Em homenagem ao genial artista Jean Giraud, falecido no dia 10 de março de 2012, que se tornou conhecido por seus pseudônimos Moebius e Gir, a Escola Técnica de Artes Visuais Casa dos Quadrinhos abrirá a exposição Lendas de Moebius: uma homenagem da Casa dos Quadrinhos, a partir do dia 29 de março de 2012.

Famoso por seus trabalhos nos quadrinhos como Tenente Blueberry, Incal, Arzach, Garagem Hermética, o especial do Surfista Prateado, co-fundador da histórica Métal Hurlant – que originou a revista Heavy Metal, além de trabalhos para o cinema em filmes como Willow, Tron, Alien, O Quinto Elemento, Moebius foi um dos mais talentosos e marcantes artistas do século XX.

A exposição trará pôsteres, álbuns e revistas nacionais e francesas de coleção particular e homenagens de artistas brasileiros: Giovanna Guimarães, Ricardo Tokumoto, Carlos Fonseca, Luiz Cláudio Barros, Alexandre Starling, Daniel HDR e Daniel Werneck.

Entretanto o carro-chefe da exposição serão as edições, já esgotadas, da raríssima coleção Legends of Arzach, lançada pela extinta editora Tundra na década de 90.

A coleção traz reinterpretações dos famosos personagens de Moebius feitas por artistas de primeira linha como Joe Kubert, Mike Mignola, Katsuhiro Otomo, Bryan Talbot, Charles Vess, Will Eisner, Jaime Hernandez, Kevin O'Neill, Michael Zulli, Stephen R. Bissette, Dave Gibbons, Hayao Miyazaki, Bill Sienkiewicz, Walt Simonson, John Buscema, David Mazzucchelli, Jon J Muth e P. Craig Russell. 

Abertura: 29/03/2012 – Entrada Franca
Data de término: 30/04/2012
Horário de Funcionamento: 9 às 19 horas – Segunda a sexta, 9 às 17:30 aos sábados.
Local: Espaço Cultural Casa dos Quadrinhos
Av. João Pinheiro, 277 – Funcionários
Belo Horizonte. Tel: (0xx31) 3224-0040
E-mail: recepcao@casadosquadrinhos.com.br

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...