Em março deste ano, em Portugal, a Asa (maior editora de quadrinhos do país) vai publicar, em parceria com o periódico Público, uma nova coleção com grandes sucessos dos quadrinhos franco-belgas. Serão, ao todo, 12 volumes (formato 23,5 x 31,2 cm, colorido, capa mole), cada um com dois álbuns (exceto o volume 8, Max Fridman, que tem apenas um álbum).

Para os portugueses essa coleção tem um gostinho ainda melhor, pois apresenta aos leitores as continuações de sete séries muito esperada pelos fãs e que tinham sido abandonadas há anos, além de cinco séries inéditas na terra de Fernando Pessoa.

No Brasil essas parcerias são raras, apesar da tímida iniciativa do jornal Extra, do Rio de Janeiro, que junto com a Escala Educacional, lançou em 2010 a coleção Literatura Brasileira em Quadrinhos. Resta ao leitor tupiniquim que tenha interesse, encomendar as edições portuguesa.

Vamos aos álbuns:

Valérian e Laureline ou simplesmente Valérian é uma série de quadrinho francesa de ficção científica criada pelo escritor Pierre Christin e o desenhista Jean – Claude Mézières em 1967. Na história, em pleno século 28, Valérian e Laureline, dois agentes "espaço-temporais" viajam pelo universo através do espaço e do tempo.

O Gato do Rabino é uma série francesa, criada por Joann Sfar, que já teve dois volumes publicados no Brasil, pela editora Zahar. Na história, um gato engole um papagaio e ganha o poder da palavra e começa a discutir, filosofar sobre o judaísmo com um humor bastante inteligente.

XIII Mystery é um spin-off da série XIII criada por William Vance e Jean Van Hamme. Todos os volumes são supervisionados por Van Hamme e uma equipe diferente a cada álbum, traça os caminhos dos personagens da série original.

Esta edição da Asa representa os dois primeiros volumes, lançados em 2008 (O Mangusto) e 2009 (Irina). No primeiro, Xavier Dorison (Roteiro) e Ralph Meyer (Desenho), narram o passado do Mangusto antes deste ser um temível assassino. Em Irina, Eric Corbeyran (Roteiro) e Philippe Berthet (Desenho) relatam o passado de Irina Svetlanova em um orfanato na Bielorrúsia.

As Aventuras Extraordinárias de Adèle Blanc-Sec é uma série francesa criada pelo magistral Jacques Tardi em 1976 para a editora Casterman. Adèle é uma cínica heroína e suas aventuras ocorrem entre os anos de 1911 e 1922 em Paris. Recentemente teve um filme, que no Brasil foi chamado de "As múmias do Faraó".

O francês Bernard Cosey retrata neste álbum a cultura tibetana, o Himalaia e a história da China. Um joven inglês encontra um jovem tibetano, LHAL Gifford, o guardião do segredo do Buda Azul e um amor impossível nasce entre eles.

I.R.$ é criação de Vrancken e Stephen Desberg e conta a história de Larry B. Max, um especialista incomum do IRS, o poderoso órgão de coleta de impostos dos Estados Unidos.

Com roteiro de Jean Dufaux e arte de Philippe Delaby, Murena é uma das mais famosas obras em quadrinhos do mercado franco-belga. A série retrata com romantismo e realismo a Roma do século I d.c. Roma, a cidade imperial alarga seu poder sobre o mundo… Crime, ambição e inveja escorrem pelas páginas desta magnífica série.

Max Fridman foi criada pelo artista italiano Vittorio Giardino. A série apresenta Fridman, um agente do serviço secreto francês, que não é dotado de força física e coragem, mas é considerado o melhor do ramo. A história se passa em 1938 com uma europa rumo a uma guerra iminente. Os desenhos de linhas claras permitem um cenário digno dos melhores romances de espionagem. 

Em busca do pássaro do tempo é uma série franco-belga de fantasia.  O mundo de Akbar está em perigo… A princesa bruxa Mara descobre o rabisco dos deuses, entretanto, conjurar um feitiço pode demorar… Ela envia seu ex-amante Bragon e sua filha Pelisse em busca do pássaro do tempo!

Largo Winch é uma série franco-belga com um personagem de mesmo nome, criada por Jean Van Hamme (roteiro) e Philippe Francq (desenhos). Largo Winch foi adotado pelo milionário Nerio Winch, 26 anos depois Nerio é assassinado, deixando para Largo todo seu império econômico. Winch luta contra forças ocultas que querem tirá-lo do poder.

O Vagabundo dos limbos é uma série de quadrinhos de ficção científica criada em 1975 por Christian Godard e Julio Ribera. Axle é um alto funcionário do Império Galáctico pertencente a um universo paralelo. Nasceu em Xylos, um planeta onde é proíbido sonhar. Sua companheira é Musky, herdeira do Principado dos Ethernautas. Uma série complexa, que envolve profundas questões sobre psicanálise, considerada uma obra monumental dos quadrinhos de ficção científica.

Premiada série de Luc Jacamon & Matz, O Assassino é uma série de cinco álbuns que narra a vida e a psicologia de um matador, bem diferente dos estereótipos dos romances policiais e do cinema.

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...