Entre os dias 20 e 23 de agosto de 2013, a Universidade de São Paulo será sede da segunda edição do Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos.

LOGO

O objetivo do evento é promover o intercâmbio e a divulgação das inúmeras pesquisas acadêmicas sobre Histórias em Quadrinhos tanto no Brasil como pelo mundo. Realizado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos, a organização geral é comissionada pelos professores Waldomiro Vergueiro (Universidade de São Paulo), Paulo Ramos (Universidade Federal de São Paulo) e Nobu Chinen (Faculdade Oswaldo Cruz).

O evento contará como convidados John Lent (EUA), que irá proferir a conferência de abertura intitulada Panorama das pesquisas sobre quadrinhos no mundo, Manuel Barrero (Espanha) que falará sobre o cenário contemporâneo de quadrinhos na Espanha, Henrique Magalhães estará na conferência sobre os desafios da publicação de pesquisas sobre Histórias em Quadrinhos no Brasil e finalizando, o espanhol Jesús Jimenéz Varea falará sobre o panorama de pesquisa sobre quadrinhos na Espanha.

Permeando o evento, as sessões de comunicação se farão presente nos quatro dias de evento. Mesas temáticas abordarão os quadrinhos e suas relações com 14 eixos diferentes, indo da literatura até ao mercado. Neste ano houve um número um pouco maior na submissão de artigos – 200 contra 189 em relação à 1ª edição, levando-se em conta a programação de ambas as edições – o que ajuda a revelar que houve um acréscimo da variedade de temas e objetos escolhidos para análise.

A programação completa do evento você pode conferir no link abaixo:

PROGRAMAÇÃO – 2as JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

 

Relembrando, a 2ªs Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos acontecerá entre os dias 20 a 23 de agosto de 2013, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

— Adalton nasceu no último dia de uma lua cheia, mas acha que isso não tem nenhuma relação com a sua vida; começou comprando quadrinhos por puro modismo - uma edição da Turma da Mônica parodiando Jurassic Park; sua primeira compra consciente foi a edição nº 01 de Batman: A queda do Morcego, ainda formatinho. Acredita que irá terminar a graduação em Letras antes da catástrofe de 2012 e daqui até lá está estudando parte das traduções intersemióticas das peças de Shakespeare já produzidas. E nos interlúdios, tenta produzir roteiros a partir idéias rabiscadas em antigos pedaços de papel.