No dia 12/10 fomos convidados pela Quanta Academia de Artes e o Sesi, para um café e bate-papo com outros jornalistas e editores de HQ. O objetivo do evento era discutir o mercado brasileiro de HQ e conhecer mais de perto o selo Sesi-Quanta de Quadrinhos que foi lançado em setembro de 2015.

De lá pra cá, 12 álbuns foram publicados e mais 6 devem ser editados até a CCXP 2016. Não é preciso mencionar o quão significativo é ter uma iniciativa como essas que privilegie os artistas nacionais, uma vez que a grande mídia não costuma divulgá-los, o que dificulta que o público tenha acesso a esses trabalhos.

A parceria da Quanta com o Sesi garante que artistas publiquem seus quadrinhos sem custo e com uma qualidade gráfica impecável. Grande parte dos títulos é voltada para o público juvenil e o Sesi garante a distribuição dos álbuns com tiragem média de 1000 exemplares por edição. À Quanta cabe a seleção dos álbuns e a consultoria aos artistas sobre edição, cores, diagramação, etc…

A parceria com o Sesi também vai além da publicação dos quadrinhos: lançamentos, oficinas e outros eventos são oferecidos pela Quanta, que já se consolidou como uma das principais escolas de artes do país, sendo procurada por pessoas de todos os estados. Ou seja, uma união que beneficia não só os artistas, mas o público em geral que pode ter acesso a obras diversas com uma qualidade que não deve nada ao mercado internacional.

Nós fomos presenteados com esses títulos, portanto, fica aqui nosso agradecimento e o desejo que o selo continue gerando frutos maravilhosos! 
Obrigado à Quanta e ao Sesi. Leremos todos com muito carinho!
img_20161012_202448

QUANTOON
Coletânea de tiras criadas pelos artistas Matteo Papaiz, Alexander Santos, Ronaldo Barata, Lilian Carmine, Thiago Cruz e Artur Fujita, todos profissionais de ilustração, quadrinhos e literatura, ligados à Quanta. As tirinhas abordam diversos assuntos com muito bom-humor e em variados estilos.

SOBRENATURAL SOCIAL CLUBE
Primeiro álbum da série criada por Ronaldo Barata, diretor de arte do Quanta Estúdio. Nele, os personagens Rubens, Ivan e Jorge investigam os mais estranhos eventos e enfrentam todo tipo de criatura do sobrenatural que assolam a cidadezinha chamada Vale de São Gervársio. É o primeiro álbum solo do artista!

SOBRENATURAL SOCIAL CLUBE – Volume 2
Uma estranha e misteriosa criatura ameaça as noites sossegadas de Vale do São Gervásio, transformando as pessoas em zumbis! Mas que segredos guarda tão abominável criatura? E, mais importante, como detê-la? Cabe a Rubens, Jorge e Ivan desvendar mais esse mistério nesta segunda aventura do SOBRENATURAL SOCIAL CLUBE!

QUE DEUS TE ABANDONE 
Mais um verão, mais um temporal na região serrana do Rio de Janeiro. Mais um deslizamento no morro, onde casas e famílias são devorados pela terra. Nada de novo acontece.
Mas aquele morro não é o lar de Bárbara. Ela se une aos moradores que se mobilizam para salvar as vítimas soterradas, tão assustada quanto eles. Ela se une a eles, mas ela não os conhece. Não conhece especialmente Donato. De todas as vítimas, Donato e o destino colocaram sua vida nas mãos de Bárbara. Nas dela e de mais ninguém. Ela não conhece os moradores, mas eles conhecem Donato. Conhecem e, por isso mesmo, recusam-se a resgatá-lo. Bárbara tem à sua frente mortos, feridos e desabrigados. Tem também a decisão mais difícil de sua vida.

POGANDO
Baseado na adolescência da autora, vivida na zona leste de São Paulo, “Pogando” acompanha Cherry em uma fase de mudanças e descobertas. Com o sufoco gerado pela escola e família, o punk rock surge como forma de libertação. A turma nova, os primeiros rolês, as brigas, as brincadeiras, fragmentos de sua juventude narrados de forma despretensiosa e rico em referências musicais.

OSSOSTORTOS 
O álbum Ossostortos é uma coletânea que reúne o melhor dos dez anos de produção das tiras surtadas e infames criadas e produzidas por Thiago “Ossostortos” Cruz.

GAROTO VIVO
QUEM É VIVO SEMPRE APARECE!!! Depois de um longo período, Caio retorna ao acampamento do além para reencontrar seus amigos e aprontar novas confusões com essa turma muito esquisita, mas muito divertida! Os mortos que se cuidem porque O GAROTO VIVO está de volta!! 

PARAÍBA
O livro narra o relacionamento de Fernando e Laura, através da intercalação de diferentes tempos e espaços: confrontando suas experiências de vida totalmente díspares e suas angústias que, ainda assim, são tão semelhantes; ou construindo os planos de, juntos, fugirem de São Paulo para a Paraíba, deixando para trás o trabalho, as restrições, a vida.

TALVEZ ISSO…
Coletânea de tiras e páginas quadrinizadas criadas por Marcelo Campos, em 2007, a partir de interpretações filosóficas de lições de vida, livros que leu e músicas que escutou. É uma pequena mostra de tudo que influenciou o artista e, por consequência, seu estilo e pensamento gráfico.

MINEIRÃO E ZÉ BONFIM

1789, Brasil colônia. Em meio à conjuração mineira dois faiscadores procuram seus bens mais preciosos em Vila Rica. Mineirão e Zé Bonfim tornam-se amigos de Tiradentes e outros inconfidentes da nossa história e acabam se metendo em encrencas com o Governador das Gerais e sua milícia. Uma aventura histórica com a participação de personagens reais e folclóricos, como Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Chico Rei, entre outros. Isso tudo num dos períodos mais importantes da formação social e política do Brasil.

ELOIZA ATERRORIZA

Uma artista mal compreendida ou uma funcionária antipática? Na casa do terror, a múmia não consegue se enturmar com seus colegas monstrengos. Debaixo dos trapos, Eloiza, a jovem que sonha ser dançarina, se pergunta por que não a convidaram para a festa enquanto, no sótão da mansão, algo real e horripilante se manifesta ameaçando a noite festiva. Será que o sarcófago emperrará de novo? Será que ela ficará para a festa? Será que conseguirá dançar? Morte, paixonite e assombração, numa história de aterrorizar!!!


Os álbuns do selo SESI-SP EDITORA / QUANTA ACADEMIA DE ARTES estão a venda nas livrarias Saraiva, Cultura, Livraria da Vila, Fnac e no site da SESI-SP Editora.

 

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.