Na última quinta-feira, 17 de maio, Neil Gaiman proferiu um discurso de formatura para a turma de 2012 da University of the Arts, na Filadelfia, Estados Unidos.

Na sua fala, Gaiman comenta sobre seu inicio de carreira, sobre o fato de não ter cursado uma universidade, planos de carreira e lista de coisas para fazer.

 

Infelizmente o video não possui legenda.

 

[ATUALIZAÇÃO]

A Juliana Fajardini do Taverna do Trapeixe traduziu para o português a transcrição desse discurso. Podem conferir clicando aqui.

— Adalton nasceu no último dia de uma lua cheia, mas acha que isso não tem nenhuma relação com a sua vida; começou comprando quadrinhos por puro modismo - uma edição da Turma da Mônica parodiando Jurassic Park; sua primeira compra consciente foi a edição nº 01 de Batman: A queda do Morcego, ainda formatinho. Acredita que irá terminar a graduação em Letras antes da catástrofe de 2012 e daqui até lá está estudando parte das traduções intersemióticas das peças de Shakespeare já produzidas. E nos interlúdios, tenta produzir roteiros a partir idéias rabiscadas em antigos pedaços de papel.