Olá, pessoal! Neste fim de semana temos quadrada na Gibiteca de Santos e espero todo mundo lá no dia 19/09 para um bate papo sobre HQs e Educação.

Confiram a programação enviada pela assessoria do equipamento:

No sábado, dia 19/09 – bate papo sobre “Desenho de humor e mercado”, com a participação do cartunista do jornal Expresso Popular, Alex Ponciano e com o caricaturista Dodô Vieira, a partir das 15h, com entrada gratuita. O evento faz parte da iniciativa Setembro Criativo, uma ação do governo municipal para estimular a economia criativa na região. facebook_1442404941400

               Natural de Santos, Alexandre R. da Silva, o Alex Ponciano, é ilustrador, caricaturista e chargista. Começou sua carreira em 1991 com as Tiras do Prof. Adão (sexólogo), no extinto jornal ARTENEWS. Participou como caricaturista do programa de tevê Ação & Reação, na Santa Cecília TV. Atualmente trabalha no jornal "Expresso Popular". Em 2004, junto com outros 24 cartunistas brasileiros, participou do livro “Internet@humor”.

            Douglas Vieira, o Dodô, também nasceu em Santos e começou a trabalhar com caricaturas em 2003, desenhando ao vivo em festas e eventos. Fez charges para vários jornais de sindicatos da Baixada Santista, com destaque para O RODOVIÁRIO. Também foi chargista do extinto jornal esportivo A BOLA, de São Caetano do Sul.

             Já trabalhou com caricaturas ao vivo em eventos como a Intermodal, em São Paulo e como humorista no programa de tevê Radar Esportivo, da TV COM, desenhando caricaturas ao vivo. Ganhou mais de oito prêmios entre os anos de 2008 e 2013, inclusive no Salão Universitário de Humor de Piracicaba.

            Ainda no dia 19, às 17h30 é a minha vez de integrar um debate sobre Quadrinhos e Educação. Com a participação do quadrinista, pesquisador e doutor em quadrinhos prof. Dr. Flávio Calazans, o pesquisador Lindemberg Pereira dos Santos e as professoras Andreia Cunha e Viviane Veiga Távora. O evento tem entrada franca, e integra as atividades do projeto Setembro Criativo, uma iniciativa da Prefeitura de Santos para estimular a economia da cidade e da região.

            Mestre aos 28 anos e Doutor aos 31, Flávio Mário de Alcântara Calazans tem um currículo precoce e invejável, principalmente quando o assunto são as histórias em quadrinhos. Autor de vários livros, entre eles o “História em quadrinhos na Escola”, também é fundador do fanzine “Barata”, que influenciou várias gerações de quadrinistas. Um de seus trabalhos mais recentes é a HQ “A guerra dos golfinhos”. Como pesquisador em Comunicação, Calazans se destaca também nas áreas de propaganda e mensagem subliminar multimídia.

           Lindemberg Pereira dos Santos é professor de Artes Visuais e trabalha com estamparia, além de ser especialista na utilização de aplicativos virtuais e de dispositivos móveis para edição gráfica em estênceis tipográficos.

            Viviane Veiga Távora é pedagoga e escritora. Acaba de lançar seu oitavo livro “Sem pé nem cabeça”, de limeriques, que foi premiado como o melhor livro de poemas em concurso realizado pelo MEC. Como ela mesma se define, é uma inquieta cultural que já criou vários projetos de capacitação para adolescentes e educadores.

            Andreia Cunha é professora e usa as histórias em quadrinhos como instrumento didático. Ela vai aproveitar o encontro para relatar suas experiências em sala de aula. 

Domingo, dia 20 – segunda edição do Game Fest Day, um dia todo dedicado aos fãs de videogames, a partir das 14h30, com entrada gratuita. Serão três consoles (PS3, Wii e Xbox One) com free play de games escolhidos na hora pelos participantes, entre 16 títulos.
            O evento vai funcionar como seletiva para um campeonato de free play, que será desenvolvido em três etapas, duas seletivas e uma final organizado pela Hitotsu Comunicações e Eventos. Para isso, os jogadores terão que optar entre os jogos “Just Dance” e “Mortal Kombat 9”.
            Outra atração é o concurso com cosplayers de personagens de games e uma palestra com a cosmaker Camila Félix. Segundo os organizadores, quem comparecer ao local ganhará um brinde surpresa. Camila Felix é uma das cosplayers mais experientes do litoral. Ex-campeã da CCBS (antigo circuito de cosplays da região), ainda é premiada em diversos outros eventos fora da região. 

            O 2º Game Fest Day é uma realização em parceria com a Hitotsu Comunicações e Eventos, AniSantos e Gibiteca Marcel Rodrigues Paes – Posto 5. A atividade integra a programação do Setembro Criativo, uma iniciativa da Prefeitura de Santos para estimular a economia criativa da cidade e região.
facebook_1442404763725

Serviço
            A Gibiteca Marcel Rodrigues Paes – Posto 5 (Secretaria de Cultura / Prefeitura de Santos) funciona de 2ª a 6ª feira das 9h às 19h, sábados e domingos das 9h às 13h. Av. Bartolomeu de Gusmão – Posto 5, em frente à rua Oswaldo Cruz, no Boqueirão. Para mais informações: 3288-1300.

 

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.