Capa Joe Golem.inddAqui no Quadro a Quadro, nossa meta é ir aonde a Nona Arte estiver, por isso esse será um post especial, mas acreditem, não estamos mudando nossa política. A divulgação desse livro se trata, em parte, por causa dos autores envolvidos, ambos quadrinistas de sucesso, que retornam a parceria para a criação de um novo romance ilustrado, e também por se tratar de uma história instigante, que prende o leitor até o último momento.

O romance ilustrado Joe Golem e a cidade submersa, sucesso americano resultado da parceria dos quadrinistas Christopher Golden e Mike Mignola, criadores de personagens como Hellboy, Baltimore e o Vampiro, além de algumas sagas do X-Men, chega ao Brasil atráves da Editora Gutenberg.

Na história, em 1925, uma série de terremotos devastou a cidade de Nova Iorque, deixando parte de Manhattan sob 30 metros de água. Seus habitantes passaram a chamá-la de cidade submersa. Aqueles com mais recursos financeiros criaram um novo distrito rico e próspero, a Uptown, e viveram durante cinquenta anos isolados de toda a miséria do outro lado. Os pobres tiveram que reconstruir suas vidas na Downton, a cidade submersa, cheia de mendigos, pedintes e “ratos d’água”, pessoas que têm de se virar para conseguir sobreviver, além de outras orgulhosas ou teimosas demais para se deixarem ser derrotadas pelas circunstâncias.

Entre elas estão Molly McHugh, uma órfã de 14 anos forte e independente, que sobreviveu sozinha pelos becos da cidade até encontrar seu amigo e tutor, Felix Orlov. Conhecido como O Conjurador, era um mágico famoso antes do cataclisma. Agora é um velho médium que ganha a vida fazendo a ponte entre os espíritos dos mortos e seus entes queridos. Quando uma das sessões dá terrivelmente errado, ele é capturado por criaturas estranhas e Molly é obrigada a fugir para sobreviver.

A fuga vai levá-la ao encontro de Simon Church, um detetive da era vitoriana mantido vivo por engrenagens e magia, e seu assistente, Joe Golem, cujo misterioso passado é revelado nos fragmentos de seus sonhos. Nessa aventura com ilustrações em preto e branco e traços fortes, Mignola e Golden investem em heróis que fogem de qualquer estereótipo, mergulham no sobrenatural com referências a deuses antigos, mitologias, outros universos, ocultismo, bruxas, golens humanizados, e se aprofundam numa singela crítica social. Um romance distópico, que mistura ficção científica, mistério e aventura, com toques “punks” e muita fantasia.

Sobre os autores – Nascido em 1960, Mike Mignola é um quadrinista norte-americano conhecido mundialmente por trabalhos com diversos personagens, como Batman e Wolverine. Sua principal criação é a premiada série de HQs do personagem Hellboy. Publicada desde os anos 90 pela Dark Horse Comics, as aventuras do personagem originaram dois elogiados filmes de Hollywood. Pela Editora Nemo, publicou O Incrível Cabeça de Parafuso e Outros Objetos Curiosos

Christopher Golden é um premiado autor norte-americano de ficção científica, romances de fantasia negra, e também roteirista de videogames e quadrinhos, além da série de TV Buffy, a caça vampiros. Suas histórias já foram publicadas em 14 línguas ao redor do mundo. Colaborou com Mignola em vários trabalhos, inclusive em histórias para a série Hellboy e no romance ilustradoBaltimore ou o inabalável soldadinho de chumbo e o vampiro, e a série de HQs com o mesmo personagem.

TítuloJoe Golem e a cidade submersa
Autores: Christopher Golden e Mike Mignola
Tradução: Eric Novello
Número de páginas: 272
Formato: 17 x 24 cm
Preço: R$ 43,90

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...