OLYMPUS DIGITAL CAMERAIvo Milazzo, criador gráfico de Ken Parker, Tiki, Marvin e muitos outros personagens vem ao Brasil participar do Festival Internacional de Quadrinhos ou simplesmente o FIQ em Belo Horizonte. Pronto, já disse! Ufa… Que emoção!

Italiano, nascido em 20 de junho de 1947, Ivo Milazzo é mundialmente conhecido por ser o idealizador gráfico de Ken Parker, obra criada em parceria com o roteirista Giancarlo Berardi. Ivo Milazzo trabalhou com diversos personagens clássicos, entre eles Tarzan e Diabolik, além de desenhar Pato Donald e Mickey (Paperino e Topolino como são conhecidos na Itália).

Seu primeiro trabalho profissional foi em 1971, quando ilustrou a história chamada IL Cieco, que foi publicada na revista Horror, pela editora Sansoni. Em 1974 entrou para a histórias dos quadrinhos mundiais, quando em parceria com Berardi deu vida ao Rifle Comprido (apelido de Ken Parker). Ken Parker é considerado por muitos como a maior obra em quadrinhos do gênero faroeste. Eu concordo!

Como o proposito dessa matéria é falar sobre a vinda de Milazzo e apresentá-lo ao leitor do QaQ, convido todos a conhecerem o blog que durante quatro anos mantive ativo sobre Ken Parker. Acesse aqui e parta pelas pradarias do Velho Oeste estadunidense.

k10 k12

kp_tex_60 anosNo seu currículo, Ivo Milazzo possui diversos trabalhos de sucesso. Ainda para a Sergio Bonelli Editore (SBE), ilustrou o álbum O Homem das Filipinas, (para a coleção Um Homem, Uma Aventura), a série Welcome to Springville, Marvin il Detective, Tom's Bar, Giuli Bai & Co, todos esses em parceria com Berardi. Vale avisar que todos esses trabalhos foram publicados no Brasil, e apesar de ser difícil de achar, vale o esforço. Ainda na SBE, encontramos o trabalho dele para as série Nick Raider e Mágico Vento. Milazzo conseguiu o ponto alto da carreira de um artista na SBE, que foi ilustrar o ranger Tex. Milazzo foi o convidado de Sergio Bonelli para ser o artista do Texone Sangue Sul Colorado (no Brasil Tex Gigante Sangue no Colorado, publicado pela Mythos Editora).

A vinda de Milazzo para o Brasil, ocorre num momento muito importante. No mesmo evento, o Quadro a Quadro inaugura seu selo editorial com a publicação impressa de Tiki, obra genial de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo, sobre um indiozinho na Amazônia. Em breve estaremos falando mais sobre a obra, por isso fique ligado!

O FIQ acontece em Belo Horizonte nos dias 13 a 17 de novembro. Imperdível!

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...