Sempre tive vontade de ir nesses Festivais/ Feiras de quadrinhos pelo mundo, mas enquanto falta o elemento mais precioso para concretizar meu sonho, o dinheiro, me contento em ir acompanhando o que posso com a internet…

Sendo assim, me cadastrei no site do Festival de Angoulême e vou acompanhando na medida do possível. Foi assim que me deparei com um concurso de quadrinhos, muito louco, típico dessa galera francesa, mas muito legal também!

O Festival em parceria com o site http://www.manolosanctis.com.fr resolveu lançar um concurso de HQ para dar oportunidade a novos autores a participar de um projeto editorial.  Para os que não conhecem o Manolosanctis (eu até então não conhecia) vale a pena conferir o site, eles disponibilizam uma variedade enorme de quadrinhos que podem ser lidos online e que, a depender da resposta do público, podem vir a ser publicados.

Voltando ao concurso, chamado Vivre Dessous (Vivendo embaixo), mesmo nome da revista que lhe dá origem, ele segue o mesmo esquema do restante do site, a HQ Vivre Dessous, obra de Thomas Cadène, foi publicada online e a idéia do concurso é que cada candidato escreva uma história de oito páginas que seja continuação da HQ iniciada por Thomas. O objetivo é que as HQ's escritas sejam capazes de fazer o máximo de ligações possíveis com HQ's escritas por outras pessoas, permitindo, ao final, a criação de uma HQ única a partir da junção da proposta inicial, com outras 20 propostas! Eu disse: meio maluco, mas muito interessante, estou doida para ver o que vai dar no final…

Sim, sim, eu sei… O site é francês, a HQ está em francês, mas vejam pelo lado positivo o desenho é universal, as sarjetas também, boa parte dos símbolos… Dá para tentar entender alguma coisa, além disso, existe uma infinidade de tradutores online a disposição, é só ter um pouco de paciência. E você ainda ganha uma excelente desculpa para ler/desenhar quadrinhos, se sua mãe/namorada(o)/tio/amigo/avó/papagaio/seja lá o que for te torra o saco porque você acompanha quadrinhos, você pode simplesmente falar que está tentando aprender uma nova língua e que a melhor forma de iniciar é através das HQ's porque elas misturam elementos textuais e visuais! Acha que não cola!? Bem, com a minha mãe sempre funcionou…

Ah! Vale a pena dizer que as inscrições são gratuitas e abertas a todos, que o processo é todo online, que a técnica é livre e que as propostas deverão ser publicadas no www.manolosanctis.com até o meio dia do dia 29 de março de 2011.  A conclusão da HQ também será feita por Thomas Cadène e o prêmio, afinal de contas tem que ter um prêmio, é que os 20 autores selecionados terão sua proposta publicada em setembro de 2011, num álbum de capa dura da coleção Agora!

Para os que quiserem ver mais informações sobre o regulamento, bem como ver a HQ inicial é só visitar esse link aqui: http://www.manolosanctis.com/fr/news/concours/vivre-dessous-reglement-et-modalites-du-concours-2201. Vai lá, aproveita para estudar um pouco de francês (sei…) e tirar um onda de culto!