futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e claro os quadrinhos não poderiam ficar de fora. A idéia deste post é apresentar um pouco do cenário de alguns desses futuros nas histórias em quadrinhos, seja distopico ou utopico.
*Como estamos em 2015, só vale HQs que se passam de 2016 em diante (Menos nas menções honrosas. Ali vale tudo).

2419 – Buck Rogers

buck02

Tendo aparecido pela primeira vez em 1928, no conto Armageddon 2419 A.D., escrito por Phil Nowlan e publicado na revista Amazing Stories. O próprio Nowlan adaptou o conto para as HQs em 1929, tendo Dick Calkins como artista. Na história, Buck Rogers ficou preso em uma caverna, onde um misterioso gás o deixou em estado de animação suspensa durante 500 anos. Ele despertou no futuro, em um planeta completamente diferente do que conhecia. O mundo agora é dominado pelos Mongol Reds, que primeiro conquistaram a Europa e Asia, em seguida levaram apenas 3 horas para devastar os EUA. Os sobreviventes formaram pequenas comunidades que vivem as sombras do grande império Mongol. 

2074 – Planetes

21534779522_3f14e1fd29_b

Planetes é um mangá seinen criado por Makoto Yukimura (autor de Vinland Saga),e talvez seja o futuro mais plausivel da minha lista. No futuro as viagens para o espaço não vão ser algo tão complicado e difícil de se fazer, tornando viagens para fora do planeta normais e constantes. Neste futuro a humanidade conseguiu sessar seus conflitos para avançarem como um só, tecnologicamente e socialmente. Ainda assim continuamos deturpando e estragando o que existe. Há problemas com excesso de detritos espacias, a substituição da fonte de energia explorada até o esgotamento, e até ataques terroristas e ameças de que o lugar dos humanos nunca foi o espaço.
*Até o momento Planetes teve 3 de seus 4 volumes publicados pela Panini.

2099 – Marvel

spiderman_2099

Em 1992, a Marvel lançou o universo 2099, que mostrava versões de seus principais super-heróis num ambiente mais sombrio que o universo tradicional. O mundo de 2099 é uma distopia Cyberpunk (semelhante a Blade Runner). A América do Norte é um gigantesco estado policial, governado por algumas grandes megacorporações, mais notavelmente a Alchemax, que detém a polícia privada chamada Olho Publico. Antes do Homem-Aranha (Miguel O'hara), não havia super-heróis ativos e os antigos heróis foram mistificados (Os Thorestes e suas igrejas dedicadas a Thor). Os cidadões ricos habitam os grandiosos prédios da Cidade Alta, enquanto os menos afortunados lutam para sobreviver no submundo. O sistema de moeda monetária usa implantes comumente conhecidos como cartões. Existem cartões de alumínio, cartões de ouro, e os cartões de platina. Outro tipo de cartão são os black cards, que dão ao proprietário fundos ilimitados e imunidade lei. Há também um estado conhecido como decred, que nega o acesso a muitos locais públicos, tais como hospitais, hipermercados e shopping centers.

2031 /2137 – Juiz Dredd

carlos-ezquerra-dredd

O futuro distópico de Dredd, criado por John Wagner e Carlos Ezquerra, teve inicio ainda no meio do século XXI, com o planeta seriamente danificado por uma série de conflitos internacionais. A maior parte do globo terrestre encontra-se contaminado por radiação, forçando a população remanescente a aglomerar-se em grandes cidade protegidas chamadas Mega-Cities. Localizada na costa leste americana, Mega-City One é uma das três mega cidades americanas, além de Mega-City Two e Texas City, sendo a maior e mais populosa. Nesta, todo o trabalho, principalmente industrial, é automatizado, deixando mais de 80% da população desempregada. A área densamente povoada, somada ao alto índice de desemprego e a baixa perspectiva de vida, torna-se um “prato cheio” para a 2000ad-art-carloscriminalidade, ganhando status de epidemia. Forçado pelo aumento exponencial da violência, em 2031, o governo americano dá aval para o secretário de segurança, Eustace Fargo, criar o sistema dos Juízes, que consiste em entregar o processo jurídico/penal a pessoas altamente treinadas, que acumulariam, assim, as funções de policial, juiz e executor, acabando com toda a burocracia do
sistema judicial tradicional. Assim, Eustace Fargo é considerado o primeiro e perfeito Juiz, – Os irmãos Joseph (O personagem principal) e Rico Dredd são clones de Fargo. Cinquenta anos depois, o presidente Booth convence a população da necessidade de uma guerra para recuperar o prestígio americano, iniciando um conflito nuclear para tomar posse das reservas estrangeiras de petróleo. O embate causa danos irreparáveis: o presidente é deposto e condenado por crimes de guerra pelos Juízes. Em decorrência disso, estes acabam assumindo o comando administrativo do Estado, e considerando conceitos como democracia altamente perigosos.
Atualmente as histórias se passam em 2137 (Dredd já tem uns 50 anos só de carreira), e Mega City One, já sobreviveu há guerras contra robôs, uma guerra contra Mega-City Two (Guerra do Apocalipse), atentados terroristas com bombas atômicas e muito mais…

2179 – Aldebaran

aldebaran

Em 2047 foi descoberto o primeiro planeta semelhante a Terra, trata-se de Aldebaran-4, em órbita ao redor da estrela Aldebaran na constelação de Touro, distante 64 anos luz da Terra.11 de setembro de 2079 data histórica da fundação da primeira colônia humana fora da Terra. Em abril de 2084, as viagens além da velocidade da luz foram suspensas pois outras naves que partiram para colonizar Aldebaran, simplesmente desapareceram quando ultrapassavam a velocidade da luz. No mesmo ano em Aldebaran, o satelite que permetia o contato com a Terra entra em pane e para definitivamente de transmitir.
A trama escrita e ilustrada pelo brasileiro Leo, começa em 2179 mostrando os decedentes dos colonos vivendo com o que sobrou da tecnologia da Terra num planeta repleto de criaturas misteriosas e vastos oceanos. Claro que existem aqueles dispostos a descobrir os segredos de Aldebaran, mas o governo está disposto a manter esses segredos muito bem escondidos.
*A série "os mundos de Aldebaran" teve seus 10 primeiros albuns publicados no Brasil em 5 partes em 2006 pela Panini. Na Europa a série é composta por 17 albuns.

2023 – Nikopol

A Trilogia Nikopol - Enki Bilal (5)

A Trilogia Nikopol, do francês nascido na ex-Iugoslávia Enki Bilal, é considerada uma das grandes obras dos quadrinhos europeus de ficção científica oitentistas. Na história acompanhamos o astronauta Alcide Nikopol, que em 1993 foi condenado por deserção por um tribunal militar frances a ser enviado ao cosmos sem esperança de retorno. Sendo que os vinte primeiros anos da viagem deveriam se passar em estado de hibernação. Por acidente a nave de Nikopol cai na Terra no ano de 2023 as vesperas de uma nova e inutil eleição. Ao acordar, Nikopol descobre-se numa Paris onde viajantes alienígenas são parte da nova miscigenação; ainda há sinais de contaminação e doença causados por duas guerras atômicas; além da separação de habitantes pobres e ignorantes, totalmente desprezados pela elite comandada por homens, enquanto mulheres eram aprisionadas e condenadas a repopular a nação.
*Nikopol foi publicado no Brasil pela editora Nemo em 2012.

 

Século XXVI – Xenozoic Tales

Xenozoic_Tales_in_GURPS-1

Xenozoic Tales é o título de uma série de quadrinhos alternativos criado por Mark Schultz cuja ação transcorre no distante século XXVI (não é dito o ano especifico).Os velhacos devem conhecer já que a HQ deu origem ao jogo Cadillacs e Dinossauros (e uma animação com o mesmo titulo). Na trama,a Terra foi devastada pela poluição e por desastres naturais de todos os tipos. Para escapar, a humanidade construiu vastas cidades subterrâneas na qual viveram por cerca de 600 anos. Ao voltar à superfície, os humanos descobrem que o mundo foi repovoado por dinossauros. Nesta nova era Xenozóica, a tecnologia é extremamente limitada e aqueles que possuem habilidades mecânicas conquistam respeito e influência. O protagonista Jack Tenrec, opera uma garagem na qual ele restaura carros, principalmente Cadillacs. Dado que o mundo pós-apocalíptico já não possui a capacidade de refinar petróleo, Tenrec modifica seus carros para correrem usando guano de dinossauro como combustivel.

Menções Honrosas (daqui em diante a pesquisa é por sua conta):

 Kamandi: The Last Boy on Earth

kamandi-108117

Neon-Genesis Evangelion

neon-genesis-evangelion-2552485-1024x698

Descupas pra quem curti, mas acho Evangelion tão ZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzz…

V.I.S.H.N.U.

vishnu_bx

Nathan Never

1366640851029

Barbarella

44_3x1

Nikolai Dante

scan0127

Um futuro onde todos os países fazem parte do grande Império Russo. Será que o golpe comunista finalmente aconteceu? Leia e descubra (era publicado no mix da finada Juiz Dredd Megazine). A CORDA BRAZIL!

V de Vingança

V-for-Vendetta-v-for-vendetta-473659_1280_1024

Na epoca em que foi publicada 1998 era um futuro distante ainda.

Nausicaa, do vale dos ventos

nausicac3a4-del-valle-del-viento-manga

E por hoje é só. Sinta-se a vontade para citar outros futuros que julga interessantes aí nos comentários.

KIMOTA!!!

— Beto Magnun quando criança queria se tornar membro dos Novos Titãs e dos X-men, mas com o passar dos anos, acabou se tornando uma das pessoas invisíveis das histórias do Will Eisner.