Um sketchbook é, de forma bem resumida, um bloco de anotações onde desenhistas elaboram seus processos criativos: rascunhos, estudos de personagens, de perspectivas, cores, tintas, mapas mentais, inspirações, devaneios…

Pensando na riqueza que existe em um sketchbook, a Livraria Pop lançou "Sketchbooks – As páginas desconhecidas do processo criativo", um livro que aborda o processo criativo de 26 artistas contemporâneos brasileiros, dentre eles, Lourenço Mutarelli.

E, por apresentar um sketchbook tão rico em matéria criativa, a Pop resolveu produzir uma edição especial só com os sketchbooks do Mutarelli que, nas palavras do próprio autor “dentro deles estão algumas das melhores coisas que já fiz”. Para isso, eles inseriram o projeto no Catarse – site de financiamento coletivo ou crowdfunding – no intuito de viabilizar o projeto. As recompensas vão desde convite para o lançamento do livro e botton passando por edições autografadas até um bate-papo por o Mutarelli e os editores por conta da casa.

Abaixo você pode conferir mais sobre o projeto:

 

— Adalton nasceu no último dia de uma lua cheia, mas acha que isso não tem nenhuma relação com a sua vida; começou comprando quadrinhos por puro modismo - uma edição da Turma da Mônica parodiando Jurassic Park; sua primeira compra consciente foi a edição nº 01 de Batman: A queda do Morcego, ainda formatinho. Acredita que irá terminar a graduação em Letras antes da catástrofe de 2012 e daqui até lá está estudando parte das traduções intersemióticas das peças de Shakespeare já produzidas. E nos interlúdios, tenta produzir roteiros a partir idéias rabiscadas em antigos pedaços de papel.