As Crianças da Sombra – Uma Aventura no País Miao - CapaMestre Wang é um artista que vaga pelos quatro cantos da China para ficar longe da vigilância do governo, que vê com maus olhos suas pinturas e caligrafias em estilo tradicional. Numa de suas andanças, ele se perde num nevoeiro nas montanhas do sul do país, onde vive o povo Miao. Quando a névoa se dissipa, Wang encontra um mistério diante de seus olhos: as “crianças da sombra”. Com elementos de misticismo oriental, humor e poesia, a HQ infantojuvenil As Crianças da Sombra – Uma Aventura no País Miao é o terceiro volume da belíssima e delicada coleção criada por Béka e Marko, colorida por Maëla Cosson e lançada no Brasil pela Editora Nemo.

Wang é ajudado pela velha Yao a encontrar um lugar para ficar na vila. A senhora o envia para conversar com Bayang, avô das irmãs Shilu e Meng, que lhe oferece uma casa desocupada. Assim, Wang se torna vizinho da família, e, ao vê-lo trabalhar, as duas meninas ficam fascinadas por sua arte. Shilu, a mais velha, é sensível e observadora, conseguindo reproduzir fielmente os símbolos que ele pinta. No entanto, ela não sabe o que significam as palavras escritas de forma artística, pois não aprendeu a ler. Há um mistério envolvendo as crianças do povo Miao, que não frequentam uma escola e têm de fugir quando a bruma invade as montanhas. São todas “crianças da sombra”, que precisam se esconder de uma constante ameaça. Mas, um dia, as coisas não saem como previsto…

Sensível e divertida, essa HQ consegue representar de forma sutil um tema profundo e complexo, envolvendo a sociedade e o governo da China. Com desenhos dinâmicos e textos concisos, o leitor mergulha nos costumes e tradições de uma cultura distante e bem diferente da brasileira, descobrindo que alguns sentimentos e aspirações são na verdade universais. Uma história de amizade, afeto, superação e sabedoria, As Crianças da Sombra é um convite para a emoção e a reflexão, seguindo a mesma linha dos outros títulos já lançados: O Apanhador de Nuvens, que nos apresenta a cultura do povo dogon, e A Narradora das Neves, que nos mostra a cultura dos inuits.

Sobre os roteiristas – Béka é o pseudônimo da dupla francesa integrada por Bertrand Escaich e Caroline Roque. Ele nasceu em 1973, em St-Girons, e ela, em 1975 em Perpignan. Ela fazia seu doutorado em Biologia enquanto ele já escrevia roteiros para quadrinhos. Quando vence um concurso de arte em Toulouse com um de seus romances, ela abandona de vez as ciências. Unidos na paixão pelas danças africanas, Caroline e Bertand criaram juntos várias séries de sucesso que já ultrapassaram um milhão de exemplares vendidos. Ambos também têm trabalhos em separado, pelos quais foram premiados.

Sobre o desenhista – Marc Armspach, conhecido como Marko, nasceu em 1969 em Bordeaux. Ilustrador e produtor audiovisual, foi vencedor do prêmio “Jovens autores” do Salão de Artes, em 2001 e, em 2003, tem outro trabalho premiado: o álbum “Garxot”, vencedor do Festival Mediterrâneo de Ajaccio, co-produzido com Asisko Urmeneta. Em 2009, seu álbum “Godillots” recebe o prêmio “melhor álbum” no Salão de Bédécines. Em seguida lança-se em uma turnê mundial com os Béka pela coleção Geo. 

Serviço:

TítuloAs Crianças da Sombra – Uma Aventura no País Miao
Roteiro: Béka
Desenhos: Marko
Cor: Maëla Cosson
Tradução: Fernando Scheibe
Número de páginas: 48
Formato: 20 x 27,3 cm
Preço: R$ 24,00

As Crianças da Sombra – Uma Aventura no País Miao - Pág 3As Crianças da Sombra – Uma Aventura no País Miao - Pág 4 As Crianças da Sombra – Uma Aventura no País Miao - Pág 5 As Crianças da Sombra – Uma Aventura no País Miao - Pág 6

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...