Hoje a Gibiteca municipal de Santos Marcel Rodrigues Paes comemora seu 23º aniversário com uma grande festa e nos últimos dois anos e meio eu pude acompanhar muitos dos eventos que ela promoveu, por isso, em nome de toda equipe do Quadro a Quadro gostaria de parabenizá-la por mais um ano de vida.

Quando me juntei ao Quadro a Quadro não sabia muito bem de que forma poderia contribuir com o blog e o Lucas Pimenta sugeriu que eu cobrisse os eventos da Gibiteca, pois grande parte deles envolvia o lançamento e divulgação de artistas independentes do universo dos quadrinhos, muitos deles sem outro tipo de divulgação além dos bate-papos e encontros como os que costumam ser promovidos em Santos.

Então, nesses últimos anos tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, entre artistas, roteiristas, críticos, produtores, fãs, leitores de HQs, cosplayers, mas acima de tudo, fiz amigos, ou seja, posso dizer que a Gibiteca é uma grande família e que me sinto parte de algo extraordinário.

A dedicação com que seus colaboradores realizam cada evento se reflete em números: foram mais de 200 só este ano! O impacto dessas ações é algo que pretendo avaliar futuramente, mas adianto que hoje em dia não é mais possível imaginar a cidade e sua agenda cultural sem estes eventos.

Por isso, em nome dos Quadrados, parabenizo a Gibiteca e todos os frequentadores que fazem de cada encontro uma grande festa entre amigos.

Feliz aniversário e muitos, muitos anos de vida!

A programação completa você confere aqui.

Confira alguns dos depoimentos enviados à Gibiteca no ano passado:

caderno especial gibiteca-page-001

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.