Maus (capa)Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art.

Este álbum é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos e ganhou o Prêmio Pulitzer de literatura. Art Spiegelman retrata os diferentes grupos étnicos envolvidos na Segunda Guerra Mundial através de diversas espécies de animais: judeus são os ratos (em alemão: maus), alemães são gatos, franceses são sapos, poloneses são porcos, americanos são cachorros e assim sucessivamente.

O Teatro Escola Macunaíma está realizando a primeira adptação brasileira desta HQ para os palcos. Beto Marcondes, que dirige a peça, tem a difícil tarefa de transpor para os palcos uma HQ altamente metafórica e o elenco conta com com Alexandra Amaya, Angelo Aleixo, Bárbara Campos, Bruna Kaulitz, Cristiane Dias, Dália Evangelista, Dani Jorge, Duda Fagundes, Edmarcia de Sá, Enri Gomez, Filipe Rodrigues, Lia Lee, Luciana Alhadeff, Luiz Henrique, Luke Mileto, Murilo Rocha, Rafa Pinheiro, Rodrigo Viana e Paula Albuquerque

Maus (elenco)

SINOPSE

Há marcas que, meio século depois, permanecem arraigadas à alma. Juntamente com sua filha Hana, acompanhamos o relato de Vladeck Spiegelman sobre sua sobrevivência ao Holocausto da Segunda Guerra e sua luta para salvar o amor da sua vida. Será o ser humano capaz de superar tanto terror e tanta dor?

SERVIÇO
O que: Maus (peça)
Local: Teatro Escola Macunaíma – Rua Adolfo Gordo, 238, São Paulo.
Data: 20, 21 e 22 de Julho de 2012
Horários: 19h00 e 21h00
Duração: 90 minutos
Recomendação: 14 anos
Adaptação Coletiva da obra “Maus, a história de um sobrevivente”, de autoria de Art Spiegelman.
Tradutor:
Antonio de Macedo Soares

 

Maus (a peça)

 

 

— Sergio Barretto teve um passado nebuloso sobre o qual nunca fala. Ninguém sabe ao certo o que ele fazia, mas alguns indícios de ações secretas e aterradoras já desestimularam muita agente a continuar investigando. Hoje é um homem sério, cumpridor de seus deveres e apaixonado por histórias em quadrinhos desde que se entende por gente, e a cada ano faz mais tempo que ele se entende por gente. Faz parte do Quadro a Quadro desde sua criação e costuma ser gente boa, mas as vezes passa a impressão de que seu passado sombrio pode retornar a qualquer momento, pondo a todos em perigo.