Como já citei em um post anterior, sempre que posso dou uma passada no Catarse.me pra ver os projetos de quadrinhos que rolam por lá. Apesar de espaçadas, minhas visitas têm valido muito a pena e este mês encontrei projetos que me interessaram bastante.

Seguem os projetos que apoiei (informações dos releases), espero que algum deles possa despertar seu interesse tambem. Mas fique esperto e não perca tempo pois o projeto Egum – HQ encerra na próxima sexta-feira, 14/6/2013.

 

Egun-HQEgum – HQ
Por André Luiz Alonso de Assis

A HQ “Egum” conta a história de Rubens Carneiro, um candidato fictício a governador de estado no Brasil que, como todo político corrupto, está acostumado a viver em função de manipulações e roubos para conseguir seu poder. Devido a seus golpes, acaba sendo assassinado por vingança e então, ao invés de descansar em paz, será convidado a continuar fazendo o que sempre soube fazer de melhor em vida: influenciar e atrapalhar a vida de todos, roubando e vampirizando tudo o que consegue.

Seria assim até o fim dos tempos? Aproveite essa história carregada de simbolismo, misturada com a variação gráfica da equipe, para descobrir. São quatro quadrinistas e três ilustradores, cada um de um canto do país e de um estilo gráfico característico. Você pode ver o teaser da HQ aqui.

 

Apagão – Vol. 1 – Cidade Sem Lei/LuzApagao
Por Raphael Fernandes

Nos anos 2010, a cidade de São Paulo foi desligada da tomada após uma misteriosa queda no abastecimento de energia elétrica. Essa situação se agravou quando, após alguns dias, todos perceberam que a eletricidade não voltaria tão cedo. O caos e o desespero se espalharam como uma praga de gafanhotos por toda parte.

Algumas gangues dominaram regiões da cidade e Sampa virou uma cidade sem lei, onde os mais fortes dominam os mais fracos.

Entres essas gangues estão os Macacos Urbanos, um grupo de jovens que decide lutar para proteger as pessoas e garantir a dignidade da população. Porém, com a chegada do escolhido, que foi profetizado nas visões de Apoema, a situação vai piorar bastante. Terão eles que enfrentar o fim do mundo ou algo ainda pior?

Escrita por Raphael Fernandes e com arte de Camaleão, Apagão – Vol. 1 tem como referências Vertigo, ZDM, Y – O Último Homem, Batman – Terra de Ninguém, The Originals, Akira e Heavy Liquid (quadrinhos);Laranja Mecânica, Warriors – Guerreiros da Noite, Cidade de Deus, Mad Max e Fuga de Nova York (filmes); e nos games Double Dragon, Streets of Rage ou qualquer Beat’n Up com punks e mulheres de chicote. 🙂

 

 
Ok, não é uma HQ. Mas quando a fantástica colorista Cris Peter, que além de diversos trabalhos para a DC, Marvel e Vertigo também coloriu magistralmente Magnetar, resolve escrever um livro sobre colorização tem tudo haver com a nona arte.
 
O objetivo é produzir um livro de teoria sobre cores com uma linguagem que agrade tanto ao pessoal que trabalha na área das artes visuais quanto aos que apenas se interessam pelo tema.
 
Se você quiser ver um exemplo de como será o estilo do conteúdo do livro, visite os antigos posts da autora aqui. Nesta empreitada a Cris Peter estará acompanhada de Ariane Rauber e Marina Garcia.

 

Votu – O Demônio da AmazôniaVotu
Por Mario Cavalcanti

“Na majestosa e misteriosa Amazônia, habita um ser fantástico, tão grande quanto uma árvore e com a força de dez homens. Segundo conta uma lenda local, a criatura, conhecida como Votu (Vento em tupi-guarani), emerge das densas matas para punir severamente aqueles que de alguma forma prejudicam a fauna e a flora”.

“Votu – O Demônio da Amazônia” é uma HQ de Horror independente que narra uma das supostas aparições da bestial criatura Votu, que há muitas décadas habitaria a região da Selva Amazônica. Mesclando ficção com realidade – e em muitos momentos usando linguagem de documentário -, o universo do Votu fala sobre uma Amazônia sobrenatural, cansada de ser agredida por malfeitores. A história trata também de problemas atuais, como tráfico de drogas e de animais silvestres.

No total, a HQ terá 28 páginas de 17×26cm (tamanho que ficou conhecido no Brasil como formato americano) e tiragem de 1.000 exemplares. Todas as páginas são coloridas e com impressão de qualidade. O miolo é em papel couché 90g e a capa é em cartão 250g.

Votu tem roteiro de Mário Cavalcanti e arte de Pedro Elefante.

 

Cuecas por Cima das Calças
Por Rafael Koff

“Cuecas por Cima das Calças” vai ser um livro com tirinhas parodiando o universo dos super-heróis. Ele vai ter o formato pocket, com 100 páginas, todo colorido e você pode ganhar alguns dos outros livros do autor (de acordo com o seu apioi), além de outras coisas legais.

Confira também a Fanpage do projeto para ver um preview com algumas das tiras e ficar por dentro das novidades. Importante: o livro será voltado para o público adulto.

Cuecas por Cima

— Sergio Barretto teve um passado nebuloso sobre o qual nunca fala. Ninguém sabe ao certo o que ele fazia, mas alguns indícios de ações secretas e aterradoras já desestimularam muita agente a continuar investigando. Hoje é um homem sério, cumpridor de seus deveres e apaixonado por histórias em quadrinhos desde que se entende por gente, e a cada ano faz mais tempo que ele se entende por gente. Faz parte do Quadro a Quadro desde sua criação e costuma ser gente boa, mas as vezes passa a impressão de que seu passado sombrio pode retornar a qualquer momento, pondo a todos em perigo.