Logo por Eveling de Castro

O que é a Máquina Zero

Uma coletânea de histórias em quadrinhos de altíssimo nível,  mesclando quadrinistas veteranos e novatos, brasileiros e estrangeiros.

Quem já está no Máquina Zero?

Só tem fera! Já confirmaram a sua participação consagrados quadrinistas brasileiros e estrangeiros. Entre os estrangeiros: R. M. Guera (Sérbia – Escalpo, Heavy Metal), Salvador Sanz (Argentina – Nocturno,  Angela Della Morte), Pasquale Frisenda (Itália – Ken Parker, Tex, Mágico Vento). Entre os brasileiros: André Leal (São Jorge da Mata Escura, O Quarto ao Lado), Jefferson Costa (A Tempestade, A Dama do Martinelli), Will (Demétrius Dante, 20.000 Léguas Submarinas), Wilson Vieira (Diabolik, Homens de Couro), Aloísio de Castro (Carcará), Thony Silas (Spider-Man, Venom), Flávio Luiz (Aú, O Cabra), Raphael Fernandes (Ditadura no Ar, Imaginários), entre vários outros.

  E o que eu faço para minha HQ sair no Máquina Zero e meu nome também estar aí no meio?

Você tem que participar do concurso, submetendo uma HQ de até 04 (quatro) páginas, em preto  e branco, até o dia 20 de maio de 2013.

 E sobre o quê deve ser minha HQ?

 A temática é livre, mas tenha em mente que Máquina Zero é uma antologia voltada para o público adulto. HQ´s de ficção científica, suspense, terror, aventura, erotismo e humor inteligente são bem-vindas.

 A HQ tem que ser toda feita por um único artista?

Não necessariamente. A produção de uma HQ envolve várias fases: roteiro, ilustração, arte-final, letras. Fique à vontade para formar sua equipe. Entretanto, se sua HQ for escolhida, todos vão precisar assinar o documento de autorização da publicação da HQ na Máquina Zero no prazo de 10 dias, sob pena da HQ ser desclassificada. 

Posso mandar uma HQ colorida? 

Não. O miolo da Máquina Zero, como falei antes, será em preto e branco.

Qual a forma de envio?

Somente para o email promo.qaq@gmail.com. Formato jpg ou tif em 600dpi. Páginas com a medida 21 x 28 cm. O formato de impressão poderá ser menor, mas mantendo essa proporção.

Tenho uma HQ que eu já publiquei antes. Serve?

Infelizmente não. Para esse concurso só valem HQ´s inéditas, nunca publicadas na forma impressa ou na internet. Mas está valendo se somente partes da HQ tiverem sido disponibilizadas/divulgadas.

E quem vai escolher a HQ vencedora?

O conselho editorial da Máquina Zero, formado por Lucas Pimenta, Carlos Portilho, Sérgio Barretto, Lillo Parra e Marcello Fontana.

O que vai pesar na escolha?

A originalidade e o conjunto da HQ apresentada, composto essencialmente pela qualidade do roteiro, da narrativa e da arte.

Existem prêmios em dinheiro?

Não. O concurso tem como objetivo a escolha de uma HQ para compor o mix da antologia.

Mas pode vir a render algum din din?

Não é esse o objetivo. A Máquina Zero não tem fins lucrativos, trata-se mais de uma confraternização impressa entre artistas do que qualquer outra coisa. Entretanto, os custos de impressão, distribuição e envio vão ser demonstrados aos artistas participantes, assim como a evolução das vendas. Cobertos os custos demonstrados, o resultado das vendas será integralmente revertido aos autores na proporção do seu número de páginas na edição.

Mas pelo menos vou receber algumas edições "morro abaixo"?

Sim. 15% da tiragem será destinada aos autores, na proporção de suas páginas.

Dá pra resumir tudo? 

Concurso para a escolha de uma HQ para compor o mix da antologia Máquina Zero. Valem HQ´s inéditas, em preto e branco, de até 04 (quatro) páginas. Envio até 20 de maio de 2013. Entendido?

— Não gosta de falar sobre si mesmo, mas a sua orelha queima quando estão falando dele.