inspiraçãoTCC, Trabalho de Conclusão de Curso. Uma das etapas mais odiadas por alguns graduandos, uma das mais aguardadas por outros. Tem gente que faz algo novo, tem gente que faz o que sempre fez. Tem gente que faz por obrigação, tem gente que faz com motivação.

O que você vai fazer no seu TCC? Um conhecido foi a África descobrir o legado de uma Copa, e disto fez um documentário. Outro entrevistou um cantor que adoeceu e quase perdeu a voz, e disto fez uma biografia. Camilo Solano queria fazer um quadrinho.

Depois de decidido o projeto de TCC, Camilo conseguiu o telefone de seu ídolo, o quadrinista Lourenço Mutarelli, a quem sonhava em pedir um roteiro. Lourenço, com sua simplicidade de sempre recebeu o rapaz em sua casa, para falar sobre o assunto, mas não pode lhe dar um roteiro. Involuntariamente e inevitavelmente, lhe deu uma história. Sim, este parágrafo conta boa parte de Inspiração, HQ de Camilo Solano publicada de maneira independente em 2013. A história do gibi é justamente sobre o processo de se fazer uma HQ para o TCC.

Engraçado que em sua conversa com Camilo, Mutarelli contou que apenas uma vez escrevera algo para outras pessoas desenharem. Era o quadrinho Astronauta, que li alguns anos atrás e já não me lembrava mais muito bem. Uma googleada depois e relembro que os co-autores eram Flávio Moraes, Fernando Saiko e Olavo Costa. Coincidentemente, eu fazia um curso de férias lecionado pelo Olavo na semana em que eu lia Inspiração

Fatos cotidianos de nossas vidas nem sempre são interessantes para os outros, mas as vezes a maneira como contamos pode torná-los mais curiosos. Alguns fatos renderam a Camilo uma grande HQ auto-biográfica e metalinguística. E outros fatos me renderam inspiração para esse post. Um dos objetivos do Camilo era ser aprovado por sua banca, e conseguir assim seu diploma. O meu, é ser aprovado por vocês que estão lendo esse texto. Se me aprovaram, procurem Inspiração. Leiam.

— Guido queria ser um personagem de histórias em quadrinho. Depois de ler Will Eisner se contenta em ser um personagem de uma história sem quadros.