Commando for Action and Adventure ou simplesmente Commando é uma série dos quadrinhos ingleses com histórias de ação e aventura publicadas desde 1961. Inicialmente a revista trazia em suas páginas apenas histórias ambientadas na Segunda Guerra Mundial mas com os pedidos dos leitores e com o passar do tempo outras histórias foram criadas, ambientadas em outras guerras.

As histórias são de ficção, porém os autores afirmam que existe uma profunda pesquisa acerca do tema, preocupando-se em criar aventuras com elementos sólidos sobre guerras e assuntos militares.

Esse ano a série comemora 50 anos de publicações ininterruptas. A revista, que tinha inicialmente a periodicidade quinzenal,  atualmente é publicada duas vezes por semana, sendo que metade da série é de republicações, portanto toda semana sai uma edição inédita e uma republicação. Cada volume possui 68 páginas com dois quadrinhos por página, o mesmo sistema usado nos quadrinhos do personagem italiano Diabolik.

A revista é publicada em preto e branco, no formato – que se tornou padrão para esse tipo de histórias, 17,8 x 12,7 cm, e o papel de 120g/m².

Publicado pela editora DC Thomsom, Commando foi lançado inicialmente na Escócia em julho de 1961 e é a série mais popular entre todos os títulos de guerra editados ao longo do tempo no Reino Unido. Com a crescente popularidade dos quadrinhos, em 1981 a publicação passa a ter oito edições por mês, o que torna Commando o quadrinho com maior numeração do mundo, atualmente com mais de quatro mil edições lançadas (sendo mais preciso, são 4.382 edições… e contando).

Para o leitor ter uma ideia do marco, Spirou é uma famosa revista dos quadrinhos franco-belga, publicada semanalmente e criada em 1938, tem, "apenas" cerca de 3.686 edições atualmente, ou a 2000AD inglesa, que é também lançada semanalmente e tem cerca de 1.600 edições.

 

Coletâneas

Em 2005 a editora londrina Carlton Books prometeu uma série de 12 edições com várias histórias selecionadas por George Low, o editor da revista desde 1963. Foram lançados até o momento 8 edições com mais de 600 páginas cada. A nona edição é prometida para 12 de maio de 2011, todas ao preço de £15.99. Foram lançadas até agora na série de coletâneas:

 

The Dirty Dozen (Novembro de 2005) 

True Brit (Outubro de 2006)

Anzacs At War (Agosto de 2007)

All Guns Blazing (Setembro de 2007)

Rumble in the Jungle (Maio de 2008)

Bandits at 12 O'Clock (Setembro de 2008)

D-Day – Fight or Die (Maio de 2009)

Battle of Britain – Scramble! (Outubro de 2009)

► Rogue Raiders (Maio de 2011)

 

Na Era Digital

Nos festejos do 50.º aniversário da Commando, a DC Thomsom tornou a revista em seu primeiro título para o formato digital. O novo site disponibiliza o serviço de assinaturas digitais para iPhone e Ipad. Devido ao formato da revista e a utilização de dois quadros por página, torna a série perfeita para visualizar em tablets. Para o leitor que prefere ter a revista em casa, sentir o papel e ainda manter a enorme coleção, a editora também dispõe do sistema de assinaturas para as edições impressas.

Para os interessados, a DC Thomsom também entrega os exemplares em outros países. A assinatura da versão impressa por 12 meses, custa para o Reino Unido, £ 99,50 e £150,00 para o resto do mundo. Existe ainda a possibilidade de assinar por 3 meses ou 6 meses, como pode ser visto aqui.

No formato digital a assinatura é mensal, custa £4,99 e permite ao leitor o download de todas as oito edições publicadas no período.

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...