O coreano Jin Woo Choi cuidou do departamento de Cartum Digital do SICAF, evento que premiou no ano passado o gaucho Rafael Correa e os finalistas William Martins (SP) e Daniel Ete (Campinas). Montou tambem, uma Expo paralela de brasileiros no Sicaf. Saiu do Sicaf e está trabalhando para a empresa que criou, o ICAFE, com exposições do francês Sempé e do japonês Osamu Tezuka.

Jim Woo Choi, chegou ao Brasil, com a missão de montar duas exposições com trabalhos representativos da cultura Latino-americana:

– Cartuns que mostrem nosso povo, nossas cidades e culturas para o povo coreano.
– Quadrinhos que mostrem o Brasil de 1900 aos dias de hoje (páginas avulsas datadas).

Jin precisa receber os trabalhos digitais em CD, com apresentação em inglês do cartunista/quadrinhista.
Ele fica em São Paulo até quarta ou quinta, depois segue pro Rio de Janeiro, Curitiba e Brasilia. E na sequência: Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolivia, Peru, Colômbia e Cuba.

Portanto, tragam seus cartuns ou quadrinhos (em inglês e em CD) focados no tema "Brasil". Não precisam ser focados no folclore, o interessante é retratar o Brasil, seja do interior, seja das metropóles.
Quem quiser pode enviar portfolio por e-mail:
truerain751@naver.com

CHOI EM SAMPA
03/03 (Sábado):
– 12h00: Visita ao Estudio Impacto, com Klebs Jr.
http://www.impactoquadrinhos.com.br

– 17h00: Bate-papo com ACB na HQmix Livraria e recebe portfolios de Cartunistas (com Gualberto, Daniela e Jal)
Nova HQMix Livraria
Rua Tinhorão, 124
Higienopolis (ao lado do Pacaembu e da FAAP)
(11) 3259 1528

06/03 (Terça)
– 14h00: Visita a Devir, com Douglas Quintas, Nick Farewell e Bira Dantas
http://www.devir.com.br
Rua Teodureto Souto, 624
Cambuci
(11) 2127- 8787

– 18h00: Bate-papo na Comix com a AQC, com Worney Almeida e Bira Dantas
http://www.comix.com.br
Al. Jaú, 1998
Cerqueira César
(11) 3088-9116
Campinas (SP)
07/03 (Quarta)

– 16h00: Bate-papo e apresentação de portfolio na Pandora Escola de Arte, com Bira Dantas, Ricardo Quintana, Amilcar, Paffaro e Fabiano Carriero
http://www.pandora.art.br/
R. Joaquim Novais, 146
Cambuí
Campinas
(19) 3234.4443

Ele já passou pela Impacto (do sempre solicito Klebs Jr, não é o Cabeça-de-Teia, mas é o amigão de todas as horas).
http://impacto-quadrinhos.blogspot.com/2012/03/ele-chega-hoje-ao-brasil.html

Passou pela HQmix Livraria (dos boa-praças e barra-limpas – não são o Thor –  Gualberto e Daniela Baptista), onde encontrou Jal e vários cartunistas que levaram seus portfolios para ele. Passeou pelaAv. Paulista e visitou o Masp (veja fotos na sua galeria do facebook)

Ele ficou surpreso com a hospitalidade e camaradagem brasileiras, Klebs Jr. foi buscá-lo no hotel em que ele estava hospedado e depois de fazer uma turnê pela Escola-Estúdio, o levou a Livraria HQ Mix e ficou impressionado com a qualidade de trabalhos de artistas como Lelis, Andre Diniz, Artur Matuek e Rodrigo Okuyana, entre outros.
 

RECADO DE JIN WOO CHOI

Hello Bira
Bom dia
Feliz aniversario para você"
why don't you tell me before there are such a nice and wonderful works among brasilian artists ^^"
If you informed me in advance, i would not be so surprised like that yesterday ha ha
For example:
I fall in love with deeply on the instance by Lelis and
and Arthur Matuek and Rodrigo Okuyana etc
Especially Arthur Matuek's works…. wow… i think most koreans will like their works absolutely
and before i leave Sao Paulo, i'd like to buy that book and will send back to my home by air-mail
And not only good works but also there are nice/kind friends at there, impact studios and HQ mix
I felt happiness at there by having talks with them and learn something special also
I do appreciate of your arrangement for me
Actually i just wanted to meet some artitsts whom i made contact with already – what i mean the persons
whom i came to know last year through SICAF- cause i'm a little shy guy, however, i changed my mind
yesterday that i will try to meet anybody as many as possible cause i can find good friends/works accidentally
Today, i will go to Sao Paulo Museum by myself and walk around downtown of Sao paulo
I'm now prepared to meet another new world !!
Thanks a lot again
Hope to meet you soon
Regards

 

Jin woo Choi now in Brasil

IMPULSO HQ

"Nova visita coreana é mais uma possibilidade de quadrinhistas brasileiros exporem cartuns do outro lado do mundo."
 

Hello Bira
I went to Quanta academia de arts this afternoon and it's really good time/experience to me As you know well, i didnot get any answers from Raffael in that school so when i got there, nobody knows about me and why this guy come to this school, a kind of little confusion but everything will be fine after i showed your blog introducing my travel ha ha ha
I had talks with Marcelo Campos about 30 minutes He is really nice and having firm philosophy about his school and arts and as a result i have no choice but to be impressed by him again 🙂
After having meeting with some artits in Sao, i wrote something regarding this meeting not to be forgotten and that will be a good materials for me after i come back to Korea And regarding interview, would you give me a time pls? 
Cause i'm not an official employee of ICAF now so i need to be careful to answer any questions about ICAF I will ask the president of ICAF first (i will send him this interview) and if i can get his confirmation, And we will have meeting tomorrow at Pinacoteca museum on 12:00, am i right? 
I will leave this house tomorrow but i will not bring my stuffs to Pinacoteca first after meeting with you, i will come back again and will bring it back.

CHOI EM CAMPINAS

Depois de almoçar feijoada na casa de Bira Dantas, Choi assistiu aula de Cartum na Pandora, visitou Claudio Martini da editora Zarabatana, com Bira e Ricardo Quintana. Amilcar da Pandora se juntou a trupe e finalizaram com bolinho de bacalhau do tradicional City Bar.
http://blog.pandora.art.br/

Jin Woo Choi! (saúde…) É, esse é o nome do ilustríssimo visitante que vem lá da Coréia do Sul. Confere a arte que o cartunista Bira Dantas fez para ilustrar a jornada desse coreano aqui pela américa-latina.

CHOI EM BRASILIA

09/03 Sexta
Nosso amigo se deparou com a arquitetura impressionante de Oscar Niemeyer. Como canta a musica "tem o seu destaque, na arte, na beleza e arquitetura"…

10/03 Sabado
Uma exposição chama sua atenção.
A surpresa: Ziraldo homenageia Zeróis e clássicos da pintura em Telas Grandes.

Choi procurou em vão por um catalogo.
http://www.achabrasilia.com/ziraldo

A exposição “Zeróis: Ziraldo na Tela Grande” foi aberta na terça (6 de março) no Museu Nacional e contou com a presença disputada do artista multimídia. Ziraldo foi muito assediado para tirar fotos com seus inúmeros fãs que lotaram a galeria do piso superior.
O evento contou com a presença da Ministra de Cultura, Ana de Hollanda, do Secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, do presidente da Funarte, Antônio Grassi e de outras autoridades. A mostra traz 44 telas (acrílico sobre tela) em grandes formatos, resultantes de mais de três anos de trabalho intenso do artista.
Os heróis ganharam características que revelam seu lado mais humano, com muita comicidade e o característico traço deste artista talentoso que encanta diversas gerações. Obras clássicas da história da arte ganharam releituras personalizadas, repletas de cores e com um olhar crítico que revê conceitos pré-determinados com um refinamento digno de nota.
A exposição poderá ser vista no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República até o dia 29 de abril.
Foi ai' que encontrou o chargista Cicero Lopes que o levou em turnee pelos jornais da capital federal.
http://www.cicero.art.br

11/03 Domingo
Cicero, Choi, Kacio e Mel da Costa.
http://www.zineoficial.com.br/cartunistas8_kacio.html

Cicero, Oscar (Luis Fernando Pimentel), Choi e Mel.
http://oscartunista.blogspot.com

Choi visitou o Correio Braziliense e o Jornal de Brasilia e ganhou belas caricatura e charge do Cicero. Conheceu os chargistas Kacio, Mel da Costa, Choi, Cicero e o quadrinhista Nestablo Ramos. Bateu altos papos com o ilustrador Fernando Lopes.
http://fclopes.flogbrasil.terra.com.br

Conheceu a revista Gráfica do genial artista gráfico Miran. Maravilhado, Choi pediu uma, mas não conseguiu. O que ele não sabe (até' porque não lê português) é que o Jr Lopes vai enviar uma revista Gráfica pra Curitiba com uma caricatura dentro…
Fernando lhe apresentou um site bacana.
http://www.sib.org.br
A SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil – é uma associação sem fins lucrativos que reúne profissionais da ilustração de todo o Brasil.
Fundada em 2001, estimula a união entre os ilustradores, a disseminação de idéias, a valorização da ilustração, o compromisso ético nas negociações, promove o intercâmbio de idéias, propostas, oportunidades e pontos de vista, tanto relativos a assuntos técnicos, filosóficos e artísticos quanto aos aspectos burocráticos e contratuais.
Na programação do IlustraBrasil! – evento anual realizado desde 2003, gratuito e aberto a profissionais, estudantes e interessados em geral – constam palestras, debates, oficinas e uma mostra expositiva dos ilustradores associados.
Ao aproximar ilustradores e abrir um canal de comunicação com todos que vêem a ilustração como arte e instrumento de comunicação, a SIB marca presença definitiva na história da ilustração brasileira.

CHOI NO RIO
http://aqcsp.blogspot.com.br/2012/03/siga-o-coreano-choi-no-rio.html

 

Ele está sediado no Impacto Estudio, rua General Polidoro 10, Botafogo, com Lipe Dias.

Pela manhã, Choi saiu em passeio de bicicleta com Lipe e a esposa em Ipanema. 3 dias na Escola Impacto com Lipe Dias conhecendo professores, alunos e suas tecnicas de estudo de arte. Visitou ao Estudio Megaterio.

Esteve tambem no Estudio do Mestre Ziraldo e ficou em estado de graça.

3월 14일 – The studio of Ziraldo in Rio 4
Please from now on, don' t call me just jin woo Choi
Call me "jin woo Choi who met Ziraldo!!" 🙂

15/03 (QUINTA)
10h00
Encontro com Roberto Ribeiro (Rio Comicon).
19h30

PIZZA COREANA COM ROSE ARAUJO, LUIS SAGUAR E OUTROS CARTUNISTAS

Encontros com cartunistas e quadrinhistas. Quem quiser é só chegar!
http://www.facebook.com/rosearaujocartum

PROPOSTA PARA O OTA

Bira Dantas: Ota, o coreano Choi está dando uns perdidos aí pelo Rio, queria que ele te conhecesse… Você tem um cachorrinho pra preparar na panela (rs)?

Ota Assunção: "Cachorrinho de verdade não tenho mas se ele quiser levo ele pra conhecer umas cachorras na Lapa!!! Garanto que ele vai gostar muito mais e sair saciado!!! Manda ver!!!!"

 

Zé Roberto Graúna:
http://zerobertograuna.blogspot.com.br/2012/03/jin-woo-chois-no-rio-de-janeiro.html

Ontem, estivemos com o cartunista coreano Jin Woo Chois, no Gambino Pizza Grill, no Largo do Machado. Apesar das dificuldades com o idioma, foi um encontro interessante. Nosso IAA – intérprete para assuntos aleatórios foi o amigo Luis Saguar, que literalmente salvou esse encontro, conseguindo traduzir o que dizia nosso colega que veio de longe.

Além do Saguar, estiveram presentes também a Rose Araújo (que organizou o encontro), Hermé, Ota e Lorena Kaz.
No dia seguinte visitou a redação do Jornal O Dia com Nei Lima.

CHOI EM CURITIBA
http://aqcsp.blogspot.com.br/2012/03/siga-o-coreano-choi-em-curitiba.html

Choi chegou em Curitiba (penultimo ponto de encontro com cartunistas e quadrinhistas no Brasil).
Saiu fotografando a linda cidade e descobriu um de seus paraisos: a Cinemateca.

19/03
(SEGUNDA-FEIRA)
Teve seu primeiro encontro no fim da tarde, com o roteirista de Quadrinhos Leonardo Melo (criador da revista Quadrinopole e do site de e-comics de mesmo nome), Andre Praxedes e Andre Caliman (quadrinhista) na Gibiteca de Curitiba.
http://www.qdcomics.com/

A Quadrinhópole originalmente era uma revista de quadrinhos nacional, tendo sido publicada de forma independente no período de Outubro/2006 a Outubro/2009. A revista chegou a publicar oito edições, e em 2008 ganhou o Prêmio HQMIX – Oscar dos quadrinhos brasileiros – de Melhor Revista Independente de Grupo.
Em 2011, tornou-se uma editora e distribuidora de quadrinhos digitais, objetivando o mercado mundial. Assim, houve uma mudança em seu nome e sua marca, tornando-se “Quadrinhópole Digital Comics” – ou simplesmente QD Comics – para uma melhor identificação com o público de fora do Brasil.
Atualmente, o objetivo da QD Comics é o de produzir e distribuir HQs digitais na internet para leitura online, que pode ser feita tanto através de PCs e notebooks comuns até ipads e afins. As HQs presentes no site são tanto para compra quanto para aquisição gratuita e os preços são os mais variados, já que o próprio autor/editora da HQ é quem estipula o valor que julgar ideal.

20/03
TERÇA-FEIRA
Pela manhã, visita ao estudio de Fabrizio Andriani.
A tarde, o encontro sera' tambem na Gibiteca com a presença de Leonardo Melo, Andre Caliman, Fabrizio Andriani e o lendario quadrinhista Antonio Eder.
http://gibitecadecuritiba.blogspot.com.br
Gibiteca "Centro Cultural Solar do Barão"
Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro – Curitiba/PR

HOMENAGEM
http://bloggdotrilho.blogspot.com.br/
Choi foi homenageado pelo cartunista de Jundiaí, Paulo Cesar, com seu personagem "O Fanzineiro" em seu Blog.
Paulo Cesar ganhou varios prêmios: 1.º lugar Salão de Humor de Jundiaí por 5 vezes, 1.º lugar Salão de Humor de Hortolândia, 1.° lugar Salão de Humor de Cerquilho, 2.º lugar Salão de Humor de Campo Limpo Paulista. Trabalhou por oito anos para o jornal Jundiai Regional com tiras diárias, também publicou diversos trabalhos para entidades e sindicatos.

ENCONTROS COM QUADRINHISTAS…
Em Curitiba, o coreano pode conhecer a turma que ha' decadas vem fazendo os Quadrinhos do sensacional heroi "O Gralha".
http://www.facebook.com/profile.php?id=100002695369563

Um dos grandes interesses do Choi, alem de conhecer cartunistas e quadrinhistas para a Mostra Latino-americana, são as Escolas de Arte que ensinam HQs e Cartuns, como o curso de Jose Aguiar na Gibiteca.
http://joseaguiar.com.br/blog/?tag=curso-de-quadrinhos
"Novos cursos de HQ na Gibiteca!!! Jovem, se você tem entre 12 e 120 anos e sempre quis fazer parte do seleto mundo dos que dominam as artes arcanas dos quadrinhos, ALISTE-SE!"
Desenho e linguagem de HQ, revista e fanzine.

CHOI EM POA
http://aqcsp.blogspot.com.br/2012/03/choi-em-poa-ultimos-dias-no-brasil.html

O cartunista Augusto Bier e o ilustrador Pedro Alice foram até o aeroporto Salgado Filho em POA (como os gaúchos chamam Porto Alegre) buscar nosso amigo Choi, Jin Woo. Sairam pra beber, comer e conversar, não exatamente nesta ordem. O coreano Choi vinha de Curitiba, ainda aturdido com as informações recebidas na lendaria Gibiteca -a mais antiga do Brasil- e os contatos com varios cartunistas e quadrinhistas.
Vejam as fotos:
http://www.facebook.com/truerain751

Na capital de um dos estados mais briguentos do Brasil – palco de Garibaldi, Anita e da Revolução Farroupilha – e de resistência contra o Golpe Militar de 64, Choi foi recebido por dois membros da Grafar -Associação dos Grafistas Gaúchos- e hospedado no apartamento de Pedro. Leia sobre a Grafar nos links:
http://pranchetadagrafar.blogspot.com.br
http://grafar.blogspot.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grafistas_Associados_do_Rio_Grande_do_Sul
http://www.facebook.com/groups/317843344937658/

Da janela do apê de Pedro Alice, Choi fez seus primeiros cliques da cidade, no dia seguinte…
Passeou pelo centro, pelos arcos do Viaduto Otávio Rocha, onde mais tarde (depois da abertura do Salão) conheceria o também lendário Bar e Restaurante Tutti Giorni. Incrível, mas parece que tudo no Rio Grande do Sul soa lendário.
A Usina do Gasômetro, ao lado do Rio Guaiba é palco, todo ano, do que há de melhor na charge, cartum, caricatura e quadrinhos.

O SALÃO DE HUMOR

A abertura do Salão de Humor reservava a Choi a alegria de ver trabalhos do mundo todo, e a possibilidade de encontrar grandes nomes do cartum brasileiro como Edgar Vasques e seu irmão Eduardo Simch, Pomba Claudia, Santiago, Guaraci Fraga, Kayser, Rafael Correa, Rafael Sica, Hals, Bier, Eugenio Neves, Iotti, Gilmar Fraga, Alisson Affonso, Wagner Passos, Azeitona, Mau-mau, Carlos Ferreira, Koostela, Guazelli, Villanova, Cado, Fabio ZImbres, Leandro Doro, Moa, Byrata, Rodnerio Rosa, Juska, Maucio, Geraldo Passofundo, Eduardo Prás, Anderson Mendonça, Ediel Ribeiro e muitos outros.
E Choi segue clicando o Salão Internacional de Desenho Para Imprensa (mais informações no site abaixo):

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_secao=35

 

DEPOIS DO SALÃO, ENCONTRO NO TUTTI GIORNI, O REDUTO DOS CARTUNISTAS GAUCHOS

O viaduto a noite, acima dos arcos, o Templo dos Cartunistas abre suas portas para Rafael Correa, Eugenio Neves, Pedro Alice, Choi, os ilustradores de Rio Grande: Eduardo Prás e Anderson Mendonça e quem mais chegou….
Bier deixou Choi com Hals e Pedro Alice, que o hospedou na primeira noite.

Segundo Hals:

"Olha, para quem foi salvo por um Miojo Yakissoba, o pior engrupe da culinária, o Tutti é o Ritz. Eu vou ver se posto as minhas fotos hoje, assim que organizar as coisas aqui."

O que Pedro Alice conta:
"Excelente pessoa. Conversei de tudo com ele, menos quadrinhos."

Mentira, falamos um pouquinho de quadrinhos também…

Mas foi tão corrido que nem me dei conta dos contatos que poderia ter apresentado prá ele.
Devia ter apresentado pro Denny Chang, que percorreu toda a América Latina fazendo quadrinhos…
Na noite que ele chegou, a gente conversou um monte , e já ficou amigo. No segundo dia a gente foi dar uma volta, e acabou no Gasometro. Subimos no terraço. Tava um dia lindo. Muito sol, mas o vento espantava o calor.
Subimos numa rampa e ficamos olhando o rio, bem lá de cima. Aí nos atiramos no sol. Eu quase dormi e ele ferrou no sono. Até um guardinha ir nos dizer que a gente tava num lugar proibido, hahahahahahahah.
Depois teve o Salão. Aí deixei ele livre prá conhecer outras pessoas. Mas no fim da noite sentei na mesa dele , no Tutti
Ele ficou bem atordoado com as garotas bonitas que ja´saem cumprimentando com beijos e abraços. Não tá acostumado com isso. A cartunista Pomba Claudia viu que ele era tímido e apatifou bastante com ele, ahahhahahahal… Ele adorou ela.
Miojo foi opção, era desejo do Choi, como sou adicto de Miojo Yakisoba incentivei, heheheh
Sabe porque ele gosta tanto de aparecer nas fotos fazendo sinal de "legal"? Porque na Korea equivale a levantar o dedo médio…" Choi foi hospedado pelo diretor de arte do jornal Zero Hora, que o levou pra conhecer a Redação.

Mas o que o maravilhou mesmo, foi o estudio e as artes do Fraga!

Como vocês podem ler nos e-mails de Choi, ele está IMPRESSIONADO com a quantidade, qualidade, generosidade e simpatia dos quadrinhistas e cartunistas brasileiros que ele encontrou!
Eu gostaria de agradecer IMENSAMENTE a todos que ajudaram, encontraram e levaram o Choi a conhecer um pouco dessa nossa magnifica diversidade quadrinhistica.
Klebs Jr (Impacto Studio SP), Gual, Dani (HQMix Livraria), Jal (ACB), Jorge (Comix), Fernando Santos, William Martins, Eduardo Vetillo, André Diniz, Worney (AQC), Douglas (Devir), Nick Farewell, Marcatti, Ricardo, Amilcar (Pandora), Claudio Martini (Zarabatana), Cicero, Oscar, Mel da Costa, Fernando Lopes, Kacio, Lipe Dias, Rose Araújo, Luís Saguar, Ziraldo, Roberto Ribeiro, Nei Lima, Leonardo Melo, Fabrizio, Jose Aguiar, turma da Grafar: Bier, Pedro Alice, Pomba Claudia, Tutti Giorni e tantos outros. MUITO OBRIGADO!

Quando eu falei do nosso mundo de HQ e ilustração ao Choi, no ano passado em Bucheon na Coréia, e além do Brasil, dos amigos latino-americanos, eu não imaginava que ele fosse vestir a camisa dessa forma e vir (com a cara e a coragem) conhecer o nosso Brasil.

VALEU! ELE AGORA SEGUE PELA AMÉRICA-LATINA!

— Como o Bira falhou na tentativa de virar herói, publica seu Tatu-man nos jornais Correio Popular e Graphiq. Faz parte do Coletivo Quarto Mundo e da AQC (Associacao de Quadrinhistas e Caricaturistas) SP. Toca gaita nas horas vagas, em eventos quadrinhisticos ou quando nao esta arrancando cabelo ( e tem muito) com os prazos apertados. Deve se mandar pra Coreia do Sul, pra falar do mercado dos Quadrinhos brasileiros, que acredita, nao esta desmoronando.