Obra do jornalista André Azenha acompanha desde as primeiras aparições dos heróis nas telonas dos anos 40. Lançamento é sábado (19), na Cult Comics do Cine Roxy. Mas também haverá pré-lançamento com palestra para 10 pessoas na Open House e tarde de autógrafos no Shopping Pátio Iporanga.

Em 24 de março, os dois maiores heróis do planeta se encontrarão pela primeira vez no cinema. “Batman V. Superman: A Origem da Justiça” reunirá o Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço, introduzindo a Liga da Justiça nas telonas. Ambos os personagens já passaram dos 75 anos de existência e têm sido retratados de diferentes formas desde os anos 40, quando surgiram as primeiras séries nas matinês cinematográficas dos EUA. Quase não havia televisão e esse tipo de programa era um dos mais famosos na época. Fã de Batman e Superman desde pequeno, o jornalista e crítico de cinema André Azenha decidiu contar essas histórias em um livro produzido de forma independente e que será lançado a partir do próximo dia 19 de março.

 

“Histórias: Batman e Superman no Cinema” é um resgate dessas trajetórias e conduz o leitor a uma viagem no tempo. Mesclando jornalismo e crítica, o autor criou um presente de fã para fã e para quem pretende se iniciar pela história dessas duas figuras tão emblemáticas da cultura pop a partir do século XX. Com cerca de 90 páginas e linda ilustração da capa desenhada pelo artista plástico Waldemar Lopes, o trabalho prepara o terreno do espectador/leitor para o tão aguardado encontro nas telonas.

 

Motivação

 

“A série animada de Superman dos anos 40 feita pelos irmãos Fleischer estava à frente de seu tempo e serviria de referência para tantos estúdios desde então. Se ‘Star Wars’ é considerado o precursor dos filmes que chegam ao mercado junto a uma série de itens dos mais variados, numa campanha visceral de marketing organizado, o Batman de 1966 rendeu aos fãs toda uma memorabilia, ainda que os itens fossem comercializados por empresas diferentes e que necessariamente não possuíam direito de imagem dos personagens. ‘Superman – O Filme’ trouxe efeitos visuais inovadores para a indústria cinematográfica. “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008) transcendeu as histórias em quadrinhos e, em meio à onda 3D, teve cenas rodadas em Imax, pois o diretor Christopher Nolan queria que o espectador tivesse a melhor das imagens. Feitos mais do que dignos para personagens oriundos de uma arte que tantas vezes foi encarada com preconceito por parte de ‘intelectuais’ e marginalizada nos anos 50, período em que foi publicado o livro ‘Seduction of the Innocent’, do alemão Fredric Wertham, que levou políticos a criarem uma campanha contra os quadrinhos e o Comics Code Authority”, explica André Azenha. “A ideia foi relatar, com uma linguagem acessível e ao mesmo tempo aprofundada, a trajetória desses dois mitos no cinema. Aqui não entram séries nem os longas de animação produzidos para o mercado de home vídeo realizados com enorme competência pela Warner. Mas cabe tudo o que foi produzido e lançado nas salas de projeção”, ressalta o autor.

“O livro tem informações valiosas tanto para os fãs hardcore quanto para os espectadores eventuais, como eu. Como não gostar da história daquelas primeiras tentativas de levar o Batman para o cinema, em forma de seriado, com aquele herói triste, de orelhas caídas e cigarros voando do bat-cinto de utilidades? A história de ambos na indústria audiovisual é coberta sem falhas”, escreve o jornalista e cinéfilo Gustavo Klein no prefácio do livro.

 

1383064_1041522002573360_763490021673494357_n

 

Lançamentos:

 

Interessados em adquirir o livro terão três oportunidades. O lançamento será dia 19 de março, um sábado, a partir das 18h, na loja Cult Comics do Cine Roxy (Av. Ana Costa, 443, Gonzaga). André receberá o público até o fechamento da loja, às 22h.

 

No domingo (20), a partir do meio-dia, Azenha fará uma sessão de autógrafos na Praça de Alimentação do Shopping Pátio Iporanga (Av. Ana Costa, 465, Gonzaga).

 

No entanto, quem tiver interesse em adquirir a obra em primeira-mão, na sexta-feira, 18 de março, 19h30, André ministrará a palestra que leva o nome do livro, na Open House Idiomas. O encontro será apenas para dez pessoas e custa R$ 30. Os dez primeiros que confirmarem inscrição na escola (Rua Minas Gerais, 85, Boqueirão, entre 15h e 20h) ou pelo email jornalista.andreazenha@gmail.com receberão um livro gratuitamente no dia. O bate-papo terá duas horas de duração.

 

Ficha técnica: 
Memórias: Batman e Superman no Cinema. 
Autor: André Azenha. 
Ilustração da capa: Waldemar Lopes. 
Foto da contracapa: Paula Cristina Cagnani Fernandes Azenha. 
Identidade gráfica: Factor. 
Revisão: Adriana Martins. 
Prefácio: Gustavo Klein. 
Produção: independente.

 

O autor

André Luiz de Albuquerque Azenha, natural de Santos, nascido em 1980, é jornalista, crítico de cinema e produtor cultural. 

Ministra cursos e oficinas de cinema e jornalismo cultural. Entre eles, “Introdução à História, Teoria e Crítica de Cinema” (Open House Idiomas), “Quadrinhos no Cinema” e “História do Batman no Cinema” (ambos no Sesc Santos).

Realiza um projeto de cinema itinerante que percorre bairros de Santos em sessões de filmes seguidas por bate-papos com o objetivo de formar público para cinema e instigar um olha mais crítico por parte do espectador a partir dos filmes.

É idealizador da Mostra Cine Brasil Cidadania, que visa exibir longas do cinema nacional seguidos de debates com seus realizadores, e Nerd Cine Fest Santos – Festival de Cinema e da Cultura Nerd e Geek do Litoral Paulista.

Colaborou com o crítico Rubens Ewald Filho entre 2008 e 2009. Trabalhou em agências de comunicação, em São Paulo, entre 2008 e 2011, atendendo clientes de diversas áreas. Segue atuando como assessor de imprensa. Entre seus clientes, está o Cine Roxy, tradicional cinema santista.  

Tem dois livros artesanais publicados em 2012: “Coletânea CineZen”, que reúne textos do site, e “Meu Namoro com o Cinema”, com críticas de filmes que abordam de alguma forma o amor.

Maiores informações: www.cinezencultural.com.br 
www.facebook.com/cinezen 
www.facebook.com/batmanesupermannocinema/ 
jornalista.andreazenha@gmail.com

 

 

 

 

 

— 

André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural
www.cinezencultural.com.br

www.facebook.com/cinezen

www.culturalmentesantista.com.br

www.facebook.com/culturalmentesantista

www.nerdcinefestsantos.com.br

www.facebook.com/nerdcinefestsantos

www.facebook.com/cinebrasilcidadania

www.facebook.com/forumculturalsantos

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.