dia 21, a partir das 17h30, o quadrinista Edgar Franco, o Ciberpajé, com entrada gratuita. No encontro, ele vai falar sobre os processos criativos dos quadrinhos chamados de poético-filosóficos. Também será lançado o álbum "Retrogênese", de autoria do próprio Edgar Franco, em parceria com Al Greco. O prof. Dr. Gazy Andraus participa como mediador.

            Edgar Franco é quadrinista e o artista transmídia conhecido como Ciberpajé. É o pioneiro do gênero de HQs poético-filosóficas no Brasil, premiado com o troféu Bigorna 2009. Franco também tem extensa carreira acadêmica, sendo Pós-doutor em Arte e Tecnociência retrogenesepela UnB, doutor em Artes pela USP, mestre em multimeios pela UNICAMP, arquiteto pela UnB, e professor do programa de doutorado em Arte e Cultura Visual da UFG.
            Autor dos livros HQtrônicas: Do Suporte Papel à Rede Internet; Histórias em Quadrinhos e Arquitetura;  Processos criativos de Quadrinhos Poético-filosóficos: a revista Artlectos e Pós-humanos. Já seu álbum de quadrinhos “BioCyberDrama Saga” – parceria com Mozart Couto (Editora UFG) – foi indicado ao Troféu HQMIX 2014 de melhor edição especial nacional.

                Gazy Andraus é autor de HQs na linha chamada de “Fantástico-filosófica” ou simplesmente poético-filosófica, tendo trabalhado com quadrinhos desse tipo desde 1987, bem como com fanzines autorais e independentes. Também lançou diversas edições com suas HQs, tais como “Homo Eternus”, “Convergência” e “Extensões”, além de ter sido publicado em inúmeras revistas e tido participações em livros teóricos.

           No dia dia 22, o grupo Animelan para a maratona da franquia Soul of Gold, de Saint Seya, a partir das 14h30. Novo capítulo dentro da série clássica Cavaleiros do Zodíaco, criada por Masami Kurumada, Soul of Gold é focada nos Cavaleiros de Ouro e em Hades.

            Coordenado pelo Grupo Animelan, o mais antigo da Baixada em promover a cultura pop japonesa, o evento tem ainda muitas outras atrações. Confira a programação completa:
14:30 EP 01 – REVIVA LENDA DOURADA!
15:00 EP 04 – OS SETE GUERREIROS DEUSES REUNIDOS
15:30 EP 06 – ENTREM NAS 7 CAMARAS DE YGGDRASIL
16:00 EP 07 – DUELO ARMADURA DIVINA VS ARMADURA DIVINA
16:30 EP 08 – BALDR O HOMEM ESCOLHIDO POR DEUS
17:00 EP 09 – SAGA, O INQUEBRAVEL LAÇO ENTRE IRMÃOS
17:30 EP 10 – CONFLITO – AIOLIA VS ANDREAS
18:00 EP 11 – RESSUREIÇÃO, LOKI O DEUS MALIGNO DE ASGARD
18:30 EP 12 – O NASCIMENTO DO TESOURO SAGRADO, LANÇA GUNGNIR
19:00 EP 13 – QUE NOSSAS PREÇES SEJAM OUVIDAS, A ETERNA LENDA DOURADA

            Durante todo o dia, haverá área de desenho com premiação para os melhores trabalhos; card games – "Yu-Gi-Oh" e "Marvel Battle Scenes" e área de Exposição de Figures e Miniaturas dos Cavaleiros, aberta também a quem quiser trazer as suas action figures. A coordenação do encontro fica por conta de Alexandre Pamplona, o Shinji, e Rodrigo Modo.

A Gibiteca é um equipamento da SECULT, Secretaria Municipal de Cultura e fica no Posto 5, na avenida da praia, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, na praia do Boqueirão, em Santos. Mais informações pelo telefone 32881300.

 

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.