LaerteNeste domingo, 22, a Gibiteca Municipal “Marcel Rodrigues Paes” lança um dos últimos trabalhos de um dos maiores quadrinistas do Brasil. Laerte vem à Santos para lançar uma das suas mais longas e diferentes narrativas, a HQ “Vizinhos”, feita dentro de uma coleção idealizada pelo seu filho, Rafael Coutinho.

Colaborador de publicações como “O Pasquim”, “Veja”, “Isto É”, “Folha de S.Paulo” e “O Estado de São Paulo”, Laerte ficou famoso também por seus personagens como Piratas do Tietê e Overman, assim como pela parceria com outros dois importantes artistas, Angeli e Glauco, na extinta revista “Chiclete com banana”.

Depois de muitos anos, abandonou alguns de seus personagens e optou pela prática pública do croosdressing, que consiste em se vestir roupas ou portar objetos pertencentes ao sexo oposto.

Por conta dessa mudança, no ano passado tornou-se co-fundador de uma instituição para pessoas com essa prática, a ABRAT – Associação Brasileira de Transgêneros.

Profissionalmente, começou desenhando o personagem Leão para a revista Sibila em 1970. Ainda durante esta década fundou a revista “Balão”, junto com Luiz Gê . Só foi lançar seu primeiro livro em 1985, “O tamanho da coisa”, que era uma coletânea de suas charges. Em 1991, a “Folha de S.Paulo” começou a publicar as tiras dos “Piratas do Tietê”.

O lançamento acontece a partir das 17h na Gibiteca, que fica no Posto 5, na avenida da praia, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, no Boqueirão e a entrada é gratuita.

Vizinhos - Laerte

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...